Caála – Quarenta e oito professores do ensino primário e I ciclo dos municípios da Caála e Ecunha, província do Huambo, participam, desde sexta-feira, num seminário de capacitação metodológicas, com o objectivo de reforçarem as competências pedagógicas.
O evento, promovido Ministério da Educação, no âmbito do Plano Nacional de Recuperação e Reforço das Aprendizagem, visa consolidar a qualidade do processo de ensino/aprendizagem nestas duas municipalidades.
Com a duração de dois dias, os 48 professores da Caála e Ecunha vão abordar as ferramentas pedagógicas e decisivas para a recuperação das aprendizagens significativas não desenvolvidas, durante o ano lectivo 2020/2021, em consequência da pandemia da Covid-19.
Consta ainda conteúdos sobre o processo inclusivo do sistema docente/educativo, com foco na busca dos melhores resultados.
A administradora adjunta pela área Social, Política e das Comunidades no município da Caála, Umbelina Maria, disse ser fundamental o aumento das competências didáctico/pedagógico dos professores primários e do I ciclo, em conformidade com os objectivos traçados pelo Governo angolano, com foco no ensino de excelência.
Realçou que a competência dos professores, a gestão das instituições escolares e o desenvolvimento de um sistema de avaliação sistemático dos alunos foram sempre determinantes para a qualidade do ensino/aprendizagem.
No ano lectivo 2021/2022, as aulas no ensino geral poderão decorrer num período de seis horas, devendo cada turma ter, no máximo, 45 alunos adaptados aos métodos de prevenção e combate à Covid-19, ao contrário da época académica anterior, com as salas de aulas a terem apenas entre 15 a 20 discentes, com um tempo de limite de duas horas.