Estamos no caminho certo – Edmazia

     Entrevistas           
  • Luanda     Domingo, 27 Junho De 2021    09h25  
Cantora Edmázia Mayembe
Cantora Edmázia Mayembe
Arquivo/Angop

Luanda – Nascida em Angola e crescida num ambiente religioso, Edmazia Mayembe tornou-se, nos últimos anos, uma das vozes de referência da nova vaga de cantores nacionais.

Por:Venceslau Mateus

Autora de várias canções que "estouram" nas pistas de dança, iniciou-se na música ainda na infância, mas cedo deu mostras de que podia atingir as paradas do sucesso.

A artista, que já conquistou alguns prémios a nível nacional, fala em entrevista à ANGOP sobre a sua trajectória musical e sobre os grandes desafios dos cantores angolanos.

Nesta conversa com o jornalista Venceslau Mateus, fala do impacto da Covid-19 no mercado do entretenimento, da internacionalização da música nacional e da questão da passagem de testemunho.

Ciente de que muito ainda tem para dar à arte e à cultura angolana, a cantora afirma que os músicos nacionais estão "no bom caminho", e aponta a perseverança, criatividade e dedicação como factores-chaves para o sucesso de todos os executantes do país.

Eis a íntegra da entrevista:

ANGOP: Angola vive um momento complexo da sua economia, com reflexos fortes no sector do entretenimento, que deixam muitos artistas à beira da penúria. Face ao actual momento, que alternativas tem encontrado para continuar a fazer da música a sua fonte de ganha-pão?

Edmazia Mayembe (EM) - A música continua a ser o meu ganha-pão, uma vez que a tenho como profissão. Infelizmente, a pandemia da Covid-19 está a provocar uma crise sem precedentes a nível mundial e a classe artística angolana não escapa a esta realidade. Sem show, sem grandes alternativas e sem recursos financeiros complica bastante. Infelizmente, com as restrições impostas e sem hipótese de fazer espectáculos,   não temos meios de subsistência, logo, agravam-se os níveis de pobreza da classe.

Vamos ter fé que esta fase venha a passar e com isto recuperemos o tempo perdido.

ANGOP: O que as autoridades governamentais precisam de fazer para salvar o sector do entretenimento nesta época de pandemia da Covid-19 e reanimar a classe?

EM - O Governo deveria adoptar medidas que permitam aos promotores de show realizar algumas actividades, com as devidas medidas de biossegurança, tal como ocorre em outros sectores que trabalham com o público. Só assim poder-se-á aliviar as dificuldades do mercado do entretenimento.

ANGOP: Que futuro antevê para os artistas angolanos face às dificuldades impostas pela crise económica, financeira e pela pandemia que tarda a ir embora?

EM - Diz-se na gíria que a esperança é a última a morrer. Tenho fé num futuro promissor para os angolanos. A crise é dura, mas a fé é maior, ela vence qualquer obstáculo. Juntos sairemos desta crise. Nesta fase, temos que ser fortes, fazer das dificuldades oxigénio para seguir em frente, vencer os obstáculos que a vida prega. É necessário pensar que se trata apenas de uma fase e que logo passará.

ANGOP: Em termos globais, e pondo de parte todo o estrago provocado pela Covid-19, que avaliação faz da música angolana, actualmente?

EM - A música angolana já deu mostras de qualidade e é muito apreciada fora do país. Estamos no caminho certo, o sucesso de muitos artistas no mercado e internacional é prova disto. Ainda temos muita estrada a percorrer, mas o caminho está desbravado.

ANGOP: Há quem diga que a música é uma das vias do processo sócio-educativo e vocês, enquanto artistas, têm muitos seguidores que imitam os vossos actos. Sente que os músicos estão preparados para ajudar na edificação de uma sociedade sã?

EM - A música é um meio de informação muito forte. Os artistas têm grande responsabilidade, sobretudo nas mensagens transmitidas nas letras das composições. Os fãs olham para nós como exemplos a seguir, factor que nos obriga a produzir músicas com mensagens positivas e leva o público a contribuir para a afirmação do país. Então, o lado educacional está sempre patente em mim.

ANGOP:  Acredita que os músicos têm sido bons exemplos para a sociedade, tendo em conta que continuam a surgir, lamentavelmente, muitos relatos de escândalos na classe?

EM – Sim, acredito que os músicos têm feito um papel exemplar, dando o seu contributo sócio-educacional, sendo a arte da música muito importante na sociedade.

ANGOP: É comum ouvir-se que a nova geração nada traz de novo para a música angolana, por   apostar mais na produção de canções "descartáveis" e comerciais? Como vê essas afirmações?

EM - Não concordo que a nova geração faça apenas música descartável ou comercial. Temos bons músicos e produtos para consumo longínquo. Temos muito para fazer, mas a nova geração já deu mostras de que está comprometida com o futuro da cultura.

ANGOP: No seu caso particular, tem ouvido ou contactado artistas da "velha geração" quando está a preparar um novo tema musical, principalmente na linha tradicional?

EM – Sim, procuro sempre saber mais sobre a música feita pelos kotas (mais velhos), até porque já tive oportunidades para fazer várias roupagens de músicas antigas.

ANGOP: Acha que o testemunho está a ser bem passado?

EM - Acredito que tem sido bem passado. Poderia ser melhor, mas estamos no bom caminho.

ANGOP: Pelo que vê diariamente, sente que temos ou estamos à altura de competir com profissionais de outros mercados, principalmente africanos?

EM - Acredito que a música angolana tem qualidade para fazer sucesso em grandes mercados competitivos, em particular África e nos países de expressão portuguesa.

ANGOP: Já que fala em outros mercados, sabemos que a Edmazia teve algumas influências da Europa, antes de "explodir" a carreira em Angola. Como foi a sua fase de adaptação na música e  o que teve de fazer para se impor no exigente mercado musical?

EM - Não tem grande segredo, trabalho e dedicação foram as chaves para este sucesso. É claro que contei com ajuda de Deus e de muitos bons artistas. Talvez tenha valido acreditar que os sonhos são possíveis de ser alcançados.

ANGOP: Começou a cantar ainda criança, por volta dos oito anos de idade, mas começou a dar nas vistas quando se juntou a nomes como Heavy C, Cage One, ao grupo Kalibrados e Anselmo Ralph. Quando recorda a caminhada percorrida até ao momento, o que lhe passa pela cabeça?

EM - Sempre sonhei ser uma grande cantora, pisar grandes palcos. Mas a cada dia me surpreendo com os feitos da minha carreira. Não foi e nem é fácil, mas a força, perseverança e dedicação tornaram ou estão a tornar a caminhada mais fácil. Quem me conhece sabe que não sou pessoa de desistir dos meus sonhos e a cada obstáculo torna ainda mais a vontade de dar o passo seguinte. Sempre fiz da força da minha vontade um dos grandes trunfos para atingir os voos definidos na minha vida.

ANGOP: Apesar do curto percurso, a Edmazia soma vários prémios importantes, nomeadamente o de Melhor Voz Feminina e Melhor Balada (Top Rádio Luanda), e Melhor Voz Feminina no Moda Luanda. O que significam para si estes prémios?

EM - Os prémios são fruto do trabalho. Cada um deles tem um significado muito especial na minha vida e carreira. Têm também a particularidade de aumentar a responsabilidade para com a qualidade do produto que trago ao público.

ANGOP: Que memória tem do disco “Erro Bom”? O que significa para si?

EM - “Erro Bom” foi o passaporte para a minha afirmação profissional na música e com ele ganhei e tenho ganhado prémios, reconhecimento do meu trabalho. É o meu talismã. Depois do “Erro Bom” só têm surgido coisas boas na minha vida pessoal e na profissional, portanto tem um espaço muito especial na minha galeria.

ANGOP: Porquê a escolha da música e não outra arte ou profissão?

EM - A música foi algo natural que nasceu em minha vida. Sinto que estava no destino.

ANGOP: Como anda a promoção do produto Edmazia no mercado internacional?

EM - A Edmazia e a Clê Produções, a empresa que gere a minha carreira, estão a traçar o melhor caminho para o lançamento da carreira internacional. Temos um projecto para implementar, que só não ocorreu este ano devido à pandemia da Covid-19. Mas tão logo tudo se restabeleça, avança. Os fãs que esperem, pois terão novidades neste segmento.

ANGOP: Aonde busca inspiração para o trabalho que apresenta ao público? 

EM - Tenho vários artistas bons, nacionais internacionais, que serviram de inspiração (...). São artistas que se tornaram, ao longo dos anos, exemplos a seguir. Para além disto, o dia-a-dia dos angolanos é outra fonte de inspiração, tendo em conta que muitas das letras das nossas músicas contam factos reais da vida.

ANGOP: Que projectos tem preparados a curto-médio prazo?

EM - Tenho vários projectos em manga. Era suposto ter já o meu novo disco no mercado, mas, mais uma vez, a Covid-19 atrapalhou o processo. Por está altura está em fase final de gravação, num processo que tem o músico Matias Damásio como produtor. Se tudo correr bem, em 2021 teremos ele pronto para brindar a todos os amantes de boa música, em particular os fãs, que estão ávidos por ter em mãos o meu novo trabalho.

ANGOP: Como cantora já se sente realizada?

EM - Sinto que estou a fazer um excelente trabalho. Claro que muito há por fazer, mas sinto-me feliz por tudo que fiz até agora.

ANGOP: Já consegue viver da música?

EM – Sim, em Angola já se vive da música, desde que sejas um excelente profissional.

ANGOP: Onde fica a família na sua vida, de tão ocupada que fica com a música?

EM - A família é e sempre será a minha prioridade. Vive 24/24 em meu pensamento.

ANGOP: O que lhe dá mais trabalho, preparar um álbum ou cuidar da casa?

EM - Entre preparar o álbum e cuidar da casa, acredito que cuidar da casa acaba por dar mais trabalho.

(Por dentro)

Edmazia Mayembe é o nome artístico de Edmazia Dinis Mayembe, nascida no dia 1 de Junho de 1990, na cidade de Luanda.

Edmazia começou a cantar muito jovem. Aos oito anos fez parte do grupo formado pela irmã mais velha Nádia Mayembe e João Bambila.

Durante toda a sua infância, fez parte do grupo, tendo sempre actuações na Igreja Pentecostal, localizada na Chicala 2, em Luanda.

Com Totó e os Géneses formaram um projecto, gravando um álbum intitulado “Firmes”, com participações dos Kalibrados e dos músicos Cage One e Heavy C.

Com o músico e produtor Heavy C trabalhou na produção e publicação da obra discográfica intitulada “Erro Bom”.

Apesar do curto percurso, Edmazia soma vários prémios, como Melhor Voz Feminina e Melhor Balada (Top Rádio Luanda), e Melhor Voz Feminina no Moda Luanda.

 





Fotos em destaque

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Quinta, 14 Março De 2024   21h38

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Quinta, 14 Março De 2024   21h33

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Quinta, 14 Março De 2024   21h29

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Quinta, 14 Março De 2024   21h26

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Quinta, 14 Março De 2024   21h19


+