Especialista aponta sugestões para melhorar ensino na saúde

     Saúde           
  • Huíla     Sexta, 26 Janeiro De 2024    09h01  
Académica Lina Antunes, na Jornadas dos Médicos , na Huíla
Académica Lina Antunes, na Jornadas dos Médicos , na Huíla
Morais Silva - ANGOP

Lubango - O contínuo aprimoramento e inovação de práticas educacionais é um dos critérios para que as instituições de ensino na área de saúde consigam atingir a idoneidade de seus programas curriculares, sugeriu no Lubango, a professora-doutora, Maria Lina Antunes.

A também gestora  do hospital Central  do Lubango, fez estas considerações nesta quinta-feira, quando dissertou o  tema  “Critérios de Idoneidade  Formativa, Acreditação  e  Regulação em  Saúde”, nas jornadas do  Dia Nacional do Médico, que hoje se assinala sob o lema “Médico Angolano Comprometido no Fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde",  uma iniciativa da Ordem afim.

Maria Lina Antunes realçou que as instituições que almejam à idoneidade de seus programas de formação, devem buscar sempre o aprimoramento e a inovação em suas práticas educacionais, isso pode envolver a participação em processos de avaliação, acreditação e melhoria, bem como a incorporação de feedback dos alunos e partes interessadas.

Salientou que   nessa  perspectiva, uma instituição deve ser capaz de dar formação de “alta qualidade”  e relevante,  garantindo que os currículos, métodos de ensino, materiais didácticos e avaliações estejam alinhados com as melhores práticas e padrões educacionais.

Para a académica é preciso que as escolas de formação em saúde ofereçam um suporte  académico  e  recursos  adequados  para  que os alunos atinjam o seu potencial máximo,  isso inclui não apenas a aquisição  de conhecimento e habilidades específicas relacionadas ao campo de estudo,  mas também o desenvolvimento de competências transversais, como pensamento crítico,  resolução  de problemas, comunicação eficaz e trabalho de equipa.

Quanto a  acreditação, sublinhou ser  o processo pelo qual as instituições educacionais, programas ou cursos são avaliados  por  agências  independentes (externas à organização), para garantir que atendam a padrões de qualidade predefinidos, a sua obtenção é um sinal de que a instituição ou programa demonstrou conformidade com critérios específicos relacionados ao currículo, corpo docente,  recursos, suporte aos alunos e resultados de aprendizagem.

De acordo com Maria Lina Antunes a  acreditação desempenha um papel crucial na garantia da qualidade e no aprimoramento  contínuo da educação e pode  influenciar a reputação e a aceitação de uma instituição ou programa no mercado de trabalho.

O evento que termina hoje, sexta-feira e está a abordar, de entre outros temas, a “o papel do médico na sociedade”, “dimensões da saúde e longevidade”,  “a  rede de serviços do Serviço Nacional de Saúde”, “o segredo médico e suas limitações, um olhar sobre a tutela jurídica”, “a abordagem de eventos agudos na doença falciforme”  e a “Humanização nas organizações de saúde”. BP/MS





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