Plano Estratégico em Saúde da CPLP deve ser promovido – Filomeno Fortes

     Entrevistas           
  • Luanda     Sábado, 31 Julho De 2021    21h51  
Filomeno Fortes, director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT)
Filomeno Fortes, director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT)
Pedro Parente

Lisboa – O angolano Filomeno Fortes, director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT), aponta que uma das soluções para a saúde na CPLP está ligada aos cuidados primários nas componentes das doenças endémicas e na luta contra as negligenciadas.

Filomeno Fortes falou à Angop da importância do Plano Estratégico em Saúde da CPLP, os planos de cooperação com os PALOP e o desgaste físico e mental do pessoal do IHMT, causados pelas nuances da Covid-19.

Defende, no entanto, a revisão desse mesmo Plano Estratégico da CPLP, na base da implementação dos cuidados de saúde primários, da adequação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 20-30), mas principalmente da actualização da situação sanitária actual dos países da CPLP face à pandemia da Covid-19.

Numa entrevista à jornalista Elizabeth Matias da Angop, a partir de Portugal, único estrangeiro a dirigir o IHMT, o doutor em Ciências Biomédica pela Universidade Agostinho reportou que a sua instituição tem participado e promovido cursos de manejo integrado de malária com Angola e outros integrantes dos PALOP.

Por Elizabeth Matias

Angop – DR Filomeno Fortes, cerca de dois anos à frente dos destinos do IHMT, como caracteriza o seu estado?

Filomeno Fortes (FF) - Actualmente, tenho domínio, com maior clareza e profundidade, do grande potencial e os pontos fracos do Instituto. Priorizo o reforço da sua missão como Instituição de referência na Saúde Global nas áreas das doenças tropicais, da biomedicina e da saúde internacional. É uma unidade orgânica da Universidade Nova de Lisboa com características especiais, de projecção nacional e internacional, a começar pelos seus mais de 100 anos de existência. Tem uma estrutura organizativa e funcional complexa, mas está preparada para os desafios dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, dos fenómenos da globalização e da pandemia Covid-19.

Angop - Como avalia os programas de saúde a nível da CPLP?

FF - Os programas de saúde a nível dos países da CPLP têm características diferentes de enquadramento, organização e implementação. Dependem da sua posição regional, das características geomorfológicas e políticas dos países (Europa, África, América do Sul, Ásia) e do nível de desenvolvimento dos determinantes de saúde (políticos, económicos, sociais e culturais).

Em África, à excepção de Cabo Verde, o perfil sanitário é dominado pelas doenças transmissíveis, com fracas coberturas sanitárias, carência de recursos humanos e técnicos, baixo investimento do OGE na área da saúde, pouca investigação, malnutrição, problemas de higiene e saneamento do meio, entre outros.

Estes factores fazem com que os programas tenham muitas debilidades, que as taxas de morbilidade e de mortalidade sejam elevadas e a esperança de vida seja baixa. Considero que apesar de todos os esforços feitos pelo Secretariado da CPLP, a resposta e o engajamento dos países na implementação do Plano Estratégico da CPLP (PECS) para atenuar esta situação tem sido muito lenta, a capacidade de financiamento insignificante para os desafios e objectivos esperados, assim como a articulação entre os países bastante frágil. Nesta abordagem, tem de se ter em conta as assimetrias referenciadas e a importância do papel da diplomacia na saúde global.

Angop - Que inovações foram introduzidas desde que assumiu o cargo até à presente data?

FF- A “primeira inovação” foi de procurar manter e valorizar a resposta dinâmica institucional que encontrei, criada ao longo de décadas. A segunda foi de adaptar a funcionalidade do Instituto às dificuldades criadas pela pandemia Covid-19 na biossegurança, na adequação do sistema de ensino e no reforço da investigação em curso. A terceira inovação foi a implementação de acções de apoio ao controlo da pandemia em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa. Igualmente, foi assinado um protocolo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, no sentido do IHMT-NOVA assumir o desafio de ser anfitrião do Projecto da UNESCO Ciência-LP.

Trata-se de uma iniciativa em língua portuguesa que envolve consórcios de atribuição de bolsas de estudo para formação nas áreas da engenharia, ciências agrárias, ciências naturais e biodiversidade, saúde pública e ciências da vida. Mais recentemente, o Instituto inaugurou um insectário de alta segurança com características internacionais (para estudos com vectores de doenças como o mosquito, mosca tsé-tsé, etc.) e lançou uma plataforma digital sobre imunização e vacinação designada “Plataforma Imune.pt”.

Esta plataforma, em língua portuguesa, tem como objectivo contribuir para a informação das dinâmicas da vacinação com informação cientificamente comprovada e em linguagem simplificada, combatendo as “fake news” e melhorando a literacia das comunidades em relação a esta matéria.

Angop - Aquando do seu empossamento (Setembro de 2019), o director voltou a defender o reforço do prestígio Nacional e Internacional do instituto, bem como as parcerias com os PALOP, como acha que isto deve ser feito?

FF - Considero importante a valorização dos recursos humanos a nível da docência, do ensino e da prestação dos serviços à comunidade, através da sua participação em acções de âmbito nacional e internacional, da promoção das carreiras e de investigação e da implementação de projectos inovadores, como por exemplo o desenvolvimento da epidemiologia molecular ou o trabalho com comunidades emigrantes ou deslocadas.

A melhoria constante da qualidade de ensino do nível pós-graduado (mestrados e doutoramentos), o incremento de formações de curta duração nas áreas da saúde internacional, biomedicina e da medicina tropical e da prestação de serviços à comunidade, incluindo a medicina do viajante e a consulta de medicina tropical, são igualmente contributos fundamentais. A consolidação e incremento de parcerias a nível nacional e internacional, entre as quais a OMS, o desenvolvimento de protocolos com Universidades e hospitais de referência serão uma mais-valia.

A divulgação e a promoção do acervo museológico do Instituto são essenciais. O IHMT-NOVA possui material científico e cultural histórico sobre doenças tropicais que merece ser partilhado. Os Anais da Medicina Tropical, uma revista científica do Instituto, representa uma ferramenta de publicação de trabalhos científicos sobre a medicina tropical, como constitui igualmente um manancial científico retrospectivo de grande interesse para a comunidade científica da CPLP.

Angop - A nível de quadros, como o IHMT está servido e o que representa isso para o DR?

FF - O IHMT-NOVA tem uma plêiade de quadros multidisciplinares de grande valor técnico-científico e pedagógico, com 60% de professores/investigadores, 27% de técnicos superiores e 13% de assistentes operacionais. A presença do género feminino é muito forte, representando 64%.

A pressão do trabalho e os desafios exigem um incremento do número actual de quadros e a média das faixas etárias determinam a necessidade de um investimento em pessoal mais jovem (apenas 19% tem menos de 40 anos). Uma forma de valorizar esta componente é sem dúvida o engajamento de profissionais experientes dos PALOP nos grupos de investigação e de ensino do IHMT-NOVA.

Angop – O senhor é especialista em Malária e doenças tropicais. Que contributo Angola e outros países da CPLP, que enfrentam esse tipo de problemas, pode esperar de si?

FF - Uma das prioridades neste momento é dirigida à promoção da importância do Plano Estratégico em Saúde da CPLP, com destaque para os cuidados de saúde primários nas componentes das doenças endémicas (malária, tuberculose e VIH/SIDA-Doenças Sexualmente Transmissíveis), na luta contra as doenças negligenciadas, sobretudo na oncocercose (cegueira dos rios), doença do sono, filarioses e schistosomose (bilharzíose). Outra prioridade é o diagnóstico diferencial das doenças febris que incluem a malária, dengue, Chicungunya e leptospirose. O IHMT-NOVA tem capacidade técnico-laboratorial para formação e investigação destas matérias.

A nível da malária, o Instituto acabou de ter aprovado um mestrado em entomologia (especialidade da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente) e controlo de vectores que vai ser implementado a partir de 2022 nos países da CPLP. A formação em doenças parasitárias é outra prioridade, estando a ser preparadas as condições para implementação de um mestrado em parasitologia médica com a Universidade Katyavala Bwila, em Benguela, a partir deste ano.

Ainda sobre malária, o IHMT já tem participado e promovido cursos de manejo integrado sobre esta doença com Angola e outros países dos PALOP. Tradicionalmente, o IHMT implementa cursos de especialização e de mestrado em saúde pública. Estes cursos devem ser extensivos a todos os PALOP (neste momento temos um a decorrer em Cabo-Verde). O IHMT-NOVA é parceiro da Universidade Agostinho Neto na implementação do primeiro doutoramento em ciências biomédicas com um grande foco para as doenças tropicais.

Preconizamos a constituição de uma Rede Virtual de Medicina Tropical em Português (ReDTroP), cujo objectivo será de estabelecer e manter um "site" e um sistema de telemedicina que permita uma interacção eficaz entre profissionais de saúde que lidam com os problemas ligados às Doenças Tropicais, Medicina das Viagens e Saúde dos Migrantes, em Portugal e no espaço lusófono.

Angop - Face à pandemia que o mundo, em particular Portugal, enfrenta, como tem sido o desempenho das vossas actividades?

FF - A pandemia da Covid-19 tem representado um importante desafio à capacidade do IHMT-NOVA nos domínios organizativo (biossegurança), implementação de projectos de investigação com países da CPLP, formação à distância (através de webinares), mobilização de equipamento tecnológico para diagnóstico de PCR e de material de biossegurança para apoio a países da CPLP. O desempenho tem sido muito bom, o espírito de equipa e de sacrifício tem prevalecido, sendo no entanto de referir, que a sobrecarga que caiu sobre os nossos especialistas tem provocado um certo desgaste físico e mental.

 Angop- Quantos projectos o instituto tinha planeado e, face à Covid-19, a sua execução ficou comprometida?

FF- A Covid-19 teve um efeito estimulante no IHMT-NOVA. Em 2020, o Instituto ultrapassou os resultados de 2019. Por exemplo, para além de 54 projectos de investigação de auto financiamento em curso, foram acrescidos mais 20 e obtidas cinco (5) patentes. Em termos de publicações, houve um aumento de 12% (202 publicações) com 28% classificadas no TOP com um nível de impacto de 1.30. Todos os ciclos de formação foram e estão a ser cumpridos. Foram adicionadas formações como a biossegurança e resposta a situações de emergência. O processo do Centro Ciência LP continua em desenvolvimento e aguarda-se que em 2021 e 2022 Portugal receba algumas dezenas de bolseiros nas áreas identificadas neste projecto. O Instituto está a apoiar a Guiné-Bissau com um projecto de reforço do sistema de saúde financiado pela União Europeia que pode ser replicado com outros países da CPLP, enquadrando a Revisão do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário, o Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Especialização em Saúde Pública, entre outros. Recentemente, o IHMT-NOVA apoiou a Universidade Privada de Angola na realização do seu primeiro Congresso Internacional de Medicina, que foi um êxito absoluto.

Angop- Os programas de saúde, a nível da CPLP, foram revistos devido à pandemia ou mantêm-se?  

FF - Infelizmente a nível do Plano Estratégico da CPLP não se verificou grande movimentação dos países, por causa da pandemia, aguardando-se que, com a recente mudança da presidência para Angola e a melhoria da situação epidemiológica da pandemia, se possa retomar o Plano aprovado em Dezembro de 2019. A nossa sugestão é que Angola assuma ainda no corrente ano a realização do seminário sobre cuidados de saúde primários. O IHMT-NOVA, a Escola Nacional de Saúde Pública de Portugal e a Fiocruz do Brasil poderão dar um grande contributo para o sucesso desta iniciativa.

Angop - Qual é o novo desenho de tais programas, caso tenham sido revistos, para adequá-los à actual conjuntura?

FF - É nossa opinião que o Plano Estratégico da CPLP seja revisto na base da implementação dos cuidados de saúde primários, da adequação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 20-30), mas principalmente da actualização da situação sanitária actual dos países da CPLP face à pandemia. Não tenhamos dúvidas que as metas estabelecidas na Agenda 20-30 neste momento são irrealistas e que devem ser alvo de adequação. Deve ser passado em revista a situação dos recursos humanos, das doenças transmissíveis, das doenças crónicas não transmissíveis (cancro, diabetes, doenças cardiovasculares) e de outros problemas de saúde que se têm agudizado como a malnutrição. As redes estruturantes da CPLP devem ser reanalisadas e reforçadas em termos de capacitação de recursos humanos, reforço tecnológico e trabalho de equipas multidisciplinares e multicêntricas. Deve-se ter em conta o cansaço dos profissionais de saúde (burnout) e a necessidade de uma maior atenção a estes quadros. Os programas de saúde materno-infantil devem ser reforçados e a mobilização de fundos para a implementação dos Programas deverá ser uma prioridade. Os sistemas de vigilância epidemiológica e resposta a emergências devem estar na agenda dos dirigentes e responsáveis dos países da CPLP.

Angop - Quantas vítimas mortais a "guerra da pandemia" da Covid-19 terá causado entre os quadros da instituição?

FF - Com o início da pandemia, o IHMT criou de imediato uma Comissão de Biosegurança, desenvolveu e implementou um Plano de Contingência sempre em sintonia com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Governo português e da Universidade Nova de Lisboa, não tendo a lamentar até a presente data nenhum caso de transmissão interna nem de vítima mortal.

 Angop – Agradecia que se pronunciasse sobre tudo o que considera relevante e não foi levantado nessa entrevista.

FF- Gostaria de lançar um apelo à solidariedade internacional para apoio aos países de média-baixa renda, dirigir uma palavra de resiliência para as nossas comunidades sofredoras e uma mensagem de reconhecimento e de conforto indiscutível a todos os profissionais da saúde.        

Perfil

Filomeno Fortes é mestre em Saúde Pública e doutorado em Ciências Biomédicas. Em Angola foi diretor nacional de Controlo de Endemias, chefe do departamento de controlo de doenças da Direção Nacional de Saúde Pública e diretor do programa de controlo da malária.

Desempenhou funções como coordenador do Doutoramento de Ciências Biomédicas na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, criado em parceria com o IHMT, e da Unidade de Higiene do curso de Medicina da Faculdade de Medicina em Angola. A nível internacional foi nomeado, em 2012, secretário-geral da Federação Internacional das Doenças Tropicais.

 





Fotos em destaque

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Quinta, 14 Março De 2024   21h38

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Quinta, 14 Março De 2024   21h33

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Quinta, 14 Março De 2024   21h29

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Quinta, 14 Março De 2024   21h26

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Quinta, 14 Março De 2024   21h19


+