Ondjiva - O vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Cunene, Apolo Ndinoulenga, pediu, esta sexta-feira, maior comprometimento dos gestores escolares, para melhoria da organização, controlo e funcionamento das escolas, em prol da qualidade de ensino que se exige.
Falando no acto de empossamento de 36 directores gerais, subdirectores pedagógicos e administrativos, de complexos escolares dos municípios do Cuanhama, Namacunde e Ombadja, exortou uma gestão mais responsável e transparente das escolares públicas, com foco na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
Disse que esta cerimónia de tomada de posse se enquadra na nova perspectiva de gestão das escolas, fruto do processo de agrupamento realizado, nos últimos anos, elevadas actualmente a complexos.
Nesta senda, realçou ser fundamental trabalhar-se na elaboração dos estatutos orgânicos das instituições que ainda não dispõem de estatutos, de modo a beneficiarem de orçamentos próprios.
“Os subdirectores administrativos terão a missão da gestão dos estabelecimentos de ensino, como prática nova, daí que devem estar munidos de espírito de responsabilidade, coragem, sacrifício, ética, patriotismo e lisura para ultrapassar os inúmeros desafios”, argumentou.
Ressaltou ainda a importância do papel que desempenham os subdirectores pedagógicos de estarem mais focados em contribuir para elevar o nível de conhecimento dos alunos e qualidade da educação nas instituições.
Apolo Ndinoulenga solicitou ainda maior interacção e boa conduta com a comunidade estudantil e autoridades do poder tradicional, pois que o professor constitui espelho da sociedade onde está inserida.
No presente ano lectivo no Cunene, 228 mil 770 alunos estão a frequentar as aulas, sendo 26.479 no pré-escolar, 154 mil 925 no ensino primário, 30 mil 357 no I ciclo e 17 mil no II ciclo, atendidos por cinco mil 793 professores.
Com o processo de reorganização da rede escolar, o Cunene passou de 859 para 334 escolas, destas 257 do primário, 41 complexos, 23 colégios, cinco magistérios, três liceus e igual número de institutos técnicos e dois institutos politécnicos. FI/LHE/IZ