Ondjiva- O Presidente da Brigada Jovem de Literatura no Cunene, Hamilton Artes, alertou, esta terça-feira, as famílias a promover acções que visam estimular a literatura infanto-juvenil, de modo a cultivar o hábito de leitura nas crianças.
Em declaração à ANGOP, a propósito do 2 de Abril, Dia Mundial da Literatura Infantil, precisou ser responsabilidade das famílias estimular o gosto pela leitura nas crianças, através da aquisição de livros.
Precisou ainda que as crianças têm direito à educação literária, por isso que os pais devem comprar livros infantis, realçando que não se pode dar livros que ultrapassam a dimensão da interpretação que a criança possui.
Disse que a família é o agente fundamental de aprendizagem, pôs a literatura não congrega apenas as escolas, escritores, críticos literários e instituições afins.
Ressaltou a necessidade das escolas darem importância a questões ligada ao hábito de leitura nas crianças e jovens, através da promoção de torneios ou competições de leituras e de redacção, visando a descoberta de potenciais talentos de escrita criativa
Realçou ainda a necessidade de se trabalhar de forma conjunta para reverter o actual quadro de letargia a nível da produção da literatura infantil na província e no país em geral.
O responsável argumentou que o acesso aos livros infantil é ainda difícil no Cunene, devido a escassez de escritores, falta de editoras para publicação de livros, assim como espaços de venda e o sistema socioeconómico das famílias.
O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) em 1967 e celebra-se anualmente a 2 de Abril, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura.
A data visa homenagear o escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo mundo, com foco para "O Patinho Feio", "O Soldadinho de Chumbo" e "A Pequena Sereia".
A IBBY escolheu o 2 de Abril para celebrar a data por ser o dia do aniversário natalício do autor. FI/LHE/ART