Lobito – As repartições municipais da Educação de Ombadja, Curoca e Cahama, província do Cunene, e a municipal do Lobito, em Benguela, trocaram experiências sobre o ensino em escolas móveis para povos nómadas, nomeadamente os Khoisan, soube a Angop, esta quarta-feira.
Falando à Angop, o director municipal da Educação em Ombadja, João Luís, afirmou que o objectivo da criação de escolas móveis é reduzir drasticamente o número de crianças ainda fora do sistema de ensino e aprendizagem.
Fez saber que o sector da Educação no Cunene tem uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para as Crianças (Unicef) , que tem estado a fornecer tendas para a formação de salas, enquanto que Repartição dos Registos e Direitos Humanos se envolve directamente nessas escolas para que os alunos tenham registo de nascimento.
“Temos outros actores da Justiça e dos Direitos Humanos que trabalham directamente com a Educação, no intuito de efectuar o registo de nascimento às crianças que ainda não o tenham, enquanto que os da Saúde actuam no que toca a má nutrição” afirmou.
O projecto "Horta Escolar" foi outra experiência apresentada pela delegação do Cunene, que consiste no cultivo da terra e depois da colheita esses produtos são canalizados às cozinhas comunitárias, servindo também para merenda escolar.
"O milho fervido é um dos exemplos de alimento para distribuição aos alunos. A distribuição é feita diariamente e o excedente pode ser levado à casa dos estudantes", disse.
Já o director da Educação no município de Cahama, Clemente Sinomahepu Hakwenype argumentou que “tudo o que foi discutido é transversal, mas que urge melhorar os processos educativos”.
Por sua vez, o chefe de secção de Ciência e Tecnologia da Repartição Municipal da Educação no município do Lobito, Wilson Camilo, referiu-se sobre o protocolo que a Repartição da Educação assinou com o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Benguela, no quadro do Desenvolvimento dos Gabinetes de Apoio da Psicopedagogia, para resolver os assuntos ligados à Educação Especial.
“Como sabemos, o ensino é inclusivo, nós temos muitas crianças com necessidades educativas especiais, debilitadas fisicamente, mas estas crianças precisam de estar enquadradas no sistema de educação”, disse.
A delegação do Cunene trouxe para esta reunião 26 gestores de diversas escolas dos três municípios e já projecta como próximo destino, o município da Caála, na província do Huambo.