Milhares de pessoas nas ruas no maior protesto contra golpe em Myanmar

     Mundo           
  • Luanda     Segunda, 22 Fevereiro De 2021    21h56  

Rangun - Milhares de pessoas saíram hoje para a rua em todo o Myanmar (antiga Birmânia), no dia de maiores protestos contra a junta militar desde o golpe de Estado a 01 de Fevereiro.

O bloqueio da internet, o corte de estradas e as ameaças dos militares de que haverá mais mortes -- depois de duas pessoas terem sido mortas por tiros da polícia neste fim de semana - não impediram os cidadãos de sair em massa para se manifestarem, na sequência de uma convocatória para paralisar o país.

Os protestos inundaram as principais artérias de Rangum, a cidade mais populosa do país, de Naipyidó - a capital - e de Mandalay, palco da repressão sangrenta do fim de semana, mas também de muitas outras cidades de todo o país.

Os manifestantes exigiram o restabelecimento da democracia e a libertação dos presos políticos, que já ultrapassam os 600, incluindo a líder eleita, Aung San Suu Kyi, apelos que têm sido repetidos diariamente há mais de duas semanas em resposta ao golpe militar de 1 de fevereiro.

Embora os protestos tenham estado a ser realizados de forma pacífica, foram registadas hoje em Naipyidó várias altercações, de acordo com vídeos divulgados por ativistas nas redes sociais, que mostram a polícia a perseguir os manifestantes e a fazer várias detenções.

"Não quero saber das suas leis e normas, não são o nosso Governo, por isso não temos de lhes obedecer. Nem aos toques de recolhimento nem a nada. Vamos sair para a rua todos os dias até á não podermos andar", assegurou um estudante de 18 anos à agência de notícias espanhola Efe, durante o protesto em Rangun.

Antes da convocação de hoje, a junta militar deixou, mais uma vez, o país sem internet durante a noite e restringiu o uso de dados durante a manhã, além de cortar várias artérias de Rangum e Naipyidó para impedir o acesso a locais especialmente concorridos durante os protestos.

"Na verdade, os meus amigos e eu costumávamos sair para nos manifestarmos de manhã. Mas ontem [domingo] à noite, ouvimos muitas notícias diferentes sobre uma possível repressão enquanto a internet estava desligada. Então, decidimos sair assim que a rede foi restabelecida", disse uma mulher empresária de 27 anos durante os protestos em Rangun.

"Se quiserem fazer-nos alguma coisa, vamos mostrá-lo ao vivo. e contar ao mundo o que nos estão a fazer", acrescentou.

A convocatória recebeu o nome de "revolução 22222", por ter sido realizada em 22/02/2021, em alusão aos protestos contra a junta militar de 08 de agosto (mês 08) de 1988, conhecida como revolução 8888, que foi reprimida com violência pelas forças de segurança.

A resposta de hoje, que paralisou quase todo o país, surgiu depois de uma repressão policial que, no sábado, provocou a morte de dois manifestantes em Mandalay, a segunda maior cidade de Myanmar.

Com as duas mortes registadas no fim de semana, já são três as vítimas mortais causadas pela violenta resposta das forças de segurança, após Mya Thwe Thwe Khine, uma jovem de 20 anos ter sido baleada na cabeça pela polícia durante um protesto, tendo o seu funeral sido realizado no domingo em Naipyidó.

Em resposta às mortes, a junta militar acusou os manifestantes de "aumentar o incitamento à revolta e à anarquia da multidão" e advertiu que mais vidas poderão "ser perdidas".

"Os manifestantes estão agora a incitar as pessoas, especialmente adolescentes e jovens emocionais, a percorrerem um caminho de confronto no qual sofrerão a perda de vidas", referiu uma mensagem transmitida na noite de domingo pela televisão pública MRTV.

A situação no país está a provocar preocupação na comunidade internacional, tendo Tom Andrews, relator especial da ONU, publicado uma mensagem na rede social Twitter na qual alerta a junta militar que terá de assumir responsabilidades pelo que fizer, ao contrário do que aconteceu durante os tumultos sangrentos de 1988.

Por seu lado, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu hoje que o exército birmanês "pare imediatamente a repressão" e liberte os detidos, enquanto o Conselho da União Europeia condenou o golpe militar "nos termos mais veementes" e sublinhou que "a UE apoia o povo birmanês" nos seus protestos.

A enxurrada de críticas das embaixadas das principais potências ocidentais e da ONU devido à brutalidade policial em Myanmar não agradou a junta militar, que a descreveu como "interferência flagrante nos assuntos internos da Birmânia".

O exército justificou a tomada do poder com uma suposta fraude eleitoral realizada nas eleições de novembro passado, nas quais a Liga Nacional para a Democracia, partido liderado por Suu Kyi, venceu por larga maioria, como aconteceu em 2015.

A 01 de fevereiro, o exército do Myanmar prendeu a chefe do governo civil birmanês, Aung San Suu Kyi, o Presidente Win Myint e vários ministros e dirigentes do partido governamental, proclamando o estado de emergência e colocando no poder um grupo de generais.

A junta militar garantiu que se irá manter no poder durante um ano, até à realização de um novo ato eleitoral e tem reprimido fortemente sucessivos protestos contra a atuação dos militares em várias cidades de Myanmar.





Fotos em destaque

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Domingo, 24 Março De 2024   17h22

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Domingo, 24 Março De 2024   17h17

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Domingo, 24 Março De 2024   17h12

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Domingo, 24 Março De 2024   17h04

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Domingo, 24 Março De 2024   16h52

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43


+