Presidente Lula da Silva discursa hoje na Assembleia Nacional

     Política           
  • Luanda     Sexta, 25 Agosto De 2023    06h48  
Presidente do Brasil, Lula da Silva
Presidente do Brasil, Lula da Silva
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – O Presidente brasileiro, Luiz Inácio "Lula" da Silva, discursa hoje na Assembleia Nacional, em Luanda, em sessão solene consagrada à sua visita de Estado de quatro dias a Angola cujo programa se inicia nesta sexta-feira.

O estadista brasileiro está na capital angolana desde a noite de quinta-feira, depois de antecipar a sua chegada a Luanda inicialmente prevista para sexta-feira.

Proveniente da África do Sul, onde participou, de 22 a 24 deste mês, na 15ª cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Lula da Silva visita Angola no quadro do reforço da cooperação bilateral e das ligações históricas existentes entre os dois países.

A sua agenda em Luanda inclui ainda um encontro, nesta mesma sexta.feira, com o seu homólogo angolano, João Lourenço, e a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

No mesmo dia, vai igualmente visitar o Memorial Dr. António Agostinho Neto, e assinar o Livro de Honra, antes de testemunhar a assinatura de vários acordos de cooperação no termo de conversações oficiais entre as delegações dos dois países.

O programa do dia de Lula da Silva a Angola culmina com o encerramento do Fórum Económico Angola-Brasil, com a presença dos dois chefes de Estado.

Sábado, último dia de visita, o Presidente Lula desloca-se, antes do seu regresso, à Casa da Cultura do Brasil (junto ao Museu de Antropologia), assim como procederá a inauguração do Espaço Ovídio de Melo, onde manterá encontro com a comunidade brasileira residente em Angola.

No quadro dessa visita, pelo menos 11 acordos de cooperação deverão ser rubricados.

Trata-se de acordos nos domínios da agricultura, saúde, educação inclusiva, transportes, criação de pequenas e médias empresas, processamento, tratamento e transferência de dados da administração pública, bem como apoio recíproco a candidaturas em instituições internacionais.

A informação foi prestada esta quarta-feira, em Luanda, pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael de Mello Vidal, à saída de um encontro de trabalho com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

A comitiva brasileira é composta por 500 empresários, dos quais cerca de 170 brasileiros integrantes da comitiva presidencial.  

Luiz Inácio “Lula” da Silva, que assumiu em Janeiro deste ano a chefia do Estado brasileiro, depois de dirigir o governo no período entre 2003 e 2011, manifestou, várias vezes, o interesse de reaproximar o Brasil ao continente africano.

Recentemente, Lula da Silva lembrou que o Brasil deve muito da sua cultura à África, considerando "uma dívida que não pode ser paga com dinheiro”, mas "com troca de Ciência e Tecnologia”, pois, "em ajuda, o Brasil pode dar, no ponto de vista de conhecimento em várias áreas”.

Histórico das relações Brasil/Angola             

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em Novembro de 1975. A sua embaixada em Luanda foi criada por decreto em Dezembro do mesmo ano.

Cinco anos depois, em 2010, as relações bilaterais foram elevadas ao patamar de parceria estratégica, com o objectivo de proporcionar benefícios em conjunto.  

Actualmente, Angola alberga a maior comunidade brasileira no continente africano, estimada em cerca de 27 mil pessoas, seguida da África do Sul, com três mil.

Entretanto, o interesse de angolanos em visitar, estudar e trabalhar no Brasil tornou a Embaixada em Luanda o segundo maior posto da rede consular brasileira no exterior em termos do movimento de concessão de vistos.

Em 1980, Angola e Brasil assinaram o Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnico-Científica e Cultural, que constituiu a base fundamental do desenvolvimento da cooperação entre os dois países.

No decorrer dos anos subsequentes, Angola e Brasil assinaram vários instrumentos jurídicos, dentre acordos, convénios e protocolos, que têm reforçado a diversificação das suas relações.

Os dois países mantêm excelentes relações de cooperação em vários domínios, com particular destaque para a Política, Diplomacia, Economia, Defesa, Transportes, Cultura e Empresarial.

No âmbito da saúde, o Governo brasileiro mostra-se interessado em expandir o projecto-piloto de implantação e implementação do Banco de Leite Humano, inaugurado em Novembro de 2019 na Maternidade Lucrécia Paim e outros projectos na área de formação de médicos em cardiologia e de combate à hanseníase.

O Brasil está também "em fase avançada de negociação de um memorando de cooperação em turismo sustentável, que irá promover parcerias empresariais e investimentos brasileiros que promovem o desenvolvimento do sector do turismo em Angola, com contrapartidas de sustentabilidade ambiental e em benefício das comunidades locais".

No campo da agricultura, o Brasil quer replicar em Angola o seu modelo de desenvolvimento agrícola e ajudar o país a tornar-se numa superpotência agrícola.

Parceria comercial

Angola é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no continente africano.

Em 2021, as exportações brasileiras para Angola alcançaram 408 milhões de dólares e as importações, 169 milhões de dólares.

As exportações do Brasil para Angola incluem carnes (15%), açúcar refinado (10%) e veículos rodoviários (10%). Já as importações são constituídas por petróleo (72%) e gás natural (27%).

O investimentos brasileiros em Angola alcançou 612 milhões de dólares até o final de 2020, de acordo com dados do Banco Central.JM/IZ



Tags



Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+