Malanje- Vinte e sete mil e 621 jovens e adultos estão matriculados neste ano lectivo 2021/2022, nos módulos I (1ª e 2ª classes), II (3ª e 4ª) e III (5ª e 6ª), do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), a nível dos 14 municípios da província de Malanje.
No ano lectivo anterior haviam sido matriculados 31 mil e 84 alfabetizandos nos mesmos módulos, sob instrução de 226 alfabetizadores, igual número para este ano.
A informação foi dada, pelo director em exercício do Gabinete Provincial da Educação, Cassinda Ernesto, durante o acto provincial do dia internacional da alfabetização, que hoje se assinala, tendo precisado que deste número, mil 225 alfabetizandos recebem aulas na escola de professores do futuro da ADPP, na comuna do Lombe, município de Cacuso, no âmbito do projecto de Apoio as Mulheres Agricultoras de Angola.
Fez saber que, os demais estão espalhados pelas diversas coordenações escolares dos restantes municípios da província.
Relativamente ao dia internacional da alfabetização, Cassinda Ernesto, destacou que a data tem grande relevância, porquanto, para além de consciencializar as pessoas sobre a importância de saber ler e escrever, propõe alternativas para a erradicação do analfabetização no mundo.
Por sua vez, a coordenadora para o ensino de adultos do Gabinete Provincial da Educação, Ana Francisco Viana, apontou a existência de um número elevado de alfabetizadores que não recebe os seus subsídios referentes período de 2017 a 2019.
Segundo disse, tudo está a ser feito no sentido de se liquidar as referidas dívidas ainda este ano, numa altura em que já decorre o cadastramento dos visados, inicialmente em oito municípios de Malanje.
O 8 de Setembro foi comemorado pela primeira vez como dia internacional da alfabetização em 1967, após a criação da efeméride pelas Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O dia visa juntar governos e instituições da sociedade civil para reflectirem em prol da importância da alfabetização como forma de combater a pobreza e os desafios inerentes ao analfabetismo.