Em busca da identidade, cidadãos aderem ao registo

     Política           
  • Luanda     Sábado, 10 Julho De 2021    17h40  
Vista frontal do edifício do ministério da justiça e dos Direitos Humanos
Vista frontal do edifício do ministério da justiça e dos Direitos Humanos
Domingos Cardoso

Luanda – O Governo angolano tem em curso, desde Novembro de 2019, uma Campanha de Massificação do Registo de Nascimento e Atribuição de Bilhetes de Identidade (BI), que já beneficiou, segundo dados oficiais, pelo menos três milhões, 288 mil e 285 cidadãos.

Por Francisca Augusto

Em concreto, o programa possibilitou a emissão, em praticamente ano e meio, de um milhão, 710 mil e 688 BI atribuídos pela primeira vez, em 480 localidades do país, entre aldeias e comunas, além da realização de sessões de esclarecimento em oito províncias.

A fim de tornar célere o programa, estão disponíveis, em várias conservatórias, 50 mil livros, para materializar a pretensão de se atender 12 milhões de cidadãos até 2022.

Segundo o coordenador técnico nacional do Programa de Massificação do Registo Civil e Atribuição do Bilhete de Identidade, Fernando Fortes, a meta é reduzir, gradualmente, o número de pessoas sem registo e BI, para conferir cidadania a todos os angolanos.

Pretende-se, essencialmente, facilitar o acesso dos cidadãos ao Bilhete de Identidade, processo que, apesar dos esforços do Executivo, ainda se revela bastante difícil em algumas localidades, principalmente nas comunas e aldeias mais longínquas do país. 

Com vista a simplificar o processo de emissão destes dois importantes documentos, o Estado angolano criou 253 brigadas, nas administrações municipais e distritais. Para tal, contam com apoio de igrejas, associações da sociedade civil e Forças Armadas.

Nos últimos meses, particularmente em Luanda, o principal centro político e económico do país, com mais de sete milhões de habitantes, o programa tende a “atrair” cada vez mais cidadãos, em várias localidades, que correm em busca da identidade e da cidadania.  

Conforme dados obtidos pela Angop, o Executivo pretende incrementar, ainda no decurso deste ano, o número de brigadas móveis de registos e de funcionários, passando para dois mil brigadistas, a fim de continuar a massificar o registo de nascimento e o BI.

Os dados indicam que, actualmente, são tratados 250 mil registos de nascimento e 80 mil BI, em média, havendo, do Executivo, a pretensão de atingir, mensalmente, a cifra de 300 mil registos de nascimento e 120 mil bilhetes de identidade emitidos pela primeira vez.

Durante uma reportagem para aferir o grau de execução do programa, a Angop constatou que, em Luanda, o processo de massificação de registo decorre com regularidade, com  adesão massiva de centenas de cidadãos, em busca do BI e do assento de nascimento.

Entretanto, muitos utentes ainda se queixam de morosidade no tratamento dos documentos, resultante, segundo as autoridades, dos constrangimentos da pandemia da Covid-19, que levou à redução da força de trabalho em quase todos os postos de registo.

Por esse facto, vários cidadãos pernoitam à porta dos postos de emissão de BI e das conservatórias, a fim de assegurarem a emissão do assento de nascimento e do BI.

Apesar da morosidade, o programa de massificação é uma realidade em praticamente todos os municípios de Luanda, em particular em Viana, onde são emitidos, em média, entre 20 e 25 assentos/dia, segundo a conservadora municipal adjunta, Ana Manuel.

Isso corresponde a uma média mensal de mais ou menos 600 assentos de nascimento, apesar do facto de o processo ser feito por marcações, devido às limitações da Covid-19.

No caso do registo de adultos, estima-se que diariamente sejam atendidos entre 35 e 40 utentes, conforme os dados avançados por aquela autoridade municipal.

Por sua vez, o chefe da repartição de Identificação de Viana, Gabriel Xavier, informou que, em relação ao BI, são emitidos, em média, dezenas, sem precisar números concretos.

Conforme aquele responsável, o maior constrangimento nesta secção é a necessidade da marcação, feita por telefone, situação que tem reduzido a capacidade de atendimento.

Com essa limitação, explicou, alguns cidadãos recorrem a intermediários ou decidem passar noites ao relento para marcarem lugares, prática que Gabriel Xavier desencoraja.

A esse respeito, a cidadã Joana Manuel, 42 anos de idade, conta que enfrentou dificuldades para fazer o registo dos seus filhos, pelo que teve de passar noites junto ao jardim da Administração de Viana, a fim de marcar lugar nas filas, ao começo da manhã.

Mãe de 4 filhos, sublinha que fez várias deslocações, sem sucesso, pelo que apela a quem de direito para fiscalizar melhor a Campanha de Massificação do Registo Gratuito.

“Há muitos jovens que se aproveitam da situação para extorquir valores a pessoas que afluem aos postos de registo”, denuncia a cidadã.

De igual modo, José Magalhães diz que passou uma noite na rua, pondo em risco a sua própria vida, para poder ver o seu filho registado, depois de 15 anos sem registo.

Agastado com a situação, afirma não entender a razão desta burocracia, quando, sublinha, “a campanha veio para facilitar o processo” de registo civil em Angola.

Apesar das vicissitudes relatadas, Márcio Amaral, 19 anos de idade, conta que, no seu caso, o processo de levantamento do assento de nascimento foi bastante fácil. “Um dos segredos é não dar ouvidos a oportunistas que ficam ao redor do portão para extorquir, alegando que vão tornar o processo mais célere”, aconselha.

Márcio apela para maior fiscalização durante o processo de registo, que poderá conhecer melhorias, depois da implementação do Projecto Simplifica 1.0, lançado em Junho último.

Trata-se, em concreto, de um projecto criado para simplificar 32 actos e procedimentos administrativos com elevado impacto na vida do cidadão, entre os quais o processo de aquisição do Bilhete de Identidade, Carta de Condução, Passaporte e licenças.

Em 32 actos que exigiam 291 requisitos, foram eliminados 121, unificados 13 documentos sobre matérias idênticas e transversais, alargados os prazos de validade a 10 documentos e licenças, bem como integrados em entidade única 20 procedimentos antes realizados por serviços diferentes.

O programa de Massificação do Registo de Nascimento e Atribuição do Bilhete de Identidade surgiu para dar resposta aos atrasos no tratamento de documentos.

Actualmente, fruto da aprovação do Decreto 301/19, de 16 de Outubro, o registo de nascimento e a emissão do Bilhete de Identidade, pela primeira vez, passaram a estar isentos de qualquer emolumento, o que permite maior rapidez e adesão dos utentes.

Além deste programa de Registo Gratuito de Nascimento, o Executivo tem em marcha outros subprogramas com o mesmo propósito, como o "Nascer com o registo”, executado nas maternidades, a fim de permitir o registo de crianças logo à nascença.





Fotos em destaque

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Terça, 09 Abril De 2024   12h56

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Terça, 09 Abril De 2024   12h52

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Terça, 09 Abril De 2024   12h48

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Terça, 09 Abril De 2024   12h43

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Terça, 09 Abril De 2024   12h33

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Terça, 09 Abril De 2024   11h54

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Terça, 09 Abril De 2024   11h50

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Terça, 09 Abril De 2024   11h45

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Terça, 09 Abril De 2024   11h43

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Terça, 09 Abril De 2024   11h39


Notícias de Interesse

+