Ministro Filipe Zau lamenta morte de Justino Handanga

     Cultura           
  • Luanda     Segunda, 18 Março De 2024    22h00  

Luanda - O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, considerou uma perda irreparável a morte do músico angolano Justino Handanga, ocorrida esta segunda-feira, em Luanda, por doença.

Justino Handanga morreu aos 55 anos de idade, no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), onde foi evacuado recentemente.

Numa nota, que à ANGOP teve acesso, o governante endereçou sentimentos de pesar à família do malogrado.

Destacou os feitos do músico em prol da preservação e exaltação da cultura angolana.

 

Bié

 

Numa outra nota, o governador do Bié, Pereira Alfredo, afirmou que a música perdeu um embaixador íntegro da cultura angolana, com a morte de Justino Handanga.

O governante refere que o músico, que várias vezes actuou nesta região Centro/Sul do país, granjeava um carisma inigualável da população desta província.

Pereira Alfredo reafirmou que música fica agora privada da voz de um ícone que soube valorizar a língua nacional umbundo nas suas composições que emocionaram o país, e não só.

"A população do Bié em particular chora com profunda tristeza aquele que considera um filho e um verdadeiro intérprete da nossa cultura e da nossa identidade", lê-se na nota de condolências.

Vários músicos desta província também lamentaram a morte do colega, com realce para Francisco de Assim, que recentemente gravou uma música, com a participação de Justino Handanga, com o título “Desabafo”. 

 

Moxico

 

Na província do Moxico, a classe artística considera o músico e compositor Justino Handanga como uma estrela e “relíquia” da música nacional.

Reagindo sobre a morte deste ícone da música angolana, os artistas locais renderam-se perante esta figura que cantou e encantou os angolanos, sobretudo na época da guerra civil no país, com ricas canções, principalmente na língua Umbundu.

Para o músico Raimundo da Silva "Rey Lex”, Handanga foi uma estrela da música folclore do país, tendo contribuído muito para o manancial da música angolana.

Rey Lex, que dividiu várias vezes o palco com Justino Handanga, acredita que o nome deste músico e compositor ficará gravado nos anais da história musical angolana.

Na mesma perspectiva, a cantora Namanhonga classificou Handanga como uma “lenda”, que serviu como fonte de expiração de várias gerações de músicos.

Recordando o momento que partilhou o palco com o malogrado, há menos de um ano, na província do Cuando Cubango, reconheceu que contribuiu muito para a unificação da classe artística do país, opinião partilhada pela cantora Sandra Nhakatolo.

“O país está a perder vários mosaicos culturais”, lamentou a artista do estilo Tchianda.

Para o artista folclore Henriques Salomão "Chefe Tchicomba", o país perdeu uma figura que soube fazer marketing, permitindo a valorização da música tradicional angolana, importante veículo para a preservação dos hábitos e costumes locais.

 

Cunene

 

Justino Handanga foi também enaltecido na província do Cunene, como um ícone da música popular angolana e da promoção da identidade linguística nacional.

Por seu turno, o chefe do departamento provincial da acção cultural, Adérito Armando, realçou que a morte de Justino Handanga constitui uma perda irreparável, tendo considerado o momento de profunda tristeza para a cultura nacional.

“Não é apenas o Huambo que perde este grande artista, mas o país e a cultura no geral, pois, ao cantar na língua umbundo, exaltava as línguas nacionais”, sublinhou.

Adérito Armando diz que durante toda sua vida o malogrado doou-se a causa da valorização e exaltação das línguas locais e várias vezes pisou o solo do Cunene em eventos culturais.

Para o artista Vlado Coast,  o desaparecimento físico do artista representa a perda de um grande ícone da música que serviu de fonte de inspiração às novas gerações, usando as línguas nacionais nas suas obras à nível local e internacional.

Disse que a morte de Handanga representa uma perda para o tecido musical angolano, com particular realce para a cultura dos povos do sul.

Apesar de não ter uma proximidade  com o malogrado, Vlado Coast disse que chegou a  conhecê-lo e privou por duas vezes com o artista,   tendo caracterizado como uma pessoa simples, de trato fácil  e humilde.

Já o promotor de eventos, António Machado, afirmou que foi um artista que demonstrou, a sociedade angolana, cantos com uma característica peculiar, que levava ao delírio qualquer pessoa.

O estilo musical  do artista levava as comunidades locais a vibrar e dançar, o que de certa forma conservava algo característico da tradição, identidade cultural e da originalidade do bem encantar dos povos de Angola, referiu.

 

Lunda-Sul

 

Na província da Lunda-Sul, os artistas residentes mostraram também a sua consternação pela morte de Justino Handanga que, segundo Mbimbi Chow, foi um exímio compositor e artista completo, defendia as suas origens e a identidade cultural do seu povo.

O músico diz que deixa um vazio incomensurável a classe artística, pois que “o seu timbre de voz deixará saudades, uma vez que não é fácil imitar os seus feitos”.

Lemba Katchokwe, outro músico, lamentou a morte do artista, reiterando que o país perde um filho, que muito bem sabia representar as origens e a identidade cultural, por onde passasse.

Para o músico Santos Católico, o passamento físico de Handanga entristece qualquer artista, pois deixa um legado para as novas gerações que terão a responsabilidade de levar as suas composições a outros patamares.

Lembrou que o artista é uma fonte de inspiração para outros e que as suas canções transmitiam mensagens de paz, união, reconciliação nacional e amor.

Por seu turno, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Nelson Muiuca, afirmou que a perda de Justino Handanga representa para todos um vazio incomensurável.

Apelou aos jovens a seguirem os exemplos de Handanga que nasceu a 1 de Janeiro de 1969, na aldeia de Ndoluka, comuna da Luvemba, município do Bailundo, província do Huambo.

Possui dois discos no mercado musical, sendo o primeiro “Ondjonguele Ya Telisiwã (Alvo Atingido) ”, lançado em 2004 e o segundo “ Homenagem ao empresário Valentim Amões”, lançado em 2011.

Participou, em 2005, da 15ª edição do Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola, ficando em 3° lugar, com a conhecida música “Paulina” e, em 2006, ficou em 5° lugar, partilhando o mesmo palco com o saudoso músico Bangão.

Justino Handanga, músico do estilo popular, iniciou a carreira musical na década de 80, após ter perdido os seus progenitores, aos cinco anos, com a participação no concurso denominado “Pió-Pió”, realizado aos domingos, pela Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA), no município do Bailundo, onde imitava músicos nacionais e internacionais.

Aos 17 anos, Justino Handanga, um dos pesos-pesados do cancioneiro nacional, ingressou nas ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e fez parte de um grupo musical da corporação, denominado “Pela Paz”.

O autor dos sucessos como “Ndumbalundo”, “Olonamba”, “Tenho saudades”, “Paulina”, “Carlito” e “Abílio”, ingressou nas fileiras da Polícia Nacional de Angola no dia 10 de Outubro de 1992, após cumprir o serviço militar nas antigas FAPLA. OHA





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+