Malanje- A província de Malanje necessita actualmente de pelo menos 4 mil novos professores do I e II ciclos de ensino para cobrir as escolas que entrarão em função em 2022, no âmbito do PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos Municípios).
Nesta altura encontram-se em construção em todos os municípios de Malanje, escolas de 7 e doze salas de aulas no âmbito do PIIM, com vista a permitir a inserção de 40 mil crianças no sistema de ensino no próximo ano lectivo.
A informação foi dada hoje, pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, realçando que actualmente a província conta com 9 mil e 76 professores e 356 escolas, que correspondem a 4 mil e 240 salas de aulas, números que face ao crescimento da população estudantil, são ainda reduzidos.
Reiterou que o concurso público de admissão de professores, aberto terça-feira (16) em Malanje, prevê a admissão de apenas 534 professores, dos quais 306 do ensino primário e secundário do 13º grau e 228 do ensino secundário do sexto grau.
Sem avançar número, realçou que destes, alguns docentes deverão concorrer para leccionar no ensino especial, face a exiguidade de professores desta área.
No presente ano lectivo estão matriculados na província de Malanje, ao nível do ensino geral, 205 mil e 268 alunos, contra os 230 mil do ano passado.
Das 534 vagas para o concurso público ora aberto, o município de Malanje, será o mais privilegiado com 137, ao passo que Cambundi-catembo com 20 e Kiwaba Nzoji com 21 serão os menos contemplados.