Sumbe - Quarenta e sete professores do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza-Sul (ISCED) participam, desde segunda-feira, de um ciclo de formação, no âmbito da cooperação Angola/Brasil.
Durante dois dias, os docentes abordam matérias sobre a escrita universitária, o problema do plágio, apropriação das palavras, ensino da língua portuguesa e o ensino da matemática.
A educação sobre o meio físico e social na perspectiva das ciências integradas, a metodologia de ensino das expressões artísticas e motoras, a experiência em educação de infância e primária fazem parte da formação que decorre na cidade do Sumbe.
A iniciativa inclui a metodologia de língua portuguesa e das línguas de Angola, assim como respectivas literaturas.
A formação foi aberta pelo presidente do conselho de direcção do ISCED, Augusto José Fazenda, que considerou necessária a valorização do espírito de pesquisa dos académicos.
No presente ano lectivo, a instituição lecciona cursos de educação pré-escolar, ensino primário, história, geografia, matemática, química, física, sociologia, língua portuguesa e inglesa.
A mesma tem os cursos de mestrado em pré-escolar, ensino primário e ciências de educação, nas especialidades de matemática, história, geografia e língua portuguesa, assim como os cursos de doutoramento em ciências de educação, metodologia de ensino primário e educação pré-escolar.
A instituição tem 22 salas de aula, um auditório, quatro laboratórios (de informática, química, física e biologia), uma biblioteca, 12 gabinetes, entre outras dependências. Conta com 2.613 estudantes.
Desde a sua criação em 2001, o ISCED já formou 2.382 licenciados e 118 mestres, tendo produzido quatro livros de docentes do ISCED. IS/Lc/OHA