Produção de café precisa de mais de USD 150 milhões

     Entrevistas           
  • Luanda     Domingo, 27 Junho De 2021    10h14  
Director-geral do Instituto Nacional do Café (INCA), Bonifácio Francisco (Arquivo)
Director-geral do Instituto Nacional do Café (INCA), Bonifácio Francisco (Arquivo)
Joaquim Tomás

Luanda – A cadeia cafeícola e a cultura do cacau, caju e da palmeira de dendém necessitam de mais de 150 milhões de dólares norte-americanos, para se aumentar e resgatar os níveis de produção que caracterizaram Angola no período colonial.

Por Quinito Bumba

Apesar de já ter sido o terceiro maior produtor mundial de café em 1973, período em que atingiu cerca de 230 mil toneladas por ano, actualmente a produção do “bago vermelho” em Angola está irrisória e longe de alcançar lugares cimeiros em África, em particular, e no mundo, em geral, devido ao fraco investimento e “quase esquecimento” desse sector.

Conforme o director-geral do Instituto Nacional de Café (INCA), Bonifácio Francisco, por exemplo, os valores disponibilizados em 2020 foram insignificantes e irrisórios, que “não passaram dos 485 milhões de kwanzas, cuja aplicação esteve muito abaixo desse montante”.

No mesmo período, o sector beneficiou de um projecto sobre produção de café, avaliado em e 500 mil dólares norte-americanos, e aguarda, para este ano, uma dotação financeira de mais de 294 milhões de Kwanzas.

Em entrevista à ANGOP, a propósito do Dia Mundial do Café, a ser assinalado a 14 de Abril (quarta-feira), o responsável afirmou que, em consequência do fraco investimento nesse sector, a actual produção do café angolano tem sido variável e nivelada por baixo, comparativamente ao tempo colonial.

A título de exemplo, avançou, registou-se, em 2018, a produção de 6.400 toneladas de Café Robusta, contra 4.245 produzidas em 2019, enquanto em 2020 a produção subiu para 5.570.

A par do Café Robusta, o sector registou a colheita de 110 toneladas de Café Arábica em 2018, 124 (em 2019) e 480 (em 2020).

Eis a íntegra da entrevista:

ANGOP – Angola já foi, no tempo colonial (1970), o terceiro maior produtor mundial de café. O que está a ser feito para voltar a resgatar esse feito?

Bonifácio Francisco (BF) – Para resgatar os níveis de produção de café em Angola, precisamos de envolver um número elevado de famílias no processo de produção e colocar a funcionar as rosas e fazendas, bem como utilizar novas formas de cultivo (via vegetativa), facilitar o acesso ao crédito, entre outras acções. A actividade cafeícola no país enfrenta, entre várias dificuldades, o envolvimento reduzido de agricultores no processo produtivo.

ANGOP – De que incentivos económicos o sector tem beneficiado?

BF - Relativamente aos incentivos, esses têm sido muito raros, apesar de se vislumbrar uma luz de apoio à produção do café, cacau, palmar e caju.

ANGOP - Qual foi o investimento empregado no sector nos últimos dois anos?

BF - Os valores disponibilizados, nos últimos dois anos, são irrisórios, não superiores a 294 milhões de kwanzas, o equivalente a 500 mil dólares.

ANGOP - Quantos milhões de kwanzas/dólares seriam necessários para se atingir a produção desejada?

BF - Para um real funcionamento da cadeia cafeícola e das culturas do cacau, caju e da palmeira de dendém, é necessário que se mobilizem mais de 150 milhões de dólares norte-americanos, para se investir nesse sector, a nível do país.

ANGOP - E como seria aplicado esse valor?

BF - O valor proposto serviria para para aumentar o número de produtores e áreas de cultivo, bem como recuperar grande parte do parque cafeícola e infra-estruturas utilizadas anteriormente a produção em grande escala. Permitiria igulmente recuperar e pôr a funcionar todas as rotas e fazendas possíveis.

ANGOP - Quais são os actuais níveis de produção anual do café em Angola?

BF - Os actuais níveis de produção têm sido variáveis em relação ao café comercial produzido, nos últimos três anos, em Angola, ou seja, em 2018, registou-se a produção de 6.400 toneladas de Café Robusta, contra 4.245 produzidas em 2019, enquanto em 2020 a produção subiu para 5.570. A par do Café Robusta, o sector registou a colheita de 110 toneladas de Café Arábica, em 2018, 124 (em 2019) e 480 (em 2020).

ANGOP - Qual é a quantidade produzida anualmente por cada região cafeícola e quais são as províncias que concentram maior produção nacional de café?

BF - Anualmente, as quantidades produzidas por cada região cafeícola também são variáveis, quer pelas Empresas Agrícolas Empresarias (EAE), quer pelas Empresas Agrícolas Familiares (EAF). Por exemplo, em 2020, a província do Uíge produziu 1.963 toneladas, a do Cuanza-Sul colheu 1.694, enquanto as do Cuanza-Norte, Bengo, Cabinda, Huíla, Huambo, Bié e Benguela produziram 2.393 toneladas. Neste contexto, o Uíge e o Cuanza-Sul continuam a liderar a produção cafeícola angolana.

ANGOP - Quantos hectares estão disponíveis para o cultivo de café (área de exploração)?

BF - Nos anos anteriores, a actividade cafeícola era praticada por pelo menos 500 mil cafeicultores, entre famílias e empresas agrícolas, numa área de cerca de 620 mil hectares. Actualmente, a área para o cultivo, a nível nacional, está estimada em 36 mil hectares, representando uma queda de 584 mil hectares em relação ao passado.

 ANGOP - Como está a relação entre a oferta e a procura do café no mercado angolano?

BF - Esta relação leva-nos a pensar no seguinte: actualmente existem muitas empresas dedicadas ao processo de exportação, e, se repararmos os níveis de produção, facilmente perceberemos que há muita procura e pouca oferta. 

ANGOP - Quais são os actuais níveis de exportação de café de Angola?

BF - Os níveis continuam a ser considerados muito baixos, se comparados com a era colonial, mas, desde 2016 à presente data, temos observado variações positivas, devido à entrada de novas áreas de produção.

ANGOP - Quantos milhões de dólares foram arrecadados com a exportação nos últimos dois anos e qual tem sido o destino do café de Angola?

BF - Em 2020, o país exportou 1.662 toneladas de café verde (27.701 sacos de 60 quilogramas), que permitiram encaixar 1.260.680 dólares norte-americanos. Os principais destinos do café de Angola, em 2020, foram Portugal, Espanha e Líbano.

ANGOP – Fale-nos das principais tipologias/espécies de café plantadas em Angola.

BF - Em Angola, cultiva-se o Café Robusta e o Café Arábica. Com base no ecossistema, convencionou-se, localmente, diferenciar quatro tipos (ecótipos) de Café Robusta com atributos particulares: Café Amboim (Cuanza-Sul), Café Ambriz (Uíge, Bengo e Malanje), Café Cazengo (Cuanza-Norte e Bengo) e Café Cabinda (Cabinda). O Café Arábica cresce fundamentalmente nas terras altas do Huambo, Benguela, Bié, Huíla e Cuanza-Sul.

ANGOP – Quantas empresas ou cafeicultores se dedicam à produção?

BF - O país tem registado, nos últimos anos, uma migração da área produtiva, fruto da inserção de empresas particulares na produção de café. Actualmente, o INCA controla 11 empresas cafeícolas, destacando-se as fazendas Vissolela, Agrolíder, MCA-Agro, Boa Esperança, Topoagro, entre outras.

ANGOP - Qual é o estado funcional das indústrias/fábricas transformadoras de café?

BF - Grande parte dessas fábricas tinha dependência total do Estado, mas, neste preciso momento, estão inoperantes. As fábricas que se encontram em funcionamento estão sob controlo de particulares e em número muito reduzido.

ANGOP - Como tem sido a real utilidade do café angolano? O produto também é aproveitado para a Medicina?

BF - Falar da utilidade é fazer uma reflexão do consumo e uso a nível do país. Temos pouco hábito de consumo, ou seja, não somos bons consumidores. O café já é utilizado no país para a confecção de licores (bebidas alcoólicas doces), e existe uma empresa apostada na fabricação de produtos cosméticos.

ANGOP - Perspectivas de produção da próxima safra…

BF – Em virtude das condições favoráveis ocorridas e da entrada em vigor das novas áreas, quer a nível das famílias produtoras, quer das empresas particulares, perspectiva-se, na próxima safra, a produção de mais de seis mil toneladas.

ANGOP - Actualmente, em que posição se encontra Angola no ranking africano, em particular, e mundial, em geral, relativamente à produção do “bago vermelho”.

BF - Devido à baixa na produção, o país nem sequer aparece entre os mais fortes produtores.

ANGOP – Fale do actual ponto de situação da elaboração da história do café de Angola, que se iniciou em 2014 com especialistas nacionais e portugueses…

BF - Tenho uma vaga informação a respeito disso, mas temos acompanhado à distância tal processo. O mesmo foi concluído com algum “distúrbio à mistura”. Sobre esse assunto, fala-se já na circulação de manuais em Portugal. 

ANGOP - Ainda no quadro da recuperação do acervo bibliográfico sobre a cafeicultura angolana, como está a cooperação entre Angola e Portugal, através do Instituto de Investigação Científica Tropical?

BF - Existe uma cooperação entre o INCA e o Instituto de Investigação Científica Tropical no que tange à recuperação do acervo bibliográfico, mas esse processo encontra-se paralisado.

ANGOP - No âmbito da formação de quadros, como está a cooperação/interacção entre angolanos e especialistas portugueses do Instituto Superior de Agronomia?

BF - Relativamente à formação entre técnicos do INCA e do Instituto Superior de Agronomia de Portugal, esse processo mantém-se, mas encontra-se paralisado por falta de verbas a nível da instituição.

 ANGOP – Para além de Portugal, quais são os outros países/organizações com que Angola mantém cooperação para potenciar a produção?

BF – Para além de Portugal, o país mantém cooperação com a Espanha, Itália, Costa do Marfim, São-Tomé, Guine Equatorial, Indonésia, entre outros, não só devido ao café, mas também ao cacau, caju e palmar.

 ANGOP - A par do café, qual é o ponto de situação dos produtos que também fazem parte desta fileira (palmar e cacau)?

BF - No domínio do cacau, caju e da palmeira de dendém, o grosso das actividades foi implementado no âmbito do “Projecto de Desenvolvimento da Cadeia de Valores de Cabinda”. Vale reportar o registo de produção de mudas de palmeiras por produtores privados no Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, com sementes importadas da República do Benin.

Dados biográficos 

Bonifácio da Costa Francisco nasceu a 5 de Outubro de 1965, no município da Banga, província do Cuanza-Norte.

O engenheiro agrónomo é casado e actual director-geral do Instituto Nacional de Café (INCA), cargo que ocupa desde 2019.

De 2017 a 2018, foi administrador municipal-adjunto para a área Financeira e Orçamental do Golungo Alto (Cuanza-Norte).

Foi, igualmente, administrador municipal-adjunto para o Sector de Organização Económico, Produtivo e Social (Golungo Alto) de 2016 a 2017.

De 2015 a 2016, foi funcionário do Instituto de Desenvolvimento Agrário e, posteriormente, chefe do Departamento de Mercados e Preços.

Em 1993, trabalhou na Delegação Provincial da Agricultura de Luanda, onde chefiou a Secção de Projectos Agrícolas, enquanto, em 1994, funcionou na Cooperação Angola/Itália (UIT).

Em 1996, trabalhou no Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em particular no Gabinete de Estudos e Avaliação de Projectos, onde chefiou a Secção de Avaliação de Projectos.

Frequentou o ensino superior na Escola Frutuoso Rodrigues Pérez, afecta à Universidade de Ciências Agro-Pecuárias de Havana (Cuba), entre 1987-1992. Em 1979-1987, fez os ensinos secundário e pré-universitário nas escolas Hojy-Ya-Henda, Saidy Mingas e  Dr. António Agostinho Neto (Cuba).

 

 





Fotos em destaque

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Província do Bengo quer reactivar produção do café robusta

Quinta, 14 Março De 2024   21h38

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Lunda-Sul tem 17 zonas turísticas catalogadas

Quinta, 14 Março De 2024   21h33

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Serviço de estomatologia volta a funcionar 14 anos depois em Cangandala (Malanje)

Quinta, 14 Março De 2024   21h29

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Afrobasket poderá colocar Angola na rota do turismo continental

Quinta, 14 Março De 2024   21h26

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Cadeia do Nkiende em Mbanza Kongo produz cerca de quatro toneladas de milho

Quinta, 14 Março De 2024   21h19


+