Luanda – O farmacêutico Mário Gil aconselhou, hoje, em Luanda, as mulheres gestantes a evitarem consumir, café, produtos com cafeína e bebidas alcoólicas para evitar complicações com o bebé no período da gravidez.
Ao debruçar-se sobre o tema "Grávida", no auditório da Clínica Girassol, o especialista desaconselhou igualmente a ingestão de tabaco, drogas e certos alimentos, privilegiando dietas ricas que ajudam no desenvolvimento saudável do feto ou da criança.
Neste particular, recomendou bastante frutas e verduras (sempre bem lavadas), dentre outros produtos que contêm fibras, bem como exercíciis físicos leves, em específico, alongamentos e hidroginástica, que ajudam no relaxe.
Respondendo a algumas inquietações das gestantes, Mário Gil, da Mecofarma Farmácias, aconselhou esse grupo social a não praticar exercícios que implicam muita força na coluna, porque, a par das substâncias proibidas, também provocam aborto.
Por sua vez, a responsável do Departamento da Saúde da Mulher e das Crianças da Clínica Girassol, Yala Almeida, informou que o evento visou promover a saúde, o bem estar da grávida e do bebé.
De acordo com a médica pediatra, algumas gestantes chegam no momento do parto sem conhecerem pormenores normais ou patológicos que podem acontecer durante a gravidez.
Na palestra, as participantes foram ainda ilucidadas sobre “Desconfortos normais da gravidez”, “Cuidados com a mama”, “Higiene e conforto”, “Protecção da pele”, Sinais e sintomas de alarme”, “Sexualidade” e “Gravidez e o casal”.
Co-promovido pela Clínica Girassol e a Mecofarma Farmácias, o "Workshop sobre Gestação" passará a ser de periodicidade mensal e dirigida a mulheres grávidas e outras interessadas.