Huambo - O secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Primário, Pacheco Francisco, reiterou, esta segunda-feira, no Huambo, os desafios do Ministério da Educação em continuar apostar na melhoria da qualidade do ensino de base.
O responsável, que falava no encerramento do encontro metodológico, dirigido aos directores de escolas, professores e demais membros da comunidade educativa, afirmou que o alcance deste desiderato exige, necessariamente, uma reflexão profunda com o envolvimento de todos.
O secretário de Estado disse ser importante criar metas e bases, para que as crianças angolanas possam aprender a ler, escrever e, sobretudo, a fazer cálculos nas classes iniciais, para obterem o sucesso o sucesso nos níveis subsequentes.
Referiu que todas as forças vivas da sociedade, em particular o Estado, gestores escolares e docentes, pais e encarregados de educação, precisam estar consciencializados e trabalhar para se reverter o cenário actual do ensino primário, em que muitos alunos da 5ª e 6ª classes não sabem ler.
Nesta perspectiva, considerou preocupante a questão da qualidade de ensino primário ao nível do país e da província do Huambo, em particular, uma situação do conhecimento da sociedade, cuja reversão passa, também, pelo aumento das infra-estruturas escolares e recursos humanos.
Destacou que o incremento das infra-estruturas escolas e de quadros, com base na taxa de natalidade, constitui uma das preocupações do Governo angolano.
O evento serviu para garantir e assegurar uma abordagem metodológica sobre a gestão escolar, com foco nos objectivos e nas metas para a mudança de paradigma e de conduta de todos os intervenientes do sector da educação.
Questões ligadas à caracterização do ensino primário 2023/2024, bem como o projecto de gestão intermédio da escola e as metodologias sobre gestão escolar, foram as temáticas abordadas pelos participantes.
A província do Huambo, situada no Planalto Central, conta, no presente ano lectivo, com 930 mil 925 alunos matriculados da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, incluindo nos institutos politécnicos e magistérios primários, cujo processo de ensino/aprendizagem é assegurado por 18 mil e 20 professores. MLV/JSV/ALH