Luanda - O Presidente do MPLA, João Lourenço, depositou, nesta quarta-feira, uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
No memorial, erguido em homenagem ao terceiro presidente do MPLA, o Presidente João Lourenço inclinou-se ante a urna onde repousam os restos mortais e fez a deposição da coroa de flores na presença de dirigentes do Estado e do MPLA.
Em declarações à imprensa, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, disse ser uma homenagem em busca de inspiração para o VIII congresso do MPLA, a realizar-se de quinta-feira a sábado, em Luanda.
Enalteceu a figura do homem que proclamou, perante o mundo, a independência de Angola, inscrevendo o país no concerto das nações como país livre, soberano e como sujeito do direito internacional público.
Luísa Damião lembrou que Agostinho Neto se dedicou à causa de Angola e dos angolanos, que sempre defendeu os ideais partidários de liberdade, independência e de paz, e que sempre se preocupou em realizar os anseios do angolanos.
Nascido a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane, Icolo e Bengo, província de Luanda, Agostinho Neto morreu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).