Luena – Os “desafios da filosofia para a educação no ensino e aprendizagem em Angola” estão a ser analisados desde hoje, no Luena, nas II Jornadas Científicas promovidas pelo Seminário Maior de Filosofia do Luena.
Durante três dias, os seminaristas vão abordar a “liberdade de expressão como garantia da democracia: realidade ou utopia”, “processo eleitoral e os desafios para uma cultura democrática”, “empreendedorismo como factor da pobreza no Moxico”, o “sofrimento social: um olhar pelos factos e acções da realidade”.
As II jornadas científicas decorrem sob lema "Filosofia, um modo crítico de pensar e direccionar a vida", vão ainda abordar o “impacto das ciências humanas: uma análise filosófica do saber”, a “preservação da cultura face a globalização”, a “divisão político-administrativas Moxico: perspectiva e desafios do futuro bem como o papel das autarquias locais”.
O professor Félix Mendes disse, ao dissertar sobre “os desafios da filosofia para a educação no ensino e aprendizagem em Angola”, que a educação deve dar oportunidade e abrir espaço, para que seja possível a reflexão crítica da cultura.
“Isso servirá de trampolim para libertar o sujeito da escravidão da ignorância, contribuindo no processo da aprendizagem, pois o desafio da filosofia da educação e na educação é de compreender e ajudar a compreender o real valor e o sentido que tem a educação na vida do ser humano e no crescimento da sociedade”, afirmou.
Já o reitor do Seminário Maior “São José”, Domingos Paulo Kusumua, pediu aos seminaristas para aproveitarem ao máximo o conteúdo em discussão, uma vez que a filosofia é um “campo de conhecimento que estuda a existência humana, a realidade, a linguagem e o saber da análise racional”.