PR trabalha pela terceira vez no Bié

     Política           
  • Bié     Terça, 05 Outubro De 2021    10h47  

Cuito – Desde o seu empossamento, a 26 de Setembro de 2017, o Presidente da República, João Lourenço, trabalha pela terceira vez na província do Bié, facto que anima os cidadãos locais.

O Chefe de Estado chegou esta terça-feira à cidade do Cuito, onde vai presenciar a abertura do ano académico do ensino superior, bem como inaugurar a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a quinta a surgir nesta província.

A UNIC é fruto da cooperação entre a Fundação Universitária Iberoamericana e a Universidade Europeia do Atlântico, que juntos constituem a Fundação Universitária Euroafricana.

Esta instituição vai se tornar na primeira a ministrar cursos de pós-graduação nesta parcela do país.

A deslocação pela terceira vez do Presidente da República ao Bié, além de abrir boas perspectivas para o desenvolvimento socioeconómico da região, tem estado, também, a deixar animadas as populações locais.

As visitas regulares do Chefe de Estado colocam a província do Bié num novo quadro de desenvolvimento e crescimento, que contribui para a consolidação da esperança em dias melhores.

Na sua primeira deslocação, a 18 de Outubro de 2019, João Lourenço inaugurou o hospital municipal/regional do Cuemba, apetrechado com equipamentos modernos, orçado em nove milhões de dólares norte-americanos.

Este hospital tem estado a atender pacientes também das províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lundas Norte e Sul, com serviços de hemodiálise, cirurgia, pediatria, maternidade, raio X, oftalmologia, testes de VIH/SIDA e aconselhamento. Possui ainda uma morgue e área para tratamento de doenças infecciosas.

No mesmo dia, o PR reinaugurou o aeroporto Joaquim Kapango, na cidade do Cuito, após 24 meses de obras de reabilitação, modernização e apetrechamento.

O aeroporto, preparado para receber aviões do tipo Boeing 737,  tem uma pista de dois mil e 500 metros de comprimento. A estrutura tem capacidade para embarcar 360 passageiros por dia.

As obras estenderam-se ao terminal de passageiros, edifício de operações, torre de controlo, a uma central eléctrica, parque de estacionamento e ao terminal de cargas.

No dia seguinte (19 de Outubro de 2019), o Chefe de Estado procedeu à entrega do novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, com financiamento da linha de crédito da China, avaliado em 39 milhões de dólares norte-americanos.

O equipamento, que tem capacidade para bombear 648 metros cúbicos de água por hora, a partir do rio Cuquema, permitiu alargar para 16 mil o número ligações domiciliares, abrangendo, só na capital biena, mais de duzentos mil habitantes.

Ainda nesse mesmo dia, além de reunir-se com o Governo, promoveu um encontro com vários estratos sociais da juventude do Bié.

Na sua segunda estada, ocorrida a 12 de Outubro de 2020, a população local testemunhou à entrega da maior unidade sanitária da província, denominada "Dr. Walter Santraguay", com capacidade de 250 camas.

João Lourenço percorreu os mais de 20 serviços, tais como pediatria, medicina, consulta externa, cardiologia, nefrologia, cirurgia geral e plástica, dermatologia, fisioterapia, estomatologia, gastrenterologia, ginecologia e obstetrícia, análises clínicas, ortopedia, hemodiálise, traumatologia, raio-X, urologia, anatomia patológica e outros.

O Hospital "Dr. Walter Santraguay" atende com frequência pacientes provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Huíla, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Moxico, Malange, sobretudo na área de hemodiálise.

População mostra-se animada e quer mais apoio do PR

Alguns munícipes, entrevistados pela ANGOP, mostraram-se satisfeitos com este regresso do Chefe de Estado à província do Bié, na medida em que privilegia a governação de proximidade com os cidadãos.

“É muito satisfatório ver o nosso Presidente da República a visitar a província, porque permite que tenha mais contacto com os problemas que afligem as populações, assim como nos deixa mais animados, pois temos a sorte de o ver com frequência, ao contrário do que acontecia”, confidenciou a vendedeira Maria das Dores.

Por isso, a cidadã apela ao Chefe de Estado no sentido de solucionar o mais rapidamente possível o preço da cesta básica e do material de construção civil, visando alterar o actual cenário que se constata, principalmente nesta região.

Já o professor Pedro dos Santos pediu a João Lourenço para continuar a apostar mais na área da educação, trabalhando na construção de mais escolas apetrechadas com laboratórios e bibliotecas, de modo a que haja uma redução dos alunos que se encontram fora do sistema de ensino.

Por sua vez, o moto-taxista Avelino Camati destacou a visita de trabalho do PR , já que será mais uma oportunidade para as autoridades locais pedirem a pronta intervenção do governo na estrada Cuito/Cuemba.

“Devemos aproveitar a disponibilidade que o Presidente tem com a nossa província. As suas vindas ao Bié mostram claramente que está preocupado com os bienos”, realçou.

O citadino Elias Agostinho aponta a necessidade do Executivo reforçar a distribuição de água e a energia eléctrica na região, assim como uma aposta intensificada na agricultura, com vista a reduzir a fome e a pobreza no seio das famílias.





Fotos em destaque

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

Domingo, 19 Maio De 2024   08h05

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Domingo, 19 Maio De 2024   07h57

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Domingo, 19 Maio De 2024   07h53

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Domingo, 19 Maio De 2024   07h50

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Domingo, 19 Maio De 2024   07h47

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Domingo, 19 Maio De 2024   07h43

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Domingo, 19 Maio De 2024   07h38

Estabilização do Morro do Tchizo resolve problema de inundação em Cabinda

Estabilização do Morro do Tchizo resolve problema de inundação em Cabinda

Domingo, 19 Maio De 2024   07h33

Projecto “Melhora da Segurança Alimentar” forma mais de mil camponeses no Bengo

Projecto “Melhora da Segurança Alimentar” forma mais de mil camponeses no Bengo

Domingo, 19 Maio De 2024   07h27

Iona renasce como potencial turístico

Iona renasce como potencial turístico

Sábado, 18 Maio De 2024   18h20


Notícias de Interesse

+