Cuando Cubango regista avanços económicos e sociais

     Política           
  • Cuando Cubango     Quarta, 09 Março De 2022    18h12  

Menongue – A província do Cuando Cubango vem dando passos significativos para a auto-suficiência alimentar e a melhoria das condições sociais dos seus habitantes.

Fruto da contínua aposta do governo e das famílias camponesas no fomento da actividade agrícola, o Cuando Cubango tem registado, nos últimos tempos, sinais evidentes de produção em grande escala do milho e investimento no sector social, propiciadas por abundantes terras aráveis e recursos hídricos.

Apesar da estiagem na campanha agrícola 2020/2021 e da praga de gafanhotos, tem sido visível este engajamento, virado para o consumo da população e excedente para a comercialização, sobretudo por parte das famílias do campo.

Naquela campanha agrícola, foram colhidas acima de 100 mil toneladas de produtos diversos, envolvidas mais de 68 mil famílias camponesas e desbravados mais de 140 mil hectares de terras aráveis, disponibilizadas 116 toneladas de sementes diversas, mais de três mil enxadas europeias e mil catanas.

Estima-se, para a campanha 2021/2022, uma produção de mais de 200 mil toneladas de produtos agrícolas, com destaque para o milho, feijão-frade, massango, massambala e hortícolas.

Trata-se de uma produção que envolve perto de 90 mil famílias que desbravam mais de 192 mil hectares.

No quadro da referida campanha, o governo disponibilizou 104,5 toneladas de sementes, 250 unidades de instrumentos diversos, 71 unidades de equipamentos diversos e 42,5 toneladas de fertilizantes, para uma produção manual (50%), tracção animal (45%) e mecanizada (5%).

A produção de arroz, paralisada há cinco anos, devido à privatização da Fazenda Agro-Industrial do Longa, no município do Cuito Cuanavale, foi já retomada com a plantação em cerca de cinco hectares, numa primeira fase, juntando-se aos esforços do Executivo angolano na produção local e reduzir as importações.

No quadro da mesma aposta, estão também a melhoria da assistência técnica de cultivo, a aquisição de 32 tractores e suas alfaias, a construção de mangas de vacinação e matadouros de carácter definitivo, em toda a extensão da província, entre outras metas.

De modos a dar sustento à actividade agrícola no Cuando Cubango, está prevista a constituição de um fundo para a reparação e manutenção de tractores, substituição de alfaias, fornecimento de pequenos kits agrícolas às famílias camponesas e o aumento da área de exploração dos 30 pólos agrícolas existentes.

Paralelamente à produção, outra aposta recai aos serviços veterinários, estando prevista a vacinação de 29 mil 802 cabeças de gado bovino.

A par dos ganhos no aumento da produção, na diversificação da economia e nos meios de sustentos da população, atenção notável é dada aos sectores da saúde e educação no Cuando Cubango, tendo em visão o desenvolvimento harmonioso.

No campo da educação, a província do Cuando Cubango conta com 274 escolas, entre as do ensino primário e do II ciclo do ensino secundário.

No total, a província possui mil 739 salas de aula, 153 mil alunos e cinco mil 964 professores.

No ensino superior, destacam-se o Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (USPPM) e a Universidade Cuito Cuanavale (UCC), criada por despacho presidencial de 2018.

Já no sector da saúde, são controlados mil 599 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos terapêuticos, diagnóstico e de apoio hospitalar, distribuídos nas 111 unidades sanitárias existentes nos nove municípios da província, 302 dos quais enquadrados em 2020 na sequência de novos concursos públicos.

A mais recente infra-estrutura é o Hospital Geral do Cuando Cubango, construído numa área de 14 mil metros quadrados, com capacidade para 200 pacientes. A unidade sanitária custou aos cofres públicos mais de 60 milhões de dólares.

Esse hospital tem sete blocos operatórios, casa de máquinas para a produção de gases medicinais, serviços de imagiologia, laboratórios, 15 camas de observação, uma morgue com 14 gavetas, dois fornos para incineração de lixo hospitalar e um grupo gerador com capacidade de 1.250 KVA.

A infra-estrutura possui, igualmente, refeitório, área administrativa, Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), sala de tratamento de água potável, uma depuradora de águas residuais e 24 casas do tipo T3 para os médicos.

O hospital presta, entre outros, serviços de medicina geral, pediatria, estomatologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia reconstrutiva, hemoterapia, cardiologia, dermatologia, fisioterapia, nutrição, urologia, neurocirurgia, psicologia, ginecologia - obstetrícia e anestesia.

O Cuando Cubango possui uma população maioritariamente camponesa. A província evidencia-se pelo cultivo do milho, feijão, feijão-frade, massango, massambala, a par de hortícolas.

Localizado no Leste de Angola, o Cunado Cubango regista melhoria nos domínios do abastecimento de água e energia na província.





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+