Malanje- Com vista a criação de condições psicológicas que incentivam as crianças com necessidades especiais a frequentarem a escola, 30 professores do ensino especial do município de Malanje concluíram, esta sexta-feira, a primeira fase da formação em língua gestual.
Promovida pelo Instituto Nacional para o Ensino Especial, a formação visou a eliminação dos obstáculos na comunicação entre alunos com necessidades especiais e outros agentes de ensino.
O director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, sublinhou que a formação enquadrou-se no âmbito da operacionalização das acções que visam o reforço da educação especial orientada para a inclusão.
O responsável disse que o Executivo angolano sempre privilegiou políticas públicas inclusivas, para que todos os cidadãos possam participar livremente no desenvolvimento do país.
Por sua vez, a técnica do Instituto Nacional do Ensino Especial, Marcelina Domingos Manuel, apelou ao Gabinete da Educação a envidar esforço para que a educação especial inclusiva se torne uma realidade em Malanje.
Durante a acção formativa, os participantes abordaram matérias relacionadas com a língua gestual angolana, linguística gestual, prática de interpretação, gesticulação entre outros.