Ondjiva - Noventa agentes do sector da educação proveniente dos seis municípios que compõem a província do Cunene, participam desde esta segunda-feira, no seminário de formação de formadores no âmbito do Projecto de Empoderamento e Aprendizagem para Todos (PAT-II).
O seminário, com duração de cinco dias, abordou temas sobre a estratégia de sensibilização contra a violência baseada no género, educação sexual e reprodutiva, conjunto de recursos e ferramentas a ser usadas na sala de aula para melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos.
Na abertura, o director do gabinete da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, destacou a importância da acção formativa, que vai permitir capacitar os formadores municipais e aprofundar conhecimentos sobre os métodos e técnicas de ensino que promovam a qualidade da aprendizagem nas instituições primárias.
Disse que a promoção da educação da qualidade passa pela formação contínua dos professores, de modo a permitir a actualização de conhecimentos, o reforço de habilidades e competências docentes para que o processo de ensino e aprendizagem seja cada vez mais eficaz.
Domingos de Oliveira justificou que a formação permanente é necessária tanto para o professor como para escola, mediante os encontros metodológicos que visam a superação dos docentes para o alcance de uma gestão pedagógica eficiente visando o sucesso escolar.
O responsável apelou ao engajamento dos participantes, no intuito de ganharem habilidades, que serão replicados a cerca de dois mil 566 agentes de educação do nível 3 .
Participam do seminário directores escolares, subdirectores, coordenadores de classe do Cuanhama, Cahama, Cuvelai, Curoca, Ombadja e Namacunde.
Com o processo de reorganização da rede escolar, o Cunene passou de 859 escolas no ano lectivo 2021/2022 para 334 escolas actuais, destas 257 do primário, 41 complexos, 23 colégios, cinco magistérios, três liceus e igual número de institutos técnicos e dois institutos politécnico.FI/LHE/VIC