Retirada de estrangeiros e afegãos de Cabul em condições difíceis

     Mundo           
  • Luanda     Segunda, 16 Agosto De 2021    14h37  

Cabul - A retirada de estrangeiros e afegãos que trabalharam para organizações internacionais estava a ser hoje organizada em condições muito difíceis em Cabul, na sequência da tomada de poder pelos talibãs no Afeganistão, segundo a agência France-Presse (AFP).

Os militares norte-americanos montaram uma operação para garantir a segurança no aeroporto de Cabul, onde foi reagrupado o pessoal da embaixada dos Estados Unidos para ser retirado do país, disse o Departamento de Estado.

Washington enviou 6.000 militares para o Afeganistão para retirar cerca de 30.000 diplomatas norte-americanos e civis afegãos que trabalharam para os Estados Unidos.

Os voos comerciais foram cancelados e as tropas norte-americanas dispararam para o ar para tentar controlar uma multidão de afegãos que invadiram a pista do aeroporto de Cabul, num clima de caos total.

A BBC citou testemunhas segundo as quais pelo menos duas pessoas morreram hoje no aeroporto de Cabul, mas outras fontes admitem que o número poderá ser superior, embora se desconheça se foram mortas devido a disparos ou esmagadas pela multidão.

O canal árabe Al Jazeera mostrou um vídeo que circula nas redes sociais em que se vê centenas de pessoas a correr ao lado de um avião militar norte-americano na pista do aeroporto.

Numa declaração conjunta, os Estados Unidos e 65 outros países defenderam que os cidadãos afegãos e estrangeiros que queiram fugir do Afeganistão "devem ser autorizados a fazê-lo", advertindo os talibãs de que devem dar mostras de responsabilidade nesta questão.

A União Europeia (UE) já tinha reconhecido que a chegada dos talibãs à capital do Afeganistão tornou "ainda mais urgente" a necessidade de proteger os afegãos ao seu serviço, para que não sejam alvo de represálias.

O Alto Representante da UE para a Política Externa convocou uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 para terça-feira, para discutir a situação no país.

Também o Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se hoje para discutir a situação.

Além dos EUA, vários outros países, incluindo Alemanha, França, Países Baixos e Espanha, também transferiram o seu pessoal diplomático para o aeroporto.

A Alemanha tenciona também enviar soldados para o país para garantir a segurança da retirada dos seus cidadãos e de 2.000 afegãos ao seu serviço, disseram fontes parlamentares citadas pela AFP.

A Espanha anunciou que vai enviar hoje dois aviões para o Dubai para a "primeira fase" da retirada do pessoal diplomático e de funcionários afegãos e seus familiares.

A Suécia disse que os seus 19 cidadãos que estavam no país já chegaram a uma base norte-americana em Doha e a Finlândia deverá retirar hoje o pessoal diplomático.

Um avião militar aterrou hoje de manhã em Praga com 46 checos e afegãos, incluindo mulheres e crianças.

A França enviou militares para os Emirados Árabes Unidos para ajudar na retirada de franceses, que deverá iniciar-se ainda hoje, segundo o Ministério da Defesa.

O Reino Unido enviou 600 soldados para retirar os seus nacionais e o pessoal local, segundo o Governo. O primeiro voo chegou durante a noite a uma base no centro de Inglaterra.

A Irlanda também está em contacto com 23 dos seus nacionais, 15 dos quais "pensam partir", e já emitiu vistos para 45 funcionários afegãos.

O Canadá anunciou o encerramento temporário da embaixada em Cabul no domingo à noite, e indicou que o pessoal canadiano já se encontrava em viagem.

A retirada de cidadãos dinamarqueses e noruegueses estava também em curso, disse a ministra da Defesa dinamarquesa, Trine Bramsen.

O Governo polaco disse hoje que emitiu 45 vistos humanitários para afegãos que tinham trabalhado para a Polónia ou para a delegação da UE em Cabul e respetivas famílias.

Três expatriados suíços foram retirados de Cabul e estão em curso esforços para transportar cerca de 40 afegãos e as suas famílias, disse hoje o Governo suíço.

A bandeira dos EUA foi retirada hoje da embaixada em Cabul, e "quase todo" o pessoal, incluindo o encarregado de negócios, Ross Wilson, está no aeroporto à espera de ser retirado do país, disse o Departamento de Estado.

A Rússia não prevê a evacuação da sua embaixada, segundo o enviado da presidência russa para o Afeganistão, Zamir Kabulov.

A Rússia está entre os países que receberam garantias dos talibãs sobre a segurança das suas embaixadas, disse Kabulov, citado pela AFP.

Os talibãs assumiram o controlo do Afeganistão no domingo, depois de uma ofensiva lançada após o início da retirada das forças internacionais do país, 20 anos depois de terem sido afastados do poder por uma coligação liderada pelos Estados Unidos, depois de recusarem em entregar o líder da Al-Qaida, Usama bin Laden, responsável pelos atentados de 11 de Setembro de 2001.





Fotos em destaque

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Domingo, 24 Março De 2024   17h22

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Domingo, 24 Março De 2024   17h17

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Domingo, 24 Março De 2024   17h12

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Domingo, 24 Março De 2024   17h04

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Domingo, 24 Março De 2024   16h52

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43


+