Precisamos de mais ousadia de todos os criadores – Guilherme Mampuya

     Entrevistas           
  • Luanda     Terça, 02 Novembro De 2021    07h40  
Artista plástico angolano, Guilherme Mampuya
Artista plástico angolano, Guilherme Mampuya
Divulgação

Luanda – O artista plástico angolano Guilherme Mampuya defende que as autoridades angolanas devem fazer maior investimento nas artes, de forma a impulsionar a divulgação, a preservação, a valorização e a perpetuação da história de Angola.

Por:Venceslau Mateus

Em entrevista à ANGOP, Mampuya afirma que o Estado e os actores privados têm de ter uma visão futurista para o mundo das artes em Angola, no sentido de as próximas gerações poderem, também, “beber” dos feitos do passado.

O criador, que há 15 anos abandonou o conforto de um escritório de advocacia para se dedicar por inteiro às artes plásticas,  aponta para a necessidade da criação de galerias e oficinas para os artistas plásticos.

Formado em Direito Comercial, Guilherme Mampuya passa em revista, nesta entrevista, o seu  dia-a-dia, bem como o estado actual do país e do mundo das artes, em particular.

Eis a íntegra:

ANGOP: O mundo atravessa, há mais de um ano, uma crise sanitária, económica e social sem precedentes, com repercussões graves em quase todos os sectores. Diante desse contexto, como tem conseguido fazer cultura e arte?

Guilherme Mampuya (GM)  - O ano 2020 foi, realmente, muito difícil para todos os angolanos. Muito sinceramente, fiquei tão assustado no princípio. Tal como nos demais segmentos, o mundo das artes, em geral, foi profundamente abalado com as limitações impostas para se fazer face à Covid-19, mas, felizmente, depois do susto inicial, consegui dar volta, visto que foi neste período que mais trabalho tive. Recebi inúmeros pedidos para a produção de obras exclusivas e deu para aguentar ao longo do último ano. De forma geral, foi um ano para esquecer. Pesou para todos, sem distinção.  Agora podemos enquadrar-nos no actual momento e saber viver mesmo dentro das limitações e restrições impostas pelo Governo.

ANGOP - Qual tem sido o impacto da Covid-19 na sua agenda?

GM - A grande dificuldade foi a aquisição de material. O encerramento das fronteiras impactou, e muito, no processo de importação da matéria-prima. Tive alta demanda ao longo de 2020, e isso aumentou o uso de material, levando a que fosse obrigado a recorrer a pessoas amigas que estão no exterior, no sentido de comprarem o material. Noutras situações, há colegas dentro do país a pedirem material emprestado, só para poderem responder à demanda que tive. Angola não produz o material que usamos, e a solução é mandar vir de fora. Felizmente, consegui manter-me o mercado.

ANGOP- Diante de tantas contrariedades, é possível falar em futuro promissor da cultura angolana, em geral, e das artes plásticas, em particular?

GM - É possível, desde que se faça uma aposta muito forte. Temos de trabalhar muito. Precisamos de mais ousadia, empenho e abnegação de todos os criadores. Não adianta olharmos para o mercado de forma individual, devemos ter uma visão holística e pensar juntos para o rumo de que necessitamos. As actuais condições tornam o processo ainda mais difícil, mas, com força de vontade, podemos levar adiante o projecto cultural. A cultura angolana é muito rica e diversificada e com forte presença. Só temos de saber direccionar a nossa acção, para a concretização dos projectos traçados.

ANGOP - Que alternativas tem tido para continuar a fazer da arte fonte de renda?

GM - Desde que entrei no mundo das artes, não me tenho limitado a pintar telas em acrílico ou sobre óleo. Faço pintura, trabalho de porcelana, pintura mural e trabalho sobre tecido. Tentamos investir em várias outras áreas e criar várias fontes de receitas.

ANGOP – Antes de aprofundarmos mais sobre a sua vida artística, permita-nos solicitar-lhe uma análise frontal sobre o estado das artes plásticas em Angola.

GM – Felizmente, já temos um Instituto Superior de Belas Artes. Com mais investimento do Estado ou do privado, vamos conseguir levar a bom porto as artes plásticas angolanas. A principal aposta deve passar pela abertura de galerias e oficinas, para que os criadores angolanos possam mostrar o resultado do trabalho feito ao longo dos anos, como forma de incentivo, valorização e incutir nos angolanos o gosto pelas artes plásticas.

ANGOP – Fale-nos, detalhadamente, sobre si. Quem é, afinal, Guilherme Mampuya, enquanto cidadão comum?

GM - Guilherme Mampuya é um homem comum como qualquer outro angolano. Começo a trabalhar às 04h00 da manhã, por ser o melhor momento de inspiração para pintar. Procuro estar sempre nos momentos mais importantes da família. Sou um chefe de família e um artista comprometido com a Nação, um artista que procura, com o seu trabalho, contribuir para o engrandecimento de Angola.

ANGOP - Quando e como começou a sua caminhada pelo mundo das artes?

GM - A minha caminhada pelo mundo das artes começou em 2006. Estamos a falar de 15 anos desde que decidi entrar no mundo das artes. Sou formado em Direito Comercial, mas o chamamento pelas artes foi mais forte. Deixei tudo quanto fazia e abracei a carreira artística. E muito sinceramente, não estou arrependido pelo caminho seguido. Sou feliz com o que faço e é daí que tiro o ganha-pão.

ANGOP - O que fez com a sua primeira obra?

GM - Já não me lembro do que fiz com o dinheiro adquirido, mas lembro-me de que, depois de pintar um conjunto de quadros, os levei para a Praça do Artesanato, a fim de os vender. Para o meu espanto, todos os quadros voaram num abrir e fechar de olhos, motivando a minha forte aposta nas artes plásticas.

ANGOP- Em média, quanto tempo leva para pintar um quadro?

GM - A questão não é o tempo para pintar, mas, sim, o tempo para conceber uma obra. Pintar uma obra leva dois dias, mas concebê-la é mais complicado. Levo cerca de 10 dias para concebê-la, pensar e materializar o que pretendo em cada obra.

ANGOP - Qual tem sido a fonte de inspiração para o seu trabalho?

GM - As vivências diárias, o sentimento de desespero, alegria, amor, paixão pelas pessoas. Há muitas fontes de inspiração, mas Deus tem sido a grande inspiração.

ANGOP - O que representam, para si, as artes plásticas?

GM - As artes plásticas são a minha vida, o meu modo de expressão, de pensar, a minha respiração. Não consigo falar, cantar ou ser um político, mas a arte de pintar permite expressar o que sinto.

ANGOP - Entre a realidade e o imaginário, o que mais lhe dá prazer de pintar?

GM - Como artista, tento moldar o imaginário, pinto o que vejo no imaginário. Vivemos num mundo onde as duas expressões se complementam. Não tem como desassociar. Vivo no imaginário, porque tento converter a dor das pessoas em alegria. Vejo o mundo como um local colorido, onde há dor, mas curável com a intervenção de um médico. A minha arte permite consolar as pessoas.

ANGOP - O mercado angolano não possui matéria-prima para o trabalho que desenvolve. Como consegue ter em dia o seu stock de trabalho?

GM - O material usado vem de Portugal. Tenho fornecedores em Lisboa, com uma relação de mais de 10 anos.

ANGOP – Certamente, muita gente deve estar curiosa para saber quanto custa uma obra de Guilherme Mampuya. Quer matar essa curiosidade agora?

GM - Os preços variam muito de obra para obra, mas uma colecção limitada custa à volta de três milhões de kwanzas. O preço varia muito pelo tamanho do quadro, visto que, quanto maior for, mais produtos se gasta na produção, encarecendo, também, o seu preço.

ANGOP - Que projectos tem preparados a curto e médio prazos?

GM - Estou a criar uma colecção num museu. Tenho muitas obras acumuladas que devem estar expostas para o público, mas a ideia é também publicar/expor trabalhos de outros criadores. A longo-prazo, tenho em mente a criação de um panteão em Catete.

Perfil

Artista plástico com obras espalhadas pelo mundo, Guilherme Mampuya é licenciado em Direito pela Universidade de Kinshasa (República Democrática do Congo) e tem formação em Pintura básica pelo Ateliê de Avelino Kenga.

Aderiu à União dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP) em 2005, com exposições regulares. Guilherme Mampuya, como é conhecido nas lides das artes plásticas, nasceu na província do Uíge, a 4 de Novembro de 1974.

O percurso de Mampuya é marcado por várias exposições individuais e colectivas dentro e fora de Angola, com passagem por Lisboa e Bruxelas (Bélgica), na Galeria “Lumieres d’Afrique”.





Fotos em destaque

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Quinta, 14 Março De 2024   21h38

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Quinta, 14 Março De 2024   21h33

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Quinta, 14 Março De 2024   21h29

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Quinta, 14 Março De 2024   21h26

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Quinta, 14 Março De 2024   21h19


+