Resenha Internacional

     Mundo           
  • Luanda     Sábado, 16 Março De 2024    07h01  
Mapa do Mundo
Mapa do Mundo
Foto Divulgação

Luanda – O noticiário internacional do mundo destacou na semana que hoje, sábado, termina os vários ciberataques, de intensidade sem precedentes, a que foram alvos os serviços do Estado francês. 

O gabinete do primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, explicou que vários serviços do Estado foram alvos de ataques informáticos cujos métodos técnicos são clássicos, de intensidade sem precedentes.

Embora a França ainda não tenha identificado os autores dos ataques, o grupo de piratas informáticos Anonymous Sudan reivindicou a operação, numa mensagem divulgada através da rede social Telegram.

Este grupo de “hackers” pró-Rússia explicou que entre os seus alvos estavam os ministérios da Cultura, da Saúde, da Economia e da Transição Ecológica, além dos da Aviação Civil, a direcção interministerial de economia digital, o Instituto Geográfico Nacional e o gabinete do primeiro-ministro.

“Nesta fase, o impacto destes ataques foi reduzido para a maioria dos serviços e o acesso aos ‘sites’ do Estado foi restaurado”, assegurou o gabinete do primeiro-ministro.

No período em análise, a assinatura de um acordo de comércio livre entre a Índia e a EFTA - constituída pela Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein, no valor de 100 mil milhões de dólares (1 dólar equivale a cerca de 832,63 Kz) mereceu também destaque no noticiário internacional da ANGOP. 

Segundo a AFP, o acordo de parceria entre a Índia e a EFTA "abrirá o caminho para o crescimento e a prosperidade mútuos", impulsionando, deste modo, as exportações e o investimento.

Entretanto, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, sublinhou que o acordo comercial, negociado ao longo de 16 anos, "simboliza o compromisso comum com um comércio aberto, justo e equitativo".

Já o ministro da Economia suíço, Guy Parmelin, congratulou-se com o acordo que "permitirá utilizar melhor" o potencial económico e "criar oportunidades adicionais para a Índia e os países da EFTA".

A EFTA foi criada em 1960 para promover o comércio livre e a integração económica entre os seus membros.

Outra matéria de destaque no período em análise, foi a transferência do pessoal da delegação da União Europeia do Haiti para o Port-au-Prince, devido à violência de gangues que se assiste naquele território.

"Em resposta à dramática deterioração da situação de segurança, decidimos reduzir as nossas actividades no terreno e transferimos o pessoal da delegação da UE em Port-au-Prince para um local mais seguro fora do país", anunciou a fonte da diplomacia da UE.

A delegação da UE no Haiti, com mais de 50 funcionários, é chefiada pelo embaixador italiano Stefano Gatto.

A situação no país da Caraíbas deteriorou-se nos últimos dias com a libertação de milhares de presos, incluindo muitos líderes de gangues, e uma escalada de violência nas ruas.

O noticiário internacional da ANGOP destacou também a alteração à Lei da Cidadania (CAA), anunciada pela Índia e que tem recebido muitas criticas por ser considerada antimuçulmana, a poucas semanas das eleições gerais em que o Governo nacionalista hindu procura obter um terceiro mandato.

Numa mensagem divulgada na rede social X (antigo Twitter), o Ministério dos Assuntos Internos da Índia informou que a partir de agora passam a estar em vigor as regras da Lei de Cidadania aprovadas pelo parlamento indiano em 2019.

Estas Regras de Cidadania (CAA) permitem conceder nacionalidade indiana a migrantes irregulares do Paquistão, Afeganistão e Bangladesh que chegaram ao país antes de 2015 por motivos religiosos, desde que não sejam muçulmanos.

Com esta lei, são beneficiados apenas os hindus, os sikhs, os budistas, os jainistas, os parsi e os cristãos oriundos destes três países de maioria muçulmana.

Esta lei, aprovada em Dezembro de 2019, suscitou protestos em todo o país por excluir os muçulmanos de poderem solicitar a cidadania com base em critérios estabelecidos num texto, o que é contrário aos fundamentos seculares da lei.

A entrada em vigor da lei a poucas semanas das eleições gerais, marcadas para Abril e Maio, está a ser encarada como um movimento para dar impulso ao sentimento dos nacionalistas hindus, a base principal do voto da força política de Modi.

Ainda na semana que hoje finda, fez eco o anúncio de renúncia do primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, abrindo caminho à transição do poder no país.

Henry irá renunciar formalmente ao cargo assim que for criado um conselho de transição e nomeado um chefe de Governo interino.

Ariel Henry, que se encontra em Porto Rico depois de uma tentativa falhada de regressar ao país, falou por videoconferência com membros da Caricom durante uma reunião.

Sem eleições desde 2016, o Haiti não tem actualmente nem um parlamento, nem um presidente. O último chefe de Estado, Jovenel Moïse, foi assassinado em 2021.

A vaga de violência causada por bandos armados aumentou quando a 28 de Fevereiro se soube que Henry, que devia ter deixado o poder em 07 de Fevereiro, nos termos de um acordo de 2022, se tinha comprometido a realizar eleições no Haiti apenas em 2025.

No início de Março, Henry assinou em Nairobi um acordo para permitir o envio de agentes da polícia do Quénia para o Haiti, como parte de uma força multinacional.

O Conselho de Segurança da ONU tinha apelado recentemente para "negociações significativas" em prol da realização de eleições legislativas e presidenciais "livres e justas" e da restauração das instituições democráticas o "mais rapidamente possível" no Haiti. JM





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

+