SADC aprova lema para mandato de Angola

     Política           
  • Luanda     Quinta, 17 Agosto De 2023    23h36  
Discurso do Presidente da SADC, João Lourenço
Discurso do Presidente da SADC, João Lourenço
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou hoje, quinta-feira, o lema do mandato de Angola para os próximos 12 meses “Capital humano e financeiro: os principais factores da industrialização sustentável na região”.

Segundo o comunicado de imprensa, do conclave que elegeu Angola para presidente da organização, por um ano, o lema escolhido visa apoiar a industrialização regional no contexto das alterações climáticas e da Quarta Revolução Industrial.

A reunião de Chefes de Estado e de Governo de países da região deu também aval ao plano director regional do Gás para 2023-2038, com investimento em infra-estruturas, para facilitar o aproveitamento coordenado dos recursos naturais da SADC.

Os Estadistas notaram os progressos alcançados na operacionalização do Centro de Operações de Emergência Humanitária da SADC (SHOC) e exortaram os Estados-Membros a acelerar os processos nacionais de assinatura e ratificação do Memorando do Acordo, para vigorar o mais tardar até Outubro de 2023.

A Cimeira aprovou a Declaração da SADC sobre a aceleração da acção para acabar com a SIDA, como ameaça à saúde pública na Região da SADC até 2030.

Os Chefes de Estado e de Governo se comprometem a proporcionar uma liderança forte e a trabalhar em parceria com as comunidades locais e internacional para manter o combate ao VIH e SIDA.

O comunicado final reporta a assinatura do Protocolo da SADC sobre Emprego e Trabalho que, entre outras matérias, define um quadro estratégico de cooperação regional sobre o emprego e questões relacionadas com o trabalho, a fim de viabilizar a concretização do trabalho digno para todos.

O conclave manifestou o seu apreço pelos progressos alcançados e pelo compromisso assumido pelo Governo do Lesotho na finalização do processo de reformas.

A Cimeira prorrogou a Missão da SADC em Moçambique (SAMIM) por um período de 12 meses com vista a alcançar a paz e a segurança na província de Cabo Delgado, no norte daquele país lusófono do Oceano Índico.

O fórum homenageou o Tenente-General Seretse Khama Ian Khama, primeiro Presidente da República do Botswana e um dos fundadores da SADC, pelo seu legado e contribuição à região.

De igual modo, renovou apoio ao destacamento da Missão da SADC na RDC (SAMIDRC) para restaurar a paz e a segurança no leste daquele país.

Enalteceu a realização, em Luanda, da Cimeira Quadripartida de blocos económicos africanos pela necessidade de reforçar a coordenação e a harmonização das iniciativas de paz no leste da RDC.

O encontro reuniu a Comunidades da África Oriental (CAO), a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a SADC, as Nações Unidas (ONU) e a Comissão da União Africana (CUA).

Por outro lado, a reunião de Cúpula da SADC felicitou o estadista angolano por liderar os processos de paz e reconciliação no continente.

Encorajou os processos de consolidação da democracia mediante eleições marcadas para este ano no Zimbabwe, no Reino de Eswatini, Madagáscar e na RDC, assim como na África do Sul e no Botswana, em 2024.

Debruçou-se ainda sobre o grau de implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC 2020-2030, nomeadamente, a situação socioeconómica da região.

Avaliou também o desempenho económico regional, o desenvolvimento de infra-estruturas, a industrialização, a situação da segurança alimentar e nutricional regional, o género e o desenvolvimento, a situação da saúde e a gestão do risco de desastres na região.

A par da eleição do Estadista João Lourenço para o cargo de Presidente da SADC, o fórum elegeu o homólogo zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, para próximo líder da comunidade.

O Chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema, foi eleito Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas da Política, da Defesa e da Segurança, e a homóloga, Samia Suluhu Hassan, da Tanzânia, como a próxima responsável do órgão.
 
Foi manifestado apoio às candidaturas dos Estados-Membros a cargos relevantes em organizações continentais e internacionais.

O encontro aprovou também a nomeação de Judith Kateera, do Zimbabwe, para o cargo de nova Secretária Executiva Adjunta da SADC para os Assuntos Institucionais, em substituição de Joseph Nourrice, das Seychelles, que termina o mandato em Outubro próximo.

Participaram na Cimeira o Rei Eswatini, Mswati III, os Presidentes de Angola, João Lourenço, do Botswana, Mokgweetsi Masisi, da RDC, Félix Tshisekedi, do Malawi, Lazarus Chakwera, de Moçambique, Filipe Nyusi, e da Namíbia, Hage Geingob.

Estiveram também os Chefes de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, e o primeiro-ministro do Reino do Lesotho, Samuel Matekane.

Os vice-presidentes das Seychelles, Ahmed Afif, e da Tanzânia, Phillip Mpango, o ministro de Desenvolvimento Industrial, das Pequenas e Médias Empresas (PME) e das Cooperativas da Maurícias, Soomilduth Bholah, e o antigo primeiro-ministro e conselheiro do Presidente das Comores para as questões diplomáticas, Hamada Madi, representaram o seus Estados na Cimeira. JFS/SC/ADR 



Tags



Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+