Sintese: Instituto Pasteur em Dacar planeia fabricar 300 milhões de doses anuais de vacinas

     Mundo           
  • Luanda     Quinta, 02 Junho De 2022    19h26  

Paris - O Instituto Pasteur em Dacar (Senegal) planeia fabricar 300 milhões de doses anuais da vacina contra a covid-19 e outras doenças, a partir de 2023, numa fábrica construída com o apoio do Banco Europeu de Investimento (BEI), anunciaram hoje as organizações.

Vacina

O Instituto Pasteur em Dacar (Senegal)  planeia fabricar 300 milhões de doses anuais da vacina contra a covid-19 e outras doenças, a partir de 2023, numa fábrica construída com o apoio do Banco Europeu de Investimento (BEI), anunciaram hoje as organizações.

"Mais do que um passo decisivo, é um verdadeiro ponto de viragem que está a ser dado hoje (...). O projecto irá reduzir a dependência da África das vacinas importadas (...) e assegurar um acesso mais equitativo às vacinas", disse o vice-presidente do BEI, Ambroise Fayolle, na cerimónia de assinatura prévia do acordo de financiamento.

O acordo assinado hoje entre o Instituto Pasteur e o BEI ascende a 75 milhões de euros para a construção da fábrica, o que requer um total estimado de 220 milhões de dólares (205 milhões de euros).

Mortes

Dois funcionários da Cruz Vermelha foram mortos na quarta-feira no ataque ao veículo em que viajavam na região de Kayes (oeste do Mali), anunciou hoje a Cruz Vermelha do Mali em comunicado.

O condutor do veículo e um delegado expatriado da Cruz Vermelha holandesa foram mortos neste ataque conduzido, segundo os primeiros testemunhos recolhidos pela Cruz Vermelha, "por homens armados" em motociclos que "abriram fogo sem aviso", lê-se na nota.

A nacionalidade do condutor era maliana enquanto o delegado expatriado era natural do Senegal, segundo Nouhom Maïga, secretário-geral da Cruz Vermelha do Mali, citado pela agência France-Presse.

A Cruz Vermelha disse que a equipa, que estava "em missão humanitária num veículo identificado com o símbolo da Cruz Vermelha do Mali", foi atacada na quarta-feira por volta das 18:00 locais (mesma hora em Lisboa) na estrada que liga Koussané e Kayes.

Líderes defendem mudança

Representantes de dezenas de países e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defenderam hoje uma mudança de rumo mundial para enfrentar ameaças ao clima, poluição e perda de biodiversidade.

"Precisamos de mudar o rumo agora e acabar com esta guerra suicida e sem sentido contra a natureza", afirmou Guterres na abertura da conferência Estocolmo+50, que assinala meio século sobre um encontro internacional pioneiro na definição de metas de desenvolvimento sustentável.

Guterres apontou a falta de liderança, cooperação e compromisso por parte das nações que "sabem o que há a fazer e têm as ferramentas necessárias", referindo que "há uma possibilidade de 50 por cento de não se cumprir o limite de 1,5 graus [no aumento da temperatura média global até ao fim do século] nos próximos cinco anos".

Moldava príbe emissões na rádio e televisão

O Parlamento moldovo aprovou hoje uma lei que proíbe a difusão no país de emissões com informações russas, e quando se têm acentuado as clivagens entre pró-ocidentais e pró-russos devido à guerra na Ucrânia.

Segundo esta lei sobre a "segurança da informação", é proibida a "retransmissão na rádio e na televisão de informações militares, políticas e analíticas de países que não tenham ratificado a convenção europeia de televisão transfronteiriça".

Em simultâneo, 50 por cento dos programas estrangeiros difundidos na televisão devem ser provenientes da União Europeia, dos Estados Unidos ou dos signatários desta convenção europeia.

EU aprova pacote de sanções

A União Europeia aprovou hoje o sexto pacote de sanções à Rússia devido à sua agressão militar à Ucrânia, deixando o líder da Igreja Ortodoxa russa de fora da lista de indivíduos alvo de medidas restritivas, por pressão da Hungria.

Depois do acordo político alcançado pelos chefes de Estado e de Governo dos 27 na cimeira celebrada segunda e terça-feira em Bruxelas (Bélgica), os embaixadores dos Estados-membros em Bruxelas deram hoje 'luz verde' ao sexto pacote de sanções, que tem como elemento central um embargo progressivo às importações de petróleo russo, anunciou a presidência francesa do Conselho.

Apesar de o pacote de sanções só dever ser publicado em jornal oficial na sexta-feira, várias fontes europeias indicaram que, depois de ter conseguido exceções para a Hungria a nível do embargo ao petróleo, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, logrou também que fosse retirado da lista de sanções o patriarca russo ortodoxo Cirilo, que fazia parte de uma lista de mais 58 indivíduos a serem sancionados, proposta há um mês pela Comissão Europeia, e da qual consta também o coronel e comandante da operação militar em Bucha, conhecido como 'Carniceiro de Bucha'.

Parlamento cria comissões para averiguar missão e retirada do Afeganistão

O parlamento alemão vai criar uma comissão de inquérito sobre a missão de retirada do Afeganistão, no ano passado, e outra para averiguar o envolvimento de duas décadas da Alemanha naquele país, anunciou esta quinta-feira em comunicado.

As duas comissões serão criados antes das férias de verão do Parlamento, que começam no próximo mês de Julho, integrando deputados dos três partidos da coligação de governo, liderado pelo chanceler Olaf Scholz, e da CDU, principal partido da oposição, liderado por Friedrich Merz, adiantaram as formações num comunicado conjunto.

Sobe para 1236 números de mortes devido ás chuvas no Brasil

Brasília - O número e mortes devido a chuvas em Pernambuco (Brasil)  subiu hoje para 12, soube-se hoje de fonte oficial.

Nesta quinta-feira,dois de junho, mais dois corpos foram encontrados e o Instituto de Medicina Legal contabilizou outros quatro óbitos. Ainda há dois desaparecidos e o número de desalojados subiu para 9.302.

O governo informou que, na noite de quarta-feira foi encontrado o corpo de uma vítima de um deslizamento de terras na Vila dos Milagres, no Recife. Nesta quinta, mais uma vítima foi encontrada na comunidade Bola de Ouro, em Jaboatão dos Guararapes.





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+