Abertura do Ano Judicial constitui destaque do noticiário político 

     Política           
  • Luanda     Sábado, 02 Março De 2024    09h20  
PR João Lourenço discursa na cerimónia de abertura do Ano Judicial 2024
PR João Lourenço discursa na cerimónia de abertura do Ano Judicial 2024
Francisco Miúdo-ANGOP

Luanda - A cerimónia de abertura do Ano Judicial 2024, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, constituiu o destaque do noticiário político da semana finda.

O Titular do Poder Executivo ressaltou, na ocasião, que se requer ao poder judicial uma justiça justa, equitativa, célere e sirva às pessoas, às empresas e a sociedade, com vista ao fortalecimento do Estado de direito no país.

João Lourenço informou que o Executivo, em colaboração com as estruturas competentes do poder judicial, está a trabalhar para implementar o programa de informatização do sistema judicial, devendo abranger os tribunais e a Procuradoria-Geral da República (PGR), modernizar e aumentar a eficiência e celeridade na actuação desses órgãos. 

Segundo o Chefe de Estado, a informatização dos tribunais vai possibilitar que o magistrado possa praticar actos a todo tempo e, a partir de qualquer local, ter acesso ao processo por via remota.

Em relação ao combate à corrupção, deu a conhecer que Angola alcançou bons e inequívocos resultados.

Audiências

No decurso da semana em análise, o Chefe de Estado angolano reuniu-se com o seu homólogo da RDC, Félix Tshisekedi,na qualidade de medianeiro designado pela União Africana (UA) para tratar da situação no leste daquele país.

No final do encontro, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, revelou que Félix Tshisekedi aceitou encontrar-se com o homólogo do Rwanda, Paul Kagame, para resolver a situação de instabilidade reinante no leste da RDC.

Teté António informou que Angola ficou com a incumbência de dar os "passos" subsequentes para a realização do encontro, sem qualquer referência a datas.

Ainda no quadro das actividades presidenciais, o Chefe de Estado recebeu uma mensagem do seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, respeitante às consultas multi-regionais ao mais alto nível entre ambos os países.

Acreditação 

Nos últimos sete dias, cinco novos embaixadores acreditados em Angola, com estatuto de residentes e não residentes, apresentaram, em Luanda, as suas cartas credenciais ao Presidente João Lourenço.

Procederam à entrega dos instrumentos legais os embaixadores da China, Zhang Bin, Índia, Vidhu Peethambaran Nair, Nicarágua, Darling Carolina Rios Mangueira, e Polónia, Jan Pawelel, todos residentes.

Tomás Ulicny é o embaixador não residente da República Checa, com residência na África do Sul.

De igual modo, o Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse aos novos secretários de Estado para a Energia e para Águas, nomeadamente Arlindo Carlos e António Belsa da Costa, bem como do vice-governador da província de Malanje para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

Assembleia Nacional

No quadro legislativo, a Assembleia Nacional aprovou, na generalidade, a Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa (DPA), que prevê a criação de 20 províncias, 325 municípios e 375 comunas.

O Diploma aprovado com 101 votos a favor (MPLA e grupo parlamentar misto PRS/FNLA), 79 contra (UNITA) e duas abstenções (PHA), durante a 4.ª Reunião Plenária Extraordinária da 2.ª Sessão Legislativa da V Legislatura.

 O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, assegurou, perante o hemiciclo, que a nova Divisão Política e Administrativa (DPA) do país vai conferir uma relação mais próxima entre o poder administrativo e os cidadãos.

Afirmou que, com esta estruturação, o país cria condições "para que tenhamos órgãos administrativos com capacidade decisória mais próximos dos cidadãos, capazes, por isso, de melhor gerir as pessoas, melhor gerir o território e melhor projectar o desenvolvimento local".

O Parlamento angolano aprovou, também, a Proposta de Lei que proíbe e criminaliza as actividades de mineração de criptomoedas e outros activos virtuais no país, para salvaguardar a segurança energética nacional.

O documento estabelece pena de prisão de 01 a 05 anos para quem tiver em sua posse material informático, de comunicação e infra-estruturas destinadas à mineração de criptomoedas.

Por outro lado, os deputados angolanos aprovaram, por unanimidade, os Projectos de Resolução para a ratificação de Angola da Declaração sobre o Desenvolvimento e Potenciamento da Juventude na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral  (SADC) e sobre o sector Mineiro.

Conselho de Ministros 

Foi também destaque da semana a aprovação, pelo Conselho de Ministros, dos diplomas que estabelecem as regras aplicáveis à auditoria externa às empresas e aos institutos públicos, a fim de reforçar a confiança dos cidadãos na qualidade das informações financeiras e contabilísticas.

A par disso, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, procedeu à inauguração da sede do Tribunal da Comarca de Viana, em Luanda.

O edifício, com seis pisos, inclui cave, com capacidade para 50 viaturas e área administrativa com salas de apoio aos juízes, procuradores, advogados, utentes, assim como salas de reuniões, auditório, lavabos e uma cela.

Destacaram-se igualmente dos factos políticos as celebrações do 48º aniversário da Polícia Nacional (PN).

No acto central, que decorreu no Instituto Superior de Ciências Policias e Criminais “Osvaldo Serra Van-Dúmen”, em Luanda, três mil 292 efectivos da corporação castrense concluíram o 20º curso básico, que, durante um ano, os capacitou para garantir a segurança das comunidades. DC/VIC 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+