Madrid um encanto à primeira vista

     Política           
  • Luanda     Segunda, 27 Setembro De 2021    10h17  
Cidade de Madrid, capital do Reino de Espanha
Cidade de Madrid, capital do Reino de Espanha
Manuel Zamba

Madrid (Dos enviados especiais) - A capital de Espanha, Madrid, é uma daquelas cidades que encanta à primeira vista e destaca-se pelas suas atracções como infra-estruturas, influências cultural e históricas.

É essa a cidade que o Presidente angolano, João Lourenço, encontrou, quando desembarcou  domingo (26) na capital espanhola para efectivar a visita de Estado a convite do Chefe do Governo Espanhol, Pedro Sanches Pérez Castejón.

Como um dos principais pólos financeiros da Europa, a capital espanhola preserva as suas características históricas, bem como o seu património cultural assinalável.  

Como capital nacional, sede do governo e residência do monarca espanhol, Madrid é também o centro político, económico e cultural da Espanha.

Quase sempre agitada, Madrid é a segunda maior cidade da União Europeia (UE), depois de Berlim (Alemanha) e sua área metropolitana é a terceira maior da UE, depois de Londres (Reino Unido) e Paris (França).

Localizada sobre o rio Manzanares, no centro do país, Madrid é a maior cidade espanhola. Mistura-se entre prédios modernos e o seu centro antigo conta com a Plaza Maior, uma enorme praça rodeada de construções importantes.

Berço de uma das casas reais mais poderosas da Europa, Madrid é uma cidade de romarias e de festas, muitas delas imortalizadas nas pinturas de Francisco Goya, um dos grandes representantes espanhóis do romantismo a nível mundial.

O país 

A Espanha é um país europeu localizado na Península Ibérica, regido por um sistema de governo de monarquia parlamentarista. O Rei é o Chefe de Estado, mas a Constituição  limita os seus poderes.

O poder político é dividido em três poderes: o executivo, judicial e o legislativo.

Em Junho de 2014,  Felipe Juan Pablo Alfonso de Borbón Grecia, herdou o título de Juan Carlos e tornou-se oficialmente Filipe VI,  Rei de Espanha.

Seu pai e antecessor Juan Carlos estava no poder desde 1975, e apoiou a Constituição de 1978. Estabeleceu no país uma monarquia constitucional, que vigora até hoje. Abdicou do cargo e terminou o seu mandato, passando a coroa para Filipe de Borbón.

Com uma população de cerca 46 milhões de habitantes, a Espanha é formada por 17 comunidades autónomas. As mais conhecidas são Catalunha, País Basco, Andaluzia e Galiza. 

A metrópole espanhola tem o terceiro maior produto interno bruto (PIB) entre as cidades da União Europeia. A sua influência em política, educação, entretenimento, meio ambiente, média, moda, ciência, cultura e artes contribui para o seu estatuto como um dos principais centros urbanos do mundo.

Madrid conta com mais de 800 estabelecimentos hoteleiros, desde os mais luxuosos às mais modestas pensões populares.

A capital espanhola é, depois de Barcelona, o segundo maior centro industrial do país, com indústrias de aeronáutica, equipamento eléctrico, maquinaria agrícola, artigos em pele, indústria química, farmacêutica, entre outros.

Medidas contra Covid-19

Com mais de três milhões de habitantes, a capital espanhola é também conhecida pela intensa vida nocturna, actualmente retraída pelas medidas impostas pelas autoridades para travar a progressão do vírus da Covid-19.

Em Espanha, as restrições para conter a pandemia da Covid-19 foram activadas a 14 de Março de 2020, com uma duração inicial de duas semanas.

Apenas 11 dias depois, o Congresso (Parlamento) autorizou uma primeira prorrogação, que viria a ser renovada seis vezes até 25 de Outubro, quando se aprovou por decreto um estado de alarme, que só foi encerrado a 9 de Maio último (2021).

À semelhança de outros pontos da Europa, em Madrid, também, estão a ser dados passos para um regresso à normalidade.

A Espanha tem 70 por cento da população completamente vacinada contra a Covid-19, ou seja, mais 33,3 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde daquele país ibérico.

A marca foi alcançada após oito meses de vacinação, primeira com os idosos e profissionais de actividades essenciais como trabalhadores da saúde e das forças de segurança.

Segundo dados do Centro de Documentação Europeia de Almería, no sul do país, 78,1% dos cidadãos maiores de 18 anos estão completamente vacinados na Espanha, à frente de outros países europeus, como França (75,2%), Alemanha (72,2%) e Itália (69,2%).

Em plena quinta vaga de contágios, a Espanha contabiliza 221,7 casos a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, enquanto o número de mortes diárias continua acima de 100 (cem).

Desde o início da pandemia da Covid-19, 4.861.883 casos de covid-19 foram reportados na Espanha e 84.472 pessoas morreram.

Marcos históricos 

Entre os marcos históricos de Madrid estão o Palácio Real, o Teatro Real, o Parque do Retiro, fundado em 1631, o edifício da Biblioteca Nacional da Espanha, fundada em 1712 e o chamado "Triângulo de Ouro da Arte", composto por três museus de arte designadamente: o do Prado, o da Rainha Sofia e o do Thyssen-Bornemisza. 

O Palácio Real, também conhecido como Palácio do Oriente, é um dos mais importantes da Europa, encerra todos os tesouros acumulados pelos Reis espanhóis. 

Continua a cumprir a sua função para a representação do Estado, sendo o lugar onde decorrem as cerimónias de honra que o Rei oferece aos Chefes de Estado que visitam oficialmente Madrid.

Gastronomia 

A gastronomia tradicional de Madrid é uma das mais ricas de Espanha, com o tradicional cozido madrileno a destacar-se entre as suas especialidades.

Entre os pratos tradicionais mais conhecidos estão a famosa “paella”. Outro alimento que não falta no cardápio dos madrilenos é o pão.

Peixes e frutos do mar são a base dos principais pratos espanhóis e estão presentes em quase todas as refeições, isso porque os madrilenos compram peixe fresco, diariamente. 

Desporto

A vibrante cidade de Madrid, onde o Presidente da República, João Lourenço, se encontra, em visita oficial, tem como principal "emblema futebolístico" o Real Madrid.

Os habitantes da cidade vibram com a equipa e com as suas conquistas.

O Estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, é um dos pontos turísticos de Madrid que mais faz sucesso.

É parada obrigatória para todos os admiradores de um dos clubes de futebol mais bem-sucedidos da história. Foi inaugurado, em 1947, com um jogo entre Real Madrid e Belenenses de Portugal.

Política e economia

O voto popular elege um Prefeito e integrantes do Conselho Municipal. Existe ainda um parlamento na Comunidade Autónoma de Madrid, cujos deputados, também, são eleitos regionalmente.  

Os membros do conselho municipal são os responsáveis pela administração de áreas importantes do governo, como saúde, educação, impostos, etc.

O governo regional possui um Presidente, que é eleito pelos parlamentares. A administração regional é, igualmente, feita por um gabinete de ministros.

Em relação à economia, Madrid possui o maior PIB de Espanha e o terceiro maior entre as capitais europeias. É a 23ª cidade mais rica do mundo. 

A maioria dos investimentos estrangeiros na "Península Ibérica" estão na capital espanhola, o que resulta em grandes oportunidades de emprego. 

Mais de 85 por cento da sua arrecadação vem de serviços, principalmente os financeiros e comerciais. Dois terços da população estão empregados nesses sectores. 

 





Fotos em destaque

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Domingo, 24 Março De 2024   17h22

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Domingo, 24 Março De 2024   17h17

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Domingo, 24 Março De 2024   17h12

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Domingo, 24 Março De 2024   17h04

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Domingo, 24 Março De 2024   16h52

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43


+