Proposta de Lei DPA vai a debate na AN

     Política           
  • Luanda     Terça, 27 Fevereiro De 2024    19h09  
Deputados à Assembleia Nacional votam OGE 2024
Deputados à Assembleia Nacional votam OGE 2024
Francisco Miúdp-ANGOP

Luanda - A Assembleia Nacional (AN) procede, esta quarta-feira (28), a discussão e votação, na generalidade, da Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa (DPA), que prevê a criação de mais 20 províncias e 325 municípios.

A Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa visa, por um lado, promover o desenvolvimento equilibrado do território, aproximar os serviços públicos aos cidadãos, garantir a ocupação integral do território e, por outro, racionalizar os serviços da administração do Estado, aumentando a sua eficácia, eficiência e equidade.

A iniciativa legislativa do Executivo prevê a criação de duas novas unidades territoriais de nível provincial, as quais resultarão da divisão da província do Moxico (passando a existir duas: Moxico e Cassai-Zambeze) e do Cuando Cubango (passando a existir duas: províncias do Cuando e do Cubango).

A Proposta de Lei prevê, também, a supressão de algumas circunscrições de nível infra-municipais, a eliminação da distinção entre os Distritos Urbanos e as Comunas. 

Algumas dessas unidades ascendem ao nível municipal, tendo em conta as condições geográficas e demográficas e a necessidade de garantir o controlo efectivo das fronteiras nacionais.

Se for aprovada, a nova Divisão Político-Administrativa de Angola passará a ser constituída por 20 províncias, 325 municípios e 375 comunas.

As províncias do Uíge, Malanje e Lunda-Norte terão o maior número de comunas para aproximar ainda mais as populações.

Para o caso de Luanda, a DPA prevê criação de novos municípios, nomeadamente Kilamba, Estalagem e Calumbo, este último que vai reunir os bairros do Zango 1, 2, 3 e 5.

A presente proposta de lei do ponto de vista económico e social prevê alguns benefícios como a redução das desigualdades e dos índices de pobreza no seio das populações.

A Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa dispõe de uma parte preambular e outra dispositiva, sistematizada em 22 capítulos, 40 secções e 514 artigos.

Oposição contra 

Antevê-se debates acalorados no hemiciclo esta quarta-feira, pelo facto de a oposição se manifestar contrária à iniciativa legislativa e exigir à realização das eleições autárquicas em 2024.

A deputada Mihaela Weeba, da UNITA, considerou a Proposta como "despesista" porque vai aumentar os custos do OGE e da máquina administrativa do Estado "e não vai reduzir as assimetrias regionais antes pelo contrário vai agravá-las".

A seu ver, a Proposta de Lei "tem o propósito político de retardar a institucionalização efectiva das autarquias".

Em contraponto, o deputado Milonga Bernardo, do MPLA, entende que a narrativa da oposição em relação à Proposta de Lei da DPA "não passa de um discurso político de distracção", que considera grave.

Para o deputado, a intenção do proponente é aproximar, cada vez mais, a administração pública dos cidadãos e ocupar efectivamente o território nacional, bem como também tem o condão da salvaguarda da soberania nacional.

Lembrou que foi o MPLA que introduziu, na agenda nacional, a necessidade da implementação das autarquias.

Autoridades tradicionais e associações sugerem alteração de nomes

As autoridades tradicionais questionaram a motivação da alteração de nomes de alguns municípios e comunas, no âmbito da DPA, por entenderem que os nomes actuais destas localidades têm uma base histórica e representativa dos povos daquelas regiões.

No encontro que a Rainha Nhakatolo Ana Bela Ngamba Kaumba, manteteve com o primeiro- vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cunonoca, sugeriu a mudança do nome Kassai Zambeze para Moxico Leste ou Oeste, no âmbito da nova DPA.

De igual modo, a 4.ª Comissão da AN, que trata da Administração do Estado e Poder Local, reuniu-se com a Associação dos Naturais e Amigos da Gangula (ANAG), uma comuna do município do Sumbe, na província do Cuanza-Sul que a nova DPA define que terá outro nome em que os naturais não se revêm nele.

Descontentes e preocupados com a nova designação prevista no Projecto da DPA, questionam a motivação da alteração de Gangula para Kuvu, uma vez que o nome actual tem como base histórica e representa o povo daquela região.

Lei de Antidopagem no Desporto 

Ainda na quarta-feira, o Plenário da Assembleia Nacional vai proceder à votação final global da Proposta de Lei de Antidopagem no Desporto.

A proposta de Lei de Antidopagem no Desporto, cujo relatório parecer conjunto na especialidade foi aprovado por unanimidade, resulta de um pedido com carácter de urgência feito pelo Executivo, para que o Parlamento se pronunciasse sobre à temática.

A iniciativa Legislativa, com seis capítulos e 74 artigos, estabelece o regime Jurídico contra a Dopagem no Desporto, em harmonia com as regras estabelecidas no Código Mundial Anti-Dopagem. 

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, reconhece a necessidade dos legisladores aprovarem em definitivo este documento, de capital importância para o país no desporto.

Mineração de criptomoedas 

O Plenário vai, igualmente, proceder à votação final global da Proposta de Lei de de Mineração de Criptomoedas e outros artigos virtuais e a que altera a Orgânica dos Tribunais da Relação.

De igual modo, vai discutir e votar os projectos de resolução para a ratificação de protocolos ligados à SADC, nomeadamente sobre Estatística, Turismo, Sector Minero, Potenciamento da Juventude e Protecção de novas variedades de sementes.

Nesta reunião, os deputados vão discutir e votar o projecto de Resolução que altera, pontualmente, a direção da primeira comissão de trabalho especializada da AN, em função de algum ajustamento ocorrido ao nível desta comissão, de Assuntos Constitucionais e Jurídicos.

DC/VIC 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+