Vaticano - O Papa Francisco afirmou, este sábado, que está "contente" por regressar a Portugal e agradeceu a todos os aqueles que estão a preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal.
Esta mensagem do sumo pontífice foi transmitida num vídeo a que as estações televisivas tiveram acesso, durante um encontro com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, no Vaticano.
"Quero saudar-vos a vocês, lisboetas, que estão a trabalhar tanto para preparar este encontro da Juventude", começou por dizer no vídeo, no qual surge ao lado de Moedas.
"Estou contente por voltar a Lisboa, a Portugal. Estou contente com o que estão a fazer. Obrigada por serem acolhedores. Obrigada por se empenharem nesta abertura do coração. Desejo-vos o melhor, que Deus vos abençoe e vos dê força para seguir adiante e obrigado por todo este trabalho", rematou.
Sublinhe-se que este encontro visa assinalar os 100 dias que faltam para o início da JMJ. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa já havia dito que é um "grande orgulho poder estar no Vaticano" e que "Lisboa não falhará" no acolhimento da JMJ.
De recordar que Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para o evento, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de Agosto deste ano, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.
A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.
O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJLisboa2023, no dia 23 de Outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus. Este gesto marcou a abertura mundial das inscrições para o encontro mundial de jovens com o Papa.
Até ao momento já iniciaram o processo de inscrição mais de meio milhão de jovens.