Ministra de Estado coordena comissão para 2ª edição da Bienal da Paz

  • Carolina Cerqueira
Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, está a coordenar a Comissão Multisectorial para a realização da 2ª edição da Bienal da Paz- Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz em África, a ter lugar em 2021.

A comissão criada pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a incumbência de preparar as condições do evento e o acordo com a Unesco.

Conforme publicação em Diário da República, de 16 de Novembro, a comissão é integrada pelo ministro das Relações Exteriores, na qualidade de coordenador-adjunto, ministros da Cultura, Turismo e Ambiente, da Defesa e Veteranos da Pátria, do Ensino Superior, Ciência e Inovação, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, entre outras individualidades.

A Bienal é uma plataforma que visa desenvolver e consolidar uma cultura de paz e não-violência, desencadeando um movimento Pan-Africano que promova a diversidade cultural e a unidade africana.

Trata-se de plataformas de reflexão sobre o futuro de África, com abordagens focadas sobre a educação, ciência, cultura ao serviço da cultura de paz em África, prevenção de conflitos e o papel da mídia na promoção da paz.

O conceito da Bienal está assente numa Aliança de Parceiros para a Cultura da Paz em África, enquanto plataforma para a mobilização de recursos e parceiros para apoiar o evento e desenvolver projectos e iniciativas de grande impacto.  

O evento visa, entre outros objectivos, enaltecer os valores da paz e da cidadania e materializar a aliança de povos em torno da cultura da paz.

Com o evento tripartido (Angola, União Africana e UNESCO), o país quer promover também a harmonia e irmandade entre os povos através de actividades e manifestações culturais e cívicas, com a integração das elites africanas e representantes da sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas, assim como intelectuais, artistas e desportistas.

A primeira edição aconteceu em Setembro de 2019, reunindo diversas personalidades políticas, desportistas, culturais.