Nobel da Paz atribuído a activista iraniana Narges Mohammadi

     Mundo           
  • Luanda     Sexta, 06 Outubro De 2023    11h58  
Símbolo do Prémio Nobel
Símbolo do Prémio Nobel
Divulgação

Oslo - O prémio Nobel da Paz foi esta sexta-feira atribuído à activista iraniana Narges Mohammadi, pela "luta contra a opressão das mulheres no Irão" e "pela promoção dos direitos humanos e liberdade para todos", foi revelado em conferência de imprensa.

"A sua luta valente veio com custos pessoais tremendos. O regime iraniano já a deteve 13 vezes, condenando-a 5 vezes a um total de 31 anos de prisão e 154 chicotadas", disse o Comité Norueguês do Nobel.


Narges Mohammadi encontra-se, actualmente, a cumprir pena de prisão.


O prémio da paz deste ano pretende reconhecer "as centenas de milhares de pessoas que, no ano passado, se manifestaram contra as políticas de discriminação e opressão do regime teocrático do Irão contra as mulheres", explicou o comité norueguês.

"O lema adoptado pelos manifestantes - 'Mulher-Vida-Liberdade' - expressa adequadamente a dedicação e o trabalho de Narges Mohammadi", referiu.

Narges Mohammadi, foi elogiada ainda pela sua "corajosa luta pela liberdade de expressão e pelo direito à independência".

"O comité do Nobel espera que o Irão liberte a activista iraniana de direitos humanos Narges Mohammadi, vencedora do Prémio Nobel da Paz de 2023, para receber o seu prémio em Dezembro", disse a presidente do Comité Norueguês, Berit Reiss-Andersen, que anunciou o prémio em Oslo.

"Se as autoridades iranianas tomarem a decisão certa, irão libertá-la para que ela possa estar presente para receber esta honra. É o que esperamos acima de tudo", sublinhou.


"Este prémio é, antes de mais, um reconhecimento do trabalho muito importante de todo um movimento no Irão, através da sua líder indiscutível, Narges Mohammadi", referiu a responsável do comité.


"Não cabe ao Comité do Nobel decidir o impacto do prémio. Esperamos que seja um incentivo para continuar o trabalho de qualquer forma que este movimento considere adequada", afirmou.


Em Novembro de 2021, Narges Mohammadi foi presa pelas autoridades iranianas depois de ter estado num evento em memória de uma vítima das manifestações violentas de 2019.


O seu marido, Taghi Rahmani, baseado em Paris, publicou nas redes sociais que a activista tinha sido julgada em cinco minutos e condenada a prisão e a 70 chicotadas, tendo ainda ficado proibida de comunicar e sem acesso a advogados.

Narges Mohammadi foi enviada para a prisão de Gharchak, perto de Teerão, acusada de "espionagem para a Arábia Saudita".
Em Maio do ano passado, a União Europeia apelou ao Irão para reconsiderar a sentença, mas sem sucesso.


Mohammadi foi vice-presidente do Centro dos Defensores dos Direitos Humanos do Irão, entretanto proibido, e é próxima da laureada com o Prémio Nobel da Paz Shinri Ebadi, que fundou o centro.


Em 2018, Mohammadi, que é engenheira, foi galardoada com o prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, atribuído pelo Parlamento Europeu.


Ela é a 19.ª mulher a ganhar o Prémio Nobel da Paz e a segunda iraniana, depois de a activista de direitos humanos Shirin Ebadi ter recebido o Nobel em 2003.


O Irão viu desenvolver-se, no ano passado, uma verdadeira revolução pelos direitos das mulheres, sobretudo depois da morte de uma jovem curda que estava detida pela polícia.


A 16 de Setembro, Mahsa Amini, de 22 anos, morreu depois de ter passado três dias sob a custódia da polícia da moralidade iraniana - o último já em coma num hospital em Teerão -, por alegado uso indevido do 'hijab', o véu islâmico, o que constitui uma "violação" ao rígido código de vestuário do país.


As primeiras manifestações eclodiram nas localidades curdas do noroeste, em particular em Saghez, cidade natal de Amini, mas os protestos generalizaram-se a outras cidades.


A repressão às manifestações foi violenta, tendo causado pelo menos 448 mortes de civis, segundo a organização não-governamental Iran Human Rights, com sede em Oslo.


Além disso, cerca de 15 mil pessoas foram presas nas manifestações, duas mil das quais acusadas de vários delitos por participação nos protestos, e pelo menos seis foram condenadas à morte.


O Conselho de Direitos Humanos da ONU decidiu, apesar da oposição de Teerão e de Pequim, abrir uma investigação internacional sobre a repressão às manifestações.


Mohammadi estava atrás das grades na altura dos protestos pela morte de Mahsa Amini, mas contribuiu com um artigo de opinião para o The New York Times.

"O que o Governo pode não compreender é que quanto mais eles nos prendem, mais fortes nos tornamos", escreveu.

A entrega dos prémios acontece numa cerimónia marcada para dia 10 de Dezembro, data do aniversário da morte de Alfred Nobel. O prémio da paz é entregue, especialmente, em Oslo, cumprindo a vontade de Nobel. Já a cerimónia de entrega dos outros prémios terá lugar em Estocolmo.


Em 2022, o Nobel da Paz foi atribuído a Ales Bialiatski, da Bielorrússia, e às organizações de defesa dos direitos humanos Memorial, da Rússia, e Centro de Liberdades Civis, da Ucrânia.CS



Tags



Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+