Secretário de Estado destaca importância da formação técnica qualificada

     Educação           
  • Huambo     Quarta, 05 Julho De 2023    19h46  
Secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias José
Secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias José
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias José, destacou, esta quarta-feira, no Huambo, a importância da formação técnica e qualificada para o desenvolvimento do sector agrário.

O responsável, falava no acto de apresentação do Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR), no Huambo, lançado a 20 de Junho último, na província da Huíla, com investimento de 35 milhões de euros, financiados pela Agência Francesa para o Desenvolvimento.

Na ocasião, Gildo Matias José afirmou que a formação qualificada no sector agrícola, com as suas diversas saídas profissionais, permite a rápida inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Relativamente ao PAFAR, disse tratar-se de um projecto que visa garantir o ajustamento dos institutos técnicos agrários do país, através da criação de melhores condições infra-estruturais, da qualidade dos laboratórios e de outras valências formativas, para o cumprimento dos objectivos preconizados.

Segundo o responsável, pretende-se, ainda, a criação de condições para que se possa ter, no final de cada ciclo formativo, previsto para quatro anos, um currículo que garanta a qualidade necessária, para a rápida inserção dos formandos no mercado de trabalho.

Indicou que o projecto visa, igualmente, facilitar o processo de transição dos estudantes no mercado de trabalho, através da intervenção dos gabinetes de inserção da vida activa, bem como o estreitamento das relações com empresas do sector agrário.

Por seu turno, o director do PAFAR, Pedro Nunes, disse que o projecto abrange institutos médios agrários das províncias de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Moxico e Uige, com o objectivo de melhorar suas infra-estruturas e os currículos escolares.

Referiu que o PAFAR deriva dos acordos de cooperação, entre Angola e a França, que abrange as escolas agrárias do país, na perspectiva de uma rápida inserção dos jovens, sobretudo, as mulheres, no mercado de trabalho.

Referiu tratar-se de um projecto abrangente para a oferta formativa da agro-pecuária, desde a produção alimentar, vegetal, animal e a mecanização agrícola.

Um estudo de viabilidade para a reabilitação de 12 Institutos Médios Agrários no país foi realizado em Dezembro de 2020 pela Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), com o objectivo de suprir as debilidades na formação de técnicos médios agrários nestas instituições.

O estudo decorreu nos instituto médios agrários de Missombo (Cuando Cuabango), Dango (Huambo), Kapangambe (Namibe), Tchivinguiro (Huíla),  Bimbas (Benguela), Waco Kungo (Cuanza Sul), Negage (Uíge) e Camuaxi (Cuanza Norte).  ZZN/ALH

 





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