PAT-1 capacita mais de 1. 700 professores

     Educação           
  • Huíla     Segunda, 15 Novembro De 2021    16h53  
Seminário Pedagógico dos Professores
Seminário Pedagógico dos Professores
José Cachiva

Lubango - Mil 742 professores do ensino primário e secundário, de 83 escolas de Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) da Huíla, foram capacitados nos últimos seis anos pelo Programa de Aprendizagem para Todos (PAT-1).

A formação foi em prática pedagógica de Língua Portuguesa e Matemática, uma acção desenvolvida no país pelo Ministério da Educação com financiamento do Banco Mundial, visando a formação contínua de professores e reforçar suas competências em diferentes disciplinas.

A facto foi avançado, hoje, segunda-feira, à ANGOP, no Lubango, à margem da última formação de formadores das ZIP,  pelo coordenador provincial da  Huila, Benício Puna, onde participam 101 professores do ensino primário e secundário.

A formação está a ser assegurada por formadores do Magisterio Primário do Nambambe e  pela coordenação provincial da ZIP, na  qualidade de equipa organizadora do evento que aborda como trabalhar com os alunos diante da pandemia e como aproveitar o momento  para as questões de aprendizagem em sala de aula.

Benício Puna  considerou o  PAT-1  é uma estratégia “inédita”,  pois a nível das escolas beneficiárias nota-se uma evolução na questão metodológica e os centros de recursos humanos das ZIP das  83 escolas foram apetrechadas com pequenas bibliotecas.

Realçou terem trabalhado com um conjunto de módulos, nos domínios da Língua Portuguesa,  Matemática, Diferenciação  Pedagógica I e II,  Educação Especial, Micro Projectos  e avaliação  das aprendizagens, não antes utilizados nas escolas.

Dessa componente e fruto do projecto educativo contemplado no PAT-1, conforme a fonte, a Huíla tem nos 14 municípios professores capacitados e preparados com um  conjunto de metodologias para aplicar no ensino.

O objectivo, segundo o entrevistado, é  ter  professores que compreendam os contextos diferenciados  a nível das  escolas, pois as crianças têm formas e interesses próprios em aprender, que o docente deve conhecer.

Referiu que as práticas pedagógicas já estão a ser disseminadas  aos demais estabelecimentos de ensino da Huíla, que  conta com  mil e 725 escolas e mais de 19 mil professores.





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