Placa e Busto Neto montadas na Faculdade de Filosofia e Letras em Madrid

     Educação           
  • Luanda     Quarta, 08 Novembro De 2023    21h36  
Descerradas placa e busto de Agostinho Neto em Espanha
Descerradas placa e busto de Agostinho Neto em Espanha
DR

Madrid - A Placa e o Busto do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foram descerradas, esta quinta-feira, na Faculdade de Filologia e Letras, da Universidade Complutense de Madrid.

O evento assinala o 48º da Independência Nacional e  os 90 anos de memória viva da Faculdade de Filosofia e Letras.

Para o embaixador de Angola em Espanha, Alfredo Dombe, o descerramento da placa e do busto do poeta maior e primeiro presidente da nação angolana é uma grande honra, regozijando-se pela parceria entre a missão diplomática e a universidade Complutense de Madrid que torna esta acção possível.

"Neste espaço sagrado do conhecimento, honramos não apenas um grande líder e visionário político, mas também um mestre da palavra, cuja poesia transcende fronteiras e ressoa nos corações de pessoas ao redor do mundo", disse.

O embaixador reafirmou que o acto serve para homenagear Agostinho Neto na casa espanhola das letras, pois Neto personifica a capacidade transformadora da arte e da educação.

"As suas palavras são uma chamada à reflexão, um convite para explorar os cantos mais profundos da nossa humanidade e nutrir o entendimento entre culturas", reforçou o diplomata.

 

Apontou que se  celebra não apenas o poeta, mas também o professor que ensinou que a verdadeira liberdade é encontrada no conhecimento, na empatia e na compreensão mútua.

 

"Celebramos aquele que pautou a sua vida política e social na luta pela igualdade e unidade do povo angolano e do continente africano. A sua poesia é um testemunho da riqueza cultural de Angola e da luta do seu povo pela liberdade e dignidade. Cada verso escrito por Neto foi uma semente plantada, crescendo para se tornar uma árvore majestosa de sabedoria e compaixão", asseverou.

 

Alfredo Dombe manifestou o desejo de  que este tributo a Agostinho Neto motive a valorizar não apenas o poder das palavras, mas também a importância de agir em prol de um mundo onde a justiça, a paz e a compreensão são os pilares sobre os quais construímos o nosso futuro comum.

Por seu turno, a decana da Faculdade de Filologia da universidade Complutense de Madrid, Isabel Durán, apontou que o descerramento de uma placa comemorativa e um busto da figura do Poeta e Primeiro Presidente da República de Angola representa uma importante relação entre o Governo Angolano, através da Embaixada de Angola no Reino de Espanha, para maior e mais intensificação da  promoção da cultura e da literatura angolana nos estudos da Complutense.

Isabel Durán apontou os feitos e méritos de Agostinho Neto como o destacado escritor, na história da literatura e política de Angola e um visionário e inspirador para a luta pela independência de Angola.

Isabel Durán disse que a partir de hoje Neto será um observador silencioso de muitos alunos que, sem dúvida, vão ler o seu nome e assim o seu legado será difundido também na Universidade Complutense, universidade onde estuda, no âmbito dos estudos portugueses.

Reafirmou que o exemplo de paixão pela literatura e pela justiça de Agostinho Neto continua a inspirar a todos a lutar por um mundo melhor e a valorizar a importância da literatura e da cultura na construção das sociedades.

"É abençoados por este legado que depositamos numa biblioteca universitária", disse.

Já o professor Aurélio Vargas Díaz Toledo destacou a importância da Língua Portuguesa nos estudos da Universidade Complutense, que vem  crescendo paulatinamente graças ao corpo docente altamente qualificado e preparado. 

O docente mencionou o facto de como a literatura angolana está a ganhar mais peso nos graus e estudos de mestrado da referida universidade.

A Universidade Complutense de Madrid é actualmente a 3ª maior universidade de ensino presencial do continente europeu e a universidade mais verde de Espanha. É uma das 50 mais verdes do planeta e a universidade pública mais antiga de Madrid.

O edifício da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Madrid, que completou hoje 90 anis, sendo ocupado pelas Faculdades de Filosofia e Filologia da Universidade Complutense de Madrid.

A Biblioteca María Zambrano tem o  nome foi em homenagem a intelectual, filósofa e ensaísta espanhola María Zambrano Alarcón.

Dona de uma extensa obra, entre o compromisso cívico e o pensamento poético, só foi reconhecida em Espanha no último quarto do século XX, após um longo exílio. A sua obra literária foi essencial para a consolidação da literatura espanhola contemporânea e nela se destacou o seu compromisso com as mulheres e a sua luta pela igualdade de género na sociedade espanhola. Já idosa, recebeu os dois maiores prémios literários concedidos em Espanha: o Prémio Príncipe das Astúrias em 1981 e o Prémio Cervantes em 1988.

A Universidade Complutense de Madrid é considerada uma das universidades mais importantes e prestigiadas de Espanha e do mundo de língua espanhola.

De acordo com a maioria das classificações de referência internacionais, a Universidade Complutense está entre as 100 melhores universidades do mundo e está listada como uma das 70 melhores da Europa.

É também reconhecida pelas suas licenciaturas em Medicina Dentária, Medicina Veterinária e Línguas Modernas, que estão posicionadas entre as 50 melhores a nível mundial .internacional.ART

 

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+