PM da Polónia insiste na primazia do direito nacional e acusa UE de défice democrático

     Mundo           
  • Luanda     Terça, 19 Outubro De 2021    11h27  

Estrasburgo, França - O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, insistiu hoje num debate no Parlamento Europeu que a Constituição polaca tem primazia sobre o direito comunitário e acusou a União Europeia e as suas instituições de "défice democrático", rejeitando o que classificou de "chantagem".

 Antes, a Presidente da Comissão Europeia já tinha afirmado que a "Comissão actuará" e que "não vai permitir" que "os valores comuns sejam postos em risco".


O debate aconteceu em Estrasburgo, no Parlamento Europeu, sobre a crise do Estado de direito na Polónia e a primazia da legislação da UE.


Mateusz Morawiecki afirmou que "a lei mais alta da República da Polónia é a Constituição, fica acima de qualquer outra", e garantiu que o Governo vai zelar pela sua primazia.


O primeiro-ministro polaco lançou vários ataques à União, ao mesmo tempo que garantia, no entanto, que "a Europa é o lugar da Polónia" e é na UE que o país quer permanecer.


O chefe de Governo polaco argumentou que o direito da UE tem primazia sobre o nacional "nas áreas que foram delegadas pelos Estados-membros à União", mas não em todas, e garantiu que Varsóvia "não se deixa intimidar".


Disse também que as instituições da UE têm "dois pesos e duas medidas" consoante os Estados-membros com os quais lidam, observando que "a divisão entre mais fortes e mais fracos está a agravar-se", algo que é visível para os cidadãos, que "não são cegos nem surdos, e que vão perder a confiança" no projeto europeu.


Morawiecki queixou-se de que o seu Governo estar a ser "atacado de uma forma injusta e parcial", defendeu que "as regras dos jogos devem ser as mesmas para todos", e afirmou que "nunca o défice democrático foi tão visível como nos últimos anos".

"Cada vez mais frequentemente, as decisões são tomadas atrás de portas fechadas, através do ativismo de juízes europeus, e mais e mais tais decisões são tomadas sem estarem claramente baseadas nos tratados, mas sim numa criatividade legal sem qualquer controlo. Chegou a altura em que temos de dizer `não` e dizer `basta`. Por isso dizemos `não` ao centralismo europeu", declarou.


Rejeitando "as lições paternalistas" de vários atores da UE, Mateusz Morawiecki criticou em particular "a linguagem de ameaças" de aplicação de sanções à Polónia por violação do Estado de direito e dos valores europeus, garantindo que Varsóvia não se deixará intimidar pela "chantagem, que se tornou um método habitual de determinados Estados-membros".


Disse também que o cenário de um `Polexit` - saída da Polónia do bloco europeu - é "uma mentira". "A integração europeia é a nossa escolha, este é o nosso destino. A Europa é o nosso lugar, não queremos ir a nenhum outro sítio", afirmou.
Os avisos da Presidente da Comissão
 
Antes de o primeiro-ministro polaco tomar a palavra, interveio a presidente da Comissão Europeia, que garantiu que não deixará que os valores da UE sejam postos em causa pela Polónia, salientando que o Tribunal Constitucional polaco questiona os fundamentos da UE.


"Não podemos e não vamos permitir que os nossos valores comuns sejam postos em risco", disse Ursula von der Leyen, garantindo que "a Comissão actuará".


As opções de que Bruxelas dispõe para responder à Polónia são os processos de infração, em que contesta legalmente o acórdão do Tribunal Constitucional polaco, o mecanismo de condicionalidade e outros instrumentos financeiros e ainda o procedimento do artigo 7.º do Tratado da UE.


O artigo 7.º "é o poderoso instrumento do Tratado e temos de voltar a ele porque o Tribunal Constitucional polaco, que hoje lançou dúvidas sobre a validade do nosso Tratado, é o mesmo tribunal que, nos termos do Artigo 7.º, consideramos não ser independente e legítimo", referiu Ursula Von der Leyen.


"Esta é a primeira vez que um tribunal de um Estado-Membro considera que os Tratados da UE são incompatíveis com a Constituição nacional" salientou, acrescentando que "a decisão compromete a protecção da independência judicial".


Von der Leyen referiu ainda que continuará a ser defensora do diálogo, acreditando que "esta situação pode e deve ser resolvida".
Além das acções que poderão vir a ser decididas muito em breve, a Comissão ainda não aprovou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da Polónia - o mesmo sucedendo com o da Hungria, o outro Estado-membro com o qual Bruxelas tem há muito um `braço de ferro` por alegadas violações do Estado de direito.


Na sequência do debate de hoje, o Parlamento Europeu - que tem vindo a pressionar a Comissão a tomar acções legais contra a Polónia - vai adoptar uma resolução na quinta-feira, dia em que tem início em Bruxelas uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, desconhecendo-se ainda se esta questão vai ser incluída na agenda ou não.
.

 





Fotos em destaque

NewSpace Africa atrai principais agências espaciais do mundo

NewSpace Africa atrai principais agências espaciais do mundo

Quarta, 03 Abril De 2024   14h16

Peça teatral "Eles não vivem sem mulheres" regressa aos palcos

Peça teatral "Eles não vivem sem mulheres" regressa aos palcos

Quarta, 03 Abril De 2024   14h14

Pescadores sobrevivem após sete dias à deriva em alto mar

Pescadores sobrevivem após sete dias à deriva em alto mar

Quarta, 03 Abril De 2024   14h03

Comboio arrasta viatura ligeira em passagem de nível

Comboio arrasta viatura ligeira em passagem de nível

Quarta, 03 Abril De 2024   14h00

Cerimónia de tomada de posse dos ministros da Cultura e do Turismo

Cerimónia de tomada de posse dos ministros da Cultura e do Turismo

Quarta, 03 Abril De 2024   13h55

Moçâmedes terá mercado de fruta para mulheres zungueiras (vendedoras ambulantes)

Moçâmedes terá mercado de fruta para mulheres zungueiras (vendedoras ambulantes)

Quarta, 03 Abril De 2024   13h50

Árbitro angolano estreia-se no Mundial de basquetebol em sub-17

Árbitro angolano estreia-se no Mundial de basquetebol em sub-17

Quarta, 03 Abril De 2024   13h39

Peixeiras do Soyo clamam por um espaço com condições de higiene e segurança

Peixeiras do Soyo clamam por um espaço com condições de higiene e segurança

Quarta, 03 Abril De 2024   13h31

Charcutaria e Queijaria “Fumadinho” gera 13 postos de trabalho directos

Charcutaria e Queijaria “Fumadinho” gera 13 postos de trabalho directos

Quarta, 03 Abril De 2024   13h26

Transferência de competências dinamiza sector empresarial

Transferência de competências dinamiza sector empresarial

Quarta, 03 Abril De 2024   13h20


Notícias de Interesse

+