Cuito - Mais de quarenta professores de educação física da província do Bié estão a ser formados, desde hoje, na cidade do Cuito, no âmbito da educação inclusiva, numa iniciativa promovida pelo Governo desta região.
Durante cinco dias, os participantes vão debater temas como historial das necessidades educativas especiais, necessidades motoras, o papel do professor na inclusão, a linguagem gestual, composição didáctica no ensino dos alunos surdos, socialização do plano estratégico de desenvolvimento da educação especial, entre outros.
O seminário metodológico decorre sob o lema “Promovamos a Mudança Social Através da Educação Física Inclusiva em Tempos de Pandemia”, enquadrado nas festividades de 1 de Setembro, consagrado como dia nacional do professor desta disciplina.
Esta formação visa dotar os professores de matérias relacionadas com a inclusão, evitando descriminação ou comportamentos inadequados, promovidos quer pelos docentes quer pelos alunos durante e depois das aulas, bem como a materializarem valores positivos.
No acto de abertura, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Bié, António Manuel, sublinhou que, com esta formação, o Governo pretende que os professores desta disciplina promovam a formação integral dos alunos que apresentam alguma necessidade especial.
Por este motivo, assegurou que as autoridades locais vão continuar a realizar encontros do género, porquanto a educação física, como uma disciplina curricular, possui muitas valências na assimilação de conteúdos por parte dos alunos, contribuindo, deste modo, na aprendizagem de conhecimentos sólidos.
António Manuel apelou, por isso, à necessidade dos formandos apreenderem os conteúdos a serem ministrados nesta formação, assim como serem proactivos na transmissão e capacitação de mais professores ligados nesta área, que estão a trabalhar em todo interior da província.
Entretanto, a formanda Dulce Mango, em declarações à Angop, ressaltou a importância desta acção formativa, na medida em que há pouco domínio dos professores de educação física em lidar com alunos que tenham alguma necessidade especial.