“Não sou um artista agenciado, infelizmente” – António Gonga

     Entrevistas           
  • Luanda     Sábado, 20 Novembro De 2021    15h28  
Artista plástico António Gonga
Artista plástico António Gonga
Cedida

Luanda – Quando se fala da história das artes plásticas em Angola, particularmente do período pós-independência, um nome, em particular, salta à vista, quer pela sua persistência, quer pela qualidade das suas obras: António Gonga.

Por Venceslau Mateus

Considerada uma das principais figuras das artes plásticas angolanas, o artista concedeu entrevista exclusiva à ANGOP, na qual fala sobre a sua trajectória artística, sobre os desafios que se colocam à classe e sobre o seu futuro no mundo das artes. 

Nesta conversa, avança alguns planos que quer ver materializados a curto e médio prazos, com destaque para a reabertura do projecto de formação de crianças e jovens, sem custos, através da Associação Sol de Cacimbo - Artes e Ideias.

Durante a entrevista, António Gonga dá, igualmente, “pinceladas” sobre a  situação social e política do país, afirmando, a esse respeito, que os angolanos devem “revisitar” os fundamentos da paz e continuar a cultivar o espírito de tolerância.

Eis a íntegra:

ANGOP- O mundo atravessa, desde finais de 2019, uma crise sanitária, económica e social sem precedentes, com repercussões graves em quase todos os sectores. Enquanto artista, qual tem sido o impacto da pandemia na sua agenda pessoal?

António Gonga (AG) - Os Decretos Presidenciais vêm sendo a Bíblia orientadora de atitudes. Como é para todos, eles e a consciência desse mal moldaram o meu comportamento na rotina do fazer cultura e arte. Não faço performance nem happening que recomendaria a uma actuação relacional com o público. Tradicionalmente, o trabalho do artista plástico é introspectivo, e o seu acolhimento nos processos de criação é uma constante. Pena é que, por causa da Covid-19, interrompamos as acções filantrópicas de formação artística que vimos fazendo há alguns anos com crianças e jovens na comunidade, por meio da Associação Sol de Cacimbo - Artes e Ideias.

ANGOP - E tem conseguido manter o seu mercado?

AG - Não sou um artista agenciado, infelizmente, por isso tenho dificuldades de caracterizar que mercado legitimado existe. Parecem-me ainda muito informais os circuitos comerciais da arte em Angola, porquanto, acto contínuo, são ainda os expatriados que trabalham em Angola, que compram a nossa arte, não obstante estar a emergir, nos últimos anos, uma plêiade considerada de segmentos sociais distintos, no meio urbano, com o rótulo de coleccionadores de arte – senso comum –, e a discrição de umas poucas personalidades das elites angolanas que vão disputando já alguma arte.

ANGOP - Diante de tantas contrariedades, é possível falar em futuro promissor da cultura angolana, em geral, e das artes plásticas, em particular?

AG - As contrariedades são uma escola para a vida. Multiplicou-se a consciência resiliente para dar volta aos problemas nos processos produtivos da indústria cultural. E, por isso, estamos em crer que a cultura angolana, em geral, e as artes, em particular, poderão conhecer bons tempos. Temos de continuar a revisitar a paz e a estabilidade política com tolerância, para que a harmonia interna possa galvanizar o diálogo intercultural, pilar sem o qual continuaremos contíguos na nossa cosmovisão, ainda por redimir e legitimar.

ANGOP – Diante disto, que alternativas tem tido para continuar a fazer arte?

AG - É do senso-comum o entendimento de que o ganha-pão do artista plástico é a venda de obras de arte, exclusivamente, mas não o é. Noutras paragens, os serviços nas variantes da pesquisa artística assistida e do ensino das artes são também práticas remuneráveis dos serviços de arte. A arte, para mim, nunca a concebi com o pretexto de ganha-pão. A arte sempre foi a canadiana da minha peregrinação existencial consciente. Alguma renda disso resultante é pura consequência do ofício.

ANGOP – Em concreto, que análise faz sobre as artes plásticas em Angola?

AG - As artes plásticas angolanas estão num bom momento, apesar da Covid-19. O futuro, quanto a nós, é promissor e, quanto a esse processo que está a ocorrer, é mitigado já pela Academia das Artes ora institucionalizada em Angola, que, apesar de ainda em potência para a intervenção dela almejada, já insuflou os primeiros técnicos licenciados no mercado.

ANGOP - Mudando de foco, quem é António Gonga enquanto cidadão comum?

AG - Enquanto cidadão comum, sou o António Gomes Gonga, marido, pai, mano, tio, amigo e camarada com todos que, mesmo constrangidos com a minha petrificada humildade e modéstia, me aceitam como sou, felizmente.

ANGOP - Quando começou a sua caminhada pelo mundo das artes?

AG - Nos anos 1970 e anteriores, na aurora da minha puberdade, testemunhei no meu kimbo (Kitende-Aldeia Viçosa, Dande Quitexe/Uíge) o costume de os namorados trocarem “postais” tipografados e lenços de bolso bordados com versos de poesia e arranjos florais. Manifestado então o meu talento como desenhista, os menos afortunados vinham socorrer-se dos meus préstimos para desenhar e escrever caligraficamente bem. Passei, então, a receber muitas encomendas para reescrever versos e desenhar sobre tecido para o bordado, longe de pensar que esta prática constituía ocupação profissional para muito boa gente. Só em 1987, em contacto com a UNAP, sob indicação do amigo Tomaz Kizembe, que já desfrutava da arte no convívio com o pintor-arquitecto Tiupa Fonseca, se emancipou em mim o senso da prática artística como ocupação profissionalizante, até aos dias de hoje.

ANGOP - O que fez com a sua primeira obra?

AG - Não faço a menor ideia.

ANGOP - Em média, quanto tempo leva para pintar um quadro?

AG- É aleatório. Tenho obras começadas há cinco anos até agora por concluir. Mas há momentos em que, num ápice de 24 horas, se dá por concluída uma obra.

ANGOP - Já agora, qual tem sido a fonte de inspiração para o seu trabalho?

AG - A fonte de inspiração para as minhas preposições estéticas foi sempre a “vida” e a “vivência” a sós e em sociedade.

ANGOP - O que representam, para si, as artes plásticas?

AG - As artes plásticas representam, para mim, o “arcano” maior da minha existência.

ANGOP - Entre a realidade e o imaginário, o que mais prazer lhe dá pintar?

AG - O mundo sensível manifesto é um magnífico protótipo de signos para a mimese na representação dos arquétipos do imaginário. Ambos concorrem nas mecânicas operativas da minha poética, estabelecendo um diálogo prazeroso entre o mundo objectivo e o subjectivo.

ANGOP - O mercado angolano não dispõe de muita matéria-prima para o trabalho que desenvolve. Como tem conseguido manter o seu stok de trabalho?

AG - Mercê dos imputes materiais herdados da arte ocidental, estamos sempre em presença de opções arrojadas: da tradição moderna e das extrapolações contemporâneas. Para mim, associo-me aos laivos das técnicas tradicionais das belas artes com os materiais alternativos possíveis, e também acoplo os resíduos sólidos da vida quotidiana, numa apropriação dialógica com a assemblage e redy-made dos dadaístas, marcadamente a matriz discursiva da “Arte-Póvera”. Mas procuro integrar uma miscigenação intertextualizada com as práticas e técnicas da “arte clássica angolana”, a exemplo dos Nkisi’s, que é prolífera na variação dos meios dos seus processos de criação. Portanto, o material nunca constituiu um empecilho para realizar o meu trabalho.

ANGOP – Já agora, quanto custa uma obra de António Gonga?

AG - Depende da circunstância ou momento no passe da obra. Porém, confesso nunca ter consultado um avalista ou um ente entendido no comércio de obras de arte.

ANGOP - Que projectos tem preparado a curto e médio prazos?

AG - A curto e médio prazos, gostaria de trazer para a minha comunidade – Kanjinji, Viana, arredores do Ateliê Transumâncias Gonga – uma “exposição permanente” da colecção que está no fim da forja e deixá-la sem custos à contemplação dos estudantes das escolas circunvizinhas para a educação complementar decorrente da disciplina de Educação Visual Plástica (E.V.P.) do Sistema de Educação, voltar a pôr a funcionar o projecto de formação de crianças e jovens sem custos, através da Associação Sol de Cacimbo - Artes e Ideias, se a Covid-19 nos alforriar.

PERFIL

António Gomes Gonga, escultor, pintor e artista plástico de destaque no panorama artístico angolano, nasceu a 25/04/1964, em Quitende (Aldeia Viçosa), município do Quitexe, província do Uíge.

Em 1987, teve o primeiro contacto com a União dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP), da qual se tornou membro.

Em 1996, concluiu o curso de Escultura no Instituto de Formação Artística de Luanda. Em 2015, ingressou no curso de Artes Visuais e Multimédia no Instituto Superior de Artes (ISARTE).

Professor no Complexo das Escolas de Arte, dedica-se a projectos de índole social, como o projecto Sol de Cacimbo - Artes e Ideias, Lar Kuzola e Associação Mulemba.

Dentre os prémios recebidos, constam o 2.º Prémio de Escultura no EnsArte (2002), o 1.º Prémio Cidade de Luanda em Artes Visuais (2003) e o 1.º Prémio EnsArte em Artes Visuais (2015).

É diplomado em Escultura pelo Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural de Luanda.

Expôs pela primeira vez, de forma individual, em 1994, no Hotel Meridien, em Luanda, a colecção “O desabrochar de um sonho”, em pintura e desenho. Tem participado em outras exposições colectivas e individuais desde 1987.

 

 

 

 

 

 





Fotos em destaque

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Quinta, 14 Março De 2024   21h38

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Quinta, 14 Março De 2024   21h33

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Quinta, 14 Março De 2024   21h29

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Quinta, 14 Março De 2024   21h26

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Quinta, 14 Março De 2024   21h19


+