Malanje- O vice-governador provincial para o Sector Político, Social e Económico, Domingos Eduardo, pediu, esta quarta-feira mais proactividade dos professores a simplificação do ensino da matemática, de modo a travar a “aversão” dos alunos pela matéria.
O desafio foi lançado durante a cerimónia de premiação dos 9 vencedores da fase provincial da 11ª edição das Olimpíadas de Matemática que contou com a participação de 58 alunos da 6ª, 7ª, 8ª, 10ª e 11ª classe, com idades compreendidas entre os 11 a 16 anos, em representação de 14 escolas.
Segundo Manuel Eduardo, a complexidade da Matemática, associada aos métodos descontextualizados de ensino, tem sido um entrave para que os alunos ganhem o gosto pela disciplina.
Por esse facto, considerou necessária a adopção de técnicas de ensino mais modernas.
Em relação à Olimpíada de Matemática, disse encarar como uma plataforma que vai contribuindo para despertar o interesse e a contínua investigação da cadeira no seio dos alunos, com vista ao desenvolvimento de competências cognitivas e psicomotoras dos mesmos.
Encorajou a participação dos pais neste processo, de modo a serem alcançadas as metas previstas.
Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, anunciou que, a par da Matemática, o sector tenciona congregar todas as disciplinas da grelha curricular do ensino primário e secundário nas olimpíadas do saber, a fim de se forjar novos valores do domínio de outras ciências.
De recordar que os 9 alunos que venceram a fase provincial das Olimpíadas de Matemática vão estar presentes na fase nacional, que inicia no dia 10 de Maio.
A província de Malanje conta, actualmente, com um universo de 9 mil 104 professores de Matemática do ensino primário e secundário.