França vai julgar Air France e Airbus por queda de avião

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  • Luanda     Quinta, 13 Maio De 2021    17h35  

Paris - O Tribunal de Apelação de Paris determinou nesta quarta-feira que as companhias Air France e Airbus sejam processadas por "homicídio involuntário" pela responsabilidade indirecta no voo Rio-Paris, que caiu no mar em 2009 causando 228 mortes.

A decisão, motivada por apelos da Procuradoria-Geral e de familiares das vítimas, invalida a suspensão do processo determinada em 2019, que favoreceu a companhia aérea franco-holandesa e o fabricante europeu de aeronaves no encerramento das investigações.

Os advogados da Airbus anunciaram que vão recorrer à Suprema Corte e denunciaram uma "decisão injustificada". "A Air France nega ter cometido crime" que causou este terrível acidente, disse o advogado da companhia aérea, François Saint-Pierre.

As famílias das vítimas, por outro lado, receberam a notícia com alegria. "É uma grande satisfação a sensação de finalmente ter sido ouvido pela Justiça", disse com grande emoção Danièle Lamy, presidente da associação "Entraide et Solidarité AF447".

A 01 de Junho de 2009, um Airbus A330 que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris caiu no Oceano Atlântico. Todos os passageiros e tripulantes - 228 pessoas de 34 nacionalidades - morreram no acidente, o pior da história da companhia aérea francesa.

Em 2019, após uma década de batalhas judiciais, a Procuradoria de Paris pediu um julgamento apenas contra a Air France, avaliando que a companhia aérea foi "negligente e imprudente" nos treinamentos dos pilotos.

Os juízes de instrução não seguiram a recomendação e pronunciaram a suspensão geral do processo. Para eles, o acidente deveu-se "a uma combinação de elementos que nunca haviam ocorrido e, portanto, revelaram perigos nunca antes percebidos".

As investigações "não levaram à caracterização de falha da Airbus ou da Air France em relação a erros de pilotagem na origem do acidente". As famílias das vítimas e o sindicato dos pilotos recorreram, assim como a acusação.

A Procuradoria-Geral foi além das exigências do Ministério Público de Paris, do qual é superior, ao solicitar que não só a Air France, mas também a Airbus fossem a julgamento.

A Procuradoria-Geral considerou que as causas indirectas do acidente são responsabilidade das duas empresas.

Os responsáveis pela Air France, disse a Procuradoria, "não forneceram a formação e as informações necessárias para as tripulações" enquanto "a Airbus subestimou a gravidade das falhas da sonda de velocidade Pitot" e não fizeram o suficiente para corrigi-las. O congelamento da sonda durante o voo causou um distúrbio nas medições de velocidade, desorientando os pilotos até que estes perdessem o controlo do avião.





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