Vejo um futuro comprometido da moda em Angola – Nadir Tati

     Entrevistas           
  • Luanda     Domingo, 31 Março De 2024    16h20  
Estilista Nadir Tati
Estilista Nadir Tati
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – Nadir Tati, a diva da moda em Angola, manifesta, em entrevista à ANGOP, os seus receios de um “futuro comprometido e não muito fácil” para ofício, no país

.Por António Tavares, Jornalista da ANGOP

 A estilista diz acreditar que, independentemente dos avanços tecnológicos, deve ter-se um foco crescente na sustentabilidade, sendo, para isso, necessários fortes investimentos na indústria têxtil.

Para o efeito, defende a implementação de políticas de incentivo financeiro, subsídios ou créditos com taxas de juros favoráveis, programas de capacitação e assistência técnica e com acesso cada vez maior à tecnologia.

Só assim, entende a diva, os designers angolanos terão a oportunidade de alcançar um público global e experimentar novas formas de criação e produção.

Para Nadir, a integração desses elementos pode impulsionar a indústria da moda angolana para novos rumos numa combinação perfeita entre a tradição, a inovação e a responsabilidade.

Numa conversa descontraída, a experiente estilista fala sobre a sua intimidade com a moda e traz alguns detalhes sobre a sua carreira, para além de passar a sua experiência para as aspirantes a esta arte conseguirem trilhar este caminho e  estabelecer-se no mercado.

Com créditos firmados no mercado da moda, a entrevistada aponta este como um dos caminhos para as jovens mulheres se afirmarem e vencerem o preconceito da luta pela valorização do género.     

ANGOP – O que a inspirou a tornar-se estilista?

Nadir Tati – Eu tornei-me numa estilista por causa da minha paixão pela moda e design. Sempre me interessei por explorar diferentes estilos, tendências e criar combinações únicas. A capacidade de criar e experimentar sem limitações é incrivelmente estimulante para quem acredita em desafios.

Desde tenra idade que fui programada para valorizar e apreciar a diversidade cultural e a riqueza da moda africana, que é uma fonte infinita de inspiração para muitos estilistas ao redor do mundo.

A criatividade, as cores vibrantes, os padrões únicos e a história por trás das tradições africanas são elementos que me inspiram a explorar e celebrar a estética africana nas minhas  criações. A força da mulher angolana serve de base para todos os meus trabalhos.   

 ANGOP – Como é o seu processo criativo? De onde  costuma tirar inspiração para suas criações?

 NT – O meu processo criativo é alimentado por uma variedade de fontes, incluindo as tendências actuais da moda, da arte, da cultura, da musica, da natureza e até mesmo do estilo pessoal das pessoas que encontro no meu dia a dia.

Eu analiso e sintetizo essas influências para criar peças que sejam relevantes, expressivas e únicas. Além disso, estou constantemente a aprender  e vou-me encaixando na situação actual sócio-política do continente com mensagens muito claras sobre identidade, paz e valorização da cultura nacional, o que me permite refinar e expandir meu repertório criativo continuamente. São várias colecções, são países diferentes mas a finalidade é a mesma. 

ANGOP – Quais foram os maiores desafios que enfrentou na sua carreira e como os superou?

 NT – Um dos maiores desafios que enfrentei foi a necessidade de me adaptar rapidamente às mudanças nas tendências da moda e nas preferências das pessoas. A baixa capacitação da mão-de-obra ou especialistas neste sector, infra-estruturas limitadas, a falta de tecnologia específica para as fábricas,  a matéria prima de que precisamos, a concorrência de produtos importados que chegam à mão do criador com um custo elevado etc, etc.. 

Além disso, colaboro com designers e especialistas da indústria para garantir que minhas criações permaneçam relevantes e inovadoras. Adaptabilidade e aprendizado contínuo têm sido fundamentais para superar os desafios ao longo da minha carreira como estilista.  

ANGOP – Existe uma diferença entre o seu estilo pessoal e as peças que você cria profissionalmente?

NT – Geralmente, há uma diferença entre o estilo pessoal de um designer e as peças que ele cria profissionalmente. O estilo pessoal de um designer refere-se às suas preferências individuais de moda, influências culturais e estéticas pessoais.

Isso pode incluir as suas escolhas de roupas, cores favoritas, texturas preferidas e assim por diante.

Por outro lado, o estilo profissional de um designer refere-se ao estilo das peças que ele cria para a sua marca ou para os clientes. Enquanto o estilo pessoal pode influenciar o trabalho de um designer, muitas vezes ele precisa de adaptar a sua criatividade e visão pessoal para atender às demandas do mercado, às tendências actuais da moda e às preferências dos clientes.

O estilo profissional muitas vezes exige uma maior consideração para a comercialidade, usabilidade e apelo geral das peças, enquanto o estilo pessoal pode ser mais voltado para a expressão individual e experimentação criativa. A combinação ou o equilíbrio entre os dois é sempre o ideal.  

ANGOP – Como se mantém actualizada com as últimas tendências da moda? E até que ponto as tendências influenciam seu trabalho?

NT – As tendências da moda em geral influenciam sempre o trabalho dos criadores. O nosso trabalho é criar, mas estamos ao mesmo tempo ligados a tudo o que acontece na indústria, desde os desfiles, as pessoas, o que pensam, o que consomem, pois é importante compreender as preferências do público-alvo.

No entanto, eu também acredito na importância de manter a minha voz criativa e autenticidade. O desafio é sempre incorporar elementos das tendências que ressoam com a minha estética e visão pessoal, adaptando-as para criar algo único e relevante para minha marca ou cliente.

As tendências em países como o Senegal ou o Gana não podem ser as mesmas que o Egipto ou Marrocos. Para a marca Nadir Tati ou outra marca africana acabam sempre por vir de uma variedade de fontes.  

ANGOP – É uma mulher que se impõe bem naquilo que faz, que conselhos para aspirantes a estilistas?  

 NT – Esteja preparada para trabalhar duro. A carreira de estilista exige dedicação, trabalho árduo e perseverança. Esteja disposto a enfrentar desafios e a superar obstáculos ao longo do caminho.

Tente estudar! Vá buscar conhecimento e aprimoramento constante. Faça cursos de moda, participe de workshops, leia livros e mantenha-se actualizada com as tendências da indústria.

Desenvolva a sua voz criativa. Explore a sua própria estética e estilo pessoal. Não tenha medo de experimentar e se arriscar para criar algo único e autêntico.

Seja paciente e persistente. O sucesso na indústria da moda muitas vezes não acontece da noite para o dia. Seja paciente, mantenha-se focado nos seus objectivos e não desista diante das dificuldades.

Esteja aberto a receber críticas construtivas e use-as para crescer e melhorar como estilista. Aprenda com os erros e esteja sempre em busca de aprimoramento.

Mantenha-se fiel a si mesmo: Não comprometa sua integridade ou visão criativa para agradar os outros. Mantenha-se fiel a seus valores e ao que torna o seu trabalho único.

ANGOP – Como definiu a identidade e os valores da sua marca? Como comunica isso ao seu público?

 NT – Para definir a identidade e os valores da minha marca, comecei por reflectir sobre a minha própria visão, missão e valores pessoais, assim como sobre o que eu gostaria que minha marca representasse. Levei em consideração a história e a cultura africana, buscando inspiração nas tradições, artesanato, cores vibrantes e diversidade do continente.

Com base nesses elementos, elaborei uma declaração de missão e valores que reflectisse meu compromisso com a qualidade, autenticidade, sustentabilidade e inclusão.

Esses valores fundamentais são incorporados em cada aspecto do meu trabalho, desde o design das peças até a selecção de materiais e o processo de produção. Existem sempre histórias significativas por trás de cada colecção, destacando a inspiração africana e o impacto positivo que a minha marca quer alcançar.

Para comunicar a identidade, uso os desfiles, os canais de comunicação como os mídias, as colaborações, etc. 

ANGOP – Existe alguma peça que tenha criado que seja especialmente significativa para si Por quê?

 NT – Cada criação que desenvolvo é importante para mim porque representa a aplicação bem-sucedida das minhas habilidades e o potencial para inspirar outros criadores. Cada peça é uma expressão do meu processo criativo o que torna cada uma delas significativa em seu próprio direito.

ANGOP – Quais foram os momentos mais altos da sua carreira?

NT – Os momentos mais altos na minha carreira foram a conquista da Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social; a primeira classe que me foi entregue pelo Presidente de Angola,   João Lourenço, Prémio Diva da Moda de Angola;  Melhor Designer de Angola, Diploma de Mérito pelo Ministério da Cultura; Prémio da lusofonia e outros prémios que agradeço a todo o povo angolano. 

ANGOP - Você é uma artista reconhecida. Vestiu os atletas angolanos durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. Como foi essa experiência?

NT – Trabalhar em moda exige muita disciplina. Tenho trabalhado com o objectivo de elevar o nome de Angola além-fronteiras. Internacionalmente, temos conquistado bons resultados e conseguimos despertar a atenção do mundo.  Os Jogos Olímpicos foram um palco de uma verdadeira exposição a nível mundial. Tivemos outras como Londres, Óscares em Holywood com Rachel do Congo para a nomeção de melhor filme estrangeiro; Berlim, Macau, Itália e outros pauses que conhecem e aplaudiram a nossa representação.

Aos novos talentos o meu conselho é nunca desistam dos vossos sonhos. Disciplina e foco. É possível trabalhar e atingirmos a excelência, mas primeiro temos que acreditar em nós!

ANGOP -  Quais são as peças essenciais que toda mulher deve ter em seu guarda-roupa?

 NT – A famosa Camisa branca que pode ser usada num look formal ou casual. O famoso Blazer seja para trabalho no dia-a-dia ou para sair à noite. Um vestido preto simples e elegante,  eu particularmente uso muita roupa africana no meu dia-a-dia, desde as calças que podem ser combinadas com qualquer camisa aos acessórios e sapatos.

 A T-shirt básica, a saia lápis que é uma peça clássica que pode ser usada no escritório ou em eventos mais formais, e pode ser facilmente combinada com várias partes de cima.

A minha identidade é um factor importante na forma como me apresento no meu dia-a-dia. E a minha comunicação com o resto do mundo!  

ANGOP – Nadir lida com a pressão de criar algo novo e inovador a cada temporada. Conte-nos como é vencer sempre esses desafios?

 NT – Lido com a pressão de criar algo todos os dias. Esta é a minha tarefa! Eu crio todos os dias sete dias da semana. Para resultar num trabalho internacional a responsabilidade é muito grande. Estou constantemente atenta a sinais de inovação e sugestões para logo de seguida criar o conceito que pretendo.  

ANGOP – Quais são as habilidades mais importantes para um estilista ter sucesso na indústria da moda?

 NT – Para ter sucesso na indústria da moda, um estilista deve possuir uma variedade de habilidades que o tornam diferente um do outro.

Criatividade, conhecimento técnico, comunicação, adaptabilidade, atenta a pequenos detalhes, conhecimento de negócios, gestão do tempo. E um mercado muito competitivo em qualquer parte do mundo.  

ANGOP – Quais são os erros mais  comuns que as pessoas cometem ao vestir-se?

NT – Os Angolanos são por natureza muito vaidosos. Muito atentos às combinações e às escolhas. Alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem e penso que o principal é não conhecer o próprio corpo. Vestir-se de acordo com o tipo de corpo é fundamental para garantir um visual que valorize as características individuais. Outro ponto é as combinações de cores 

Às vezes, menos e mais. Misturar muitas cores ou estampas pode resultar em um visual desordenado.

Não considerar o contexto. Nos casos específicos de um funeral, uma festa ou simplesmente para um passeio. Vestir-se de forma apropriada para a ocasião é essencial.

Não prestar atenção aos detalhes como o ajuste das roupas, acessórios e cuidados com a aparência podem fazer uma grande diferença no visual geral.

ANGOP – Como vê o futuro da moda, em Angola, especialmente considerando os avanços tecnológicos e as crescentes preocupações com a sustentabilidade?

NT – Vejo um futuro comprometido e não muito fácil para a moda, em Angola. Independentemente dos avanços tecnológicos e um foco crescente na sustentabilidade serão necessários investimentos na indústria têxtil com a implementação de políticas de incentivo financeiro, subsídios ou créditos com taxas de juros favoráveis, programas de capacitação e assistência técnica e com o acesso cada vez maior à tecnologia.

Com estas condições, os designers angolanos terão a oportunidade de alcançar um público global e experimentar novas formas de criação e produção. Além disso, a consciencialização sobre sustentabilidade está conscientemente a ser praticada por alguns designers africanos principalmente os que vivem na Europa.

Existe uma demanda por práticas mais éticas e ambientalmente responsáveis na indústria da moda, o que pode resultar em uma abordagem mais consciente e colaborativa para o design e a produção de moda em Angola.

A integração desses elementos pode impulsionar a indústria da moda angolana para novas alturas numa combinação perfeita entre a tradição, a inovação e a responsabilidade.

ANGOP – Na  sua opinião, qual é o papel da moda na sociedade actual?

 NT – A moda é uma arte! A moda desempenha vários papéis importantes. Além de ser uma forma de expressão pessoal, a moda pode ser vista como uma ferramenta para promover a inclusão, a diversidade e a auto-expressão.

Ela desempenha um papel importantíssimo na economia do nosso país. Impulsiona indústrias, cria  empregos e influência tendências culturais. Além disso, a moda pode ser uma plataforma para abordar questões sociais, como sustentabilidade e igualdade de género, à medida que mais marcas e consumidores procuram opções éticas e conscientes.

A moda no nosso país acaba também por servir de facilitador nas relações entre países especialmente entre os países africanos.  

ANGOP – Quem são seus ícones de moda ou designers favoritos? Eles influenciam o seu trabalho?

 NT – Admiro profundamente designers africanos como Laduma Ngxokolo (África do Sul ), Benchellal  (Marrocos ). Eles são mestres em capturar a rica diversidade cultural do continente africano em suas criações, utilizando padrões vibrantes, tecidos tradicionais e silhuetas contemporâneas.

Em Angola, estou atenta aos novos talentos da moda. Temos crianças de 12/14 anos com muita vontade de crescer no design e está a ser interessante o trabalho com estes que serão o futuros designers do continente.

Perfil

Nadir Lusiane Casimiro Tati nasceu, aos 2 de Setembro de 1974, na cidade de Luanda, e é mãe de dois filhos.

 Desenha moda africana para África e para o mundo inteiro. Angolana, cosmopolita, fala várias línguas e já viveu um pouco por todo o mundo.

Começou a sua história no mundo da moda, dando os primeiros passos como modelo – enquanto residente na Africa- do Sul – e depois como estilista.

Desde pequena que gostava de desenhar e assinar o seu nome em tudo quanto era papel em casa. Tudo começou muito cedo por influência da sua mãe, também costureira.

É a principal referência quando se fala de moda contemporânea, em Angola. Formada em Criminologia, Consultora de Imagem, Desenho de Moda, já trabalhou vários anos como manequim, uma profissão que lhe despertou a paixão pelas artes e pelo mundo da moda.

Ganhou o Prémio de Melhor Criadora de Angola durante quatro anos quase seguidos: 2010, 2011,2012 e 2014. Foi nomeada a Diva da Moda de Angola, em 2011 e 2012. Diva do Momento, em 2012, ano em que arrecadou dois troféus no mesmo evento.

Em 2013, o prestigiado Prémio Sirius – atribuído às personalidades com destaque em Angola – foi atribuído a Nadir Tati pela sua excelência no ramo empresarial e por ter elevado o nome de Angola nas passerelles do Mundo, sendo já considerada pelos jornais estrangeiros como uma das pessoas mais importantes na história da moda africana pelo seu talento, determinação e persistência.

É ainda a primeira estilista angolana e africana a vestir uma actriz de cinema para os Óscares em Hollywood, com Rachel Mwanza, da República do Congo, nomeada para o melhor filme estrangeiro 2013.

Como defensora acérrima das tradições e costumes africanos, Nadir Tati luta diariamente com o objectivo de elevar a moda angolana ao mesmo nível dos outros países como Estados Unidos da América, Alemanha, Coreia, México, Bélgica, Macau, Espanha, Portugal, África do Sul, Moçambique, Quénia, Togo, Tanzânia e outros países que aplaudiram as criações de Nadir Tati.

A criadora que vê nas horas livres o ténis e natação como a sua “terapia”, para além de outras, ganhou, em 2017, o Prémio da Lusofonia, atribuído a personalidades de destaque nos países de expressão portuguesa.

Os trabalhos da estilista angolana são produzidos com base em bordados, transparências, rendas e tecidos africanos. E para a estilista angolana, a roupa é sinónimo de identidade pessoal e autoconfiança. ART/IZ

 



Tags



Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

+