Embaixador dos EUA em Díli destaca acordo sobre aeroporto Baucau

     Mundo           
  • Luanda     Terça, 03 Agosto De 2021    10h46  
Bandeira de Timor Leste
Bandeira de Timor Leste
Divulgação

Dili - O embaixador dos Estados Unidos em Díli, que vai abandonar o cargo esta semana por motivos pessoais, disse hoje que o acordo para a reabilitação do aeroporto de Baucau assinala um novo capítulo na relação entre os dois países.

"Isto representa um novo capítulo na relação de segurança entre os EUA e Timor-Leste. Além de oferecer profissionalismo e oportunidades, e algumas infra-estruturas, este acordo cria a base para construir a confiança no futuro", disse Kevin Blackstone em entrevista à Lusa.

Kevin Blackstone falava à Lusa 24 horas depois de anunciar que "devido a circunstâncias pessoais urgentes" se tinha que demitir do cargo e regressar aos Estados Unidos, tendo partida prevista de Díli já na sexta-feira.

O diploma recordou os objectivos da missão que trazia quando assumiu funções em Díli, em Março último, destacando como "um grande sucesso" o acordo de final de Junho que vai permitir a recuperação parcial do aeroporto de Baucau, para fins comerciais, abrindo negociações sobre potenciais apoios adicionais para o sector da aviação civil em Timor-Leste.

"Há interesse também noutros projectos, incluindo possível apoio ao sector de aviação civil. Foi pedido pelo Governo esse apoio e estamos empenhados em entender as prioridades e dar todo a assistência possível", referiu.

Um dos primeiros projectos poderá ser a instalação de iluminação nocturna nas pistas dos aeroportos quer de Díli quer de Baucau, opção que permitiria o uso das infra-estruturas à noite, algo impossível actualmente.

Durante a curta permanência de Blackstone em Timor-Leste, outro dos assuntos na agenda e que ainda "suscita preocupação" tem a ver com o tráfico de pessoais (TP), aspeto que pode condicionar a futura cooperação dos Estados Unidos com Díli.

Timor-Leste foi colocado pelo segundo ano consecutivo na "lista de vigilância" do nível dois dos três usados pelo Governo norte-americano para determinar até que ponto os países cumprem as suas obrigações no combate ao tráfico humano.

Blackstone recordou hoje que uma queda para o nível três implicaria que os Estados Unidos não poderiam dar a Timor-Leste qualquer apoio de desenvolvimento, segundo as regras definidas em Washington.

"Timor-Leste tem que mostrar progressos na prevenção e eliminação de TP", reiterou

"Não exagero se enfatizar a importância de subir no ranking. A dificuldade de continuar a dar assistência a um país de categoria três é impossível de imaginar. Continuo preocupado com esta questão", disse.

Um passo positivo foi a aprovação, em Junho, pelo Governo da criação de uma nova Comissão de Luta Contra o Tráfico de Pessoas, estrutura prevista na lei e que ajudará o país a cumprir um conjunto de compromissos internacionais sobre esta matéria.

O projecto ainda não está concluído -- a lei ainda não foi publicada --, é positivo como elemento aglutinador das várias estruturas envolvidas (incluindo polícia e justiça) mas "não é suficiente" e Timor-Leste, considera o diploma, tem que garantir boa recolha de dados sobre o problema, "mais condenações" de responsáveis por TP e que "consegue ar proteção genuíno às vítimas".

Difícil de conseguir no calendário previsto, de assinatura ainda este ano, está o acordo com o Millenium Challenge Corporation, de cerca de 210 milhões de dólares (177,466 milhões de euros), e que estado a ser preparado pelos dois países.

"Consultores técnicos e gestores dos projectos já estão desde Julho em Timor-Leste e estão a levar a cabo várias reuniões. Consideram estar a fazer grande progresso, mas a covid-19 está a fazer atrasar tudo e o objectivo de assinar antes do final do ano talvez não se concretize", disse.

"O Governo está a cumprir os requisitos pedidos, a responder e estou optimista que será assinado. Não sabemos ainda quando", afirmou.

Por resolver contínua, porém, um dos assuntos mais complexos, que diz respeito a um acordo para uso mais alargado do espaço actualmente alugado pelos Estados Unidos para a sua embaixada em Díli.

Washington pretendia um período de arrendamento mais longo, para poder fazer obras e ampliar as infra-estruturas claramente insuficientes, mas o processo tem sido demorado por vários aspectos, tanto sobre o contrato em si como por questões de reciprocidade.

"Houve algum avanço e chegamos a acordo sobre a duração do acordo de arrendamento. Aceitamos que o máximo que, segundo a lei, pode ser aprovado é dois contratos de 50 anos cada", disse Blackstone.

"A questão agora tem mais a ver com reciprocidade. A questão é mais complexa e o foco é responder à questão da presença diplomática de Timor-Leste nos EUA, tanto a embaixada em Washington como o pedido de apoio para adquirir uma propriedade para a missão em Nova Iorque junto das Nações Unidas", referiu.

Ainda assim Blackstone mostra-se otimista que o assunto se possa resolver, especialmente depois da visita que a chefe da diplomacia timorense tem prevista aos Estados Unidos em setembro.

Blackstone sublinha que apesar da curta presença em Timor-Leste parte com "sentimentos claramente positivos", sublinhando que o país em apenas 20 anos conseguir criar um padrão de "eleições e democracia", tem uma estratégia de desenvolvimento e manteve a paz.

Sem elaborar, explica que parte de Timor-Leste por circunstâncias que o obrigarão a estar nos Estados Unidos durante um longo período, e que apesar do empenho em 30 anos de serviço "há outras prioridades" a que deve dar atenção.

O processo de identificar o sucessor pode demorar um ano, sendo que até lá o Embaixador Tom Daily assumirá interinamente as funções de embaixador e liderará a missão em Timor-Leste.

 



Tags



Fotos em destaque

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Terça, 09 Abril De 2024   12h56

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Terça, 09 Abril De 2024   12h52

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Terça, 09 Abril De 2024   12h48

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Terça, 09 Abril De 2024   12h43

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Terça, 09 Abril De 2024   12h33

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Terça, 09 Abril De 2024   11h54

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Terça, 09 Abril De 2024   11h50

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Terça, 09 Abril De 2024   11h45

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Terça, 09 Abril De 2024   11h43

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Terça, 09 Abril De 2024   11h39


+