Agentes escolares no Cuando Cubango aprimoram técnicas de educação inclusiva

     Educação           
  • Cuando Cubango     Segunda, 14 Novembro De 2022    15h02  
Seminaristas na abertura do Seminário sobre Zona de livre comércio da SADEC
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Francisco Miúdo

Menongue – Setenta agentes de educação, entre professores e gestores escolares, participam desde hoje, segunda-feira, num seminário de capacitação sobre a política nacional de educação especial orientada para a inclusão escolar.

 

Acção formativa, que decorre no complexo escolar “Mwene Tchicomba”, terá a duração de cinco dias e vai abordar temas como “fundamentos políticos, éticos e filosóficos”, “exclusão e inclusão escolar”, “marcos históricos e normativos”, “processo de transformação”, “gestão escolar e planeamento”, entre outros.

O acto de abertura foi orientado pela vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena.

 A responsável lembrou que a política nacional de educação especial orientada para a inclusão escolar tem como objectivo definir as directrizes estratégicas de acção, para que as redes de ensino do sistema angolano assegurem o direito e acesso a uma educação de qualidade para todos, com particular destaque aos alunos com necessidade especial.

Acrescentou que a educação para os angolanos constitui-se num direito consagrado constitucionalmente, facto que remete os seus actores para uma maior responsabilidade no exercício das funções enquanto profissionais e agentes da educação.

Afirmou que, com a presente acção formativa, pretende-se capacitar os gestores e professores das escolas do ensino primário, primeiro e segundo ciclo do ensino secundário em matérias ligadas a educação inclusiva em Angola, bem como proporcionar aos formandos ferramentas e técnicas para assegurar o cumprimento da referida política.

Fez saber que a tarefa em causa deverá incluir, num futuro próximo, todos os municípios e comunas, como forma de um alinhamento a estratégia do Executivo Angolano conducente à criação de verdadeiras escolas de inclusão.

Aos participantes apelou para maior participação e proveito das temáticas a serem partilhadas e maior entrega dos formandos, com vista a alcançar os melhores resultados.





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