Saúde com técnicos qualificados para as exigências

     Saúde           
  • Namibe     Sábado, 09 Janeiro De 2021    13h16  
Namibe: Hospital Ngola Mbanda
Namibe: Hospital Ngola Mbanda
Frederico Herculano

Moçâmedes- A província do Namibe conta com técnicos de saúde qualificados, capazes de corresponder com as exigências do sector, sobretudo nesta época da pandemia da Covid-19, dando respostas as ocorrências mais graves em diversas patologias.

Segundo o o director do Gabinete Provncial da Saúde, Corintios Miguel, que falava à ANGOP, esta qualificação e formação profissional tem permitido que os técnicos de saúde, nas diferentes especialidades, darem respostas aos casos mais criticos e graves de doentes com diversas patologias.

Corintios Miguel diz que hoje o setor está melhor servido com técnicos que têm sabido, de forma pontual, dar respostas  as ocorrências nas diferentes unidades sanitárias.

“O Namibe tem nove médicos em formação em especialização, sendo um em urologia, cirurgia e dermatologia e outras especialidades”, disse.

Para além destes pofissionais,  mais 16 técnicos, sendo oito médicos e igual número de enfermeiros, beneficiam, este mês, de uma formação de especialização em Benguela, Huila e Luanda.

No concurso público de 2019, a província do Namibe beneficiou de 722 novos quadros.

“Neste momento em questões de quantidade o Namibe está bem servido. A cota inicial era de 266 e tivemos um adicional de 466”, acrescentou.

Em relação ao aumento de quadros especializados referiu ser um processo formativo que leva anos.

“Em 2020 tivemos uma mais-valia de 6 médicos angolanos especializados“, destacou.

Corintios Miguel afirma ainda existir uma cooperação com as demais provincias no concernente a especialização, sobretudo nas áreas mais solicitadas, como anestesia, cirurgião intensivista, ortopedista e cardiologista.

Humanização

Para o responsável, não importa ter quadros suficientes se os serviços não forem humanizados, por forma a garantir um serviço de qualidade no atendimento ao elevado fluxo de pacientes nos hospitais, centros e postos de saúde.

"Prestar serviços mais humanizados é um dos desideratos do ministério de tutela, por forma a elevar o grau de confiança e satisfação das comunidades na rede de Saúde Pública, bem como na melhoria da qualidade da assistência médica e medicamentosa", segundo o responsável .

Frisou que hoje o atendimento nas unidades sanitárias já satisfaz o cidadão, sem nenhuma demora e burocracia, onde o técnico procura de forma carinhosa tratar o paciente não só com fármacos mas com a sua propria solidariedade, amor ao proximo e com todos os requistos exigidos dentro da ética profissional.

Garantiu melhorias significativas em 2021, quer o ponto de vista de vigilância epidemiologica, de luta anti-baterial, infra-estrutras e equipamentos.

Conforme o respons+avel, o quadro epidemiologico só estará estável se toda sociedade colaborar  cumprindo com as medidas de prevenção e manutenção do saneamento básico, eliminação de águas paradas e focos de lixo, bem como no cumprimentgo rigoroso do uso da máscara, lavagem das mãos com água e sabão e o distanciamento, no quadro do cambate à covid-19,  malária, coléra e outras pandmias.

Covid-19

Reconheceu que em 2020, com o surgimento da Covid-19, o  sector também ficou comprometido, apesar de considerar de um ano positivo, tendo em conta a experiência acumulado no combate as grandes pandemias.

Sobre esta pandemia, Coríntios Miguel informou que os casos têm estado a reduzir consideravelmente nos últimos dias.

Nesta altura o Namibe tem um acumulativo de 210 casos confirmados, 202 recuperados, cinco óbitos e três doentes activos.

A velocidade de trabalho da equipa rápida na identificação e isolamento de casos supeitos, a acreditação da comunidade de que a doença exite foi apontado pelo responsável como um dos motivos para que o Namibe pudesse, nos últimos dois meses, ter um abrandamento da propagação da doença.

Outras doenças

Depois da Covid-19, a malária continua a preocupar as autoridades sanitárias quanto em morbilidade e mortalidade.

Neste periodo foram diagnosticado 76 mil 886 casos, com 116 óbitos, sendo que em 2019 havia registado 89 mil 085 casos, com 75 óbitos .

A tuberculose registou um ligeiro aumento de números de doente resistentes, factor influenciado também pelo abandono do tratamento por parte de alguns pacientes, que se tornam em focos de  disseminação da doença.

Ao longo de 2020 foram diagnosticado nove mil 174 casos, com 108 óbitos, ao passo que em 2019 tinham sido registados nove mil 261, com 150 óbitos

Para além destas doenças, outras patologias também foram diagnosticadas, tais como as doenças diarreicas agudas, respiratórias agudas, hipertensivas, febre tifóide, gastrite, infecção urinaria na especificada, com um registo de mais de quatrocentos e quarenta e seis casos diagnosticados, causando 748 mortes.

Para a dimininuição de casos de málaria  o sector tem desenvolvido campanhas de sensibilição junto das comunidades, informando sobre os cuidados que devem ter com o saneamento do meio, tratamento da água, uso, preparação dos alimentos e a distribuição de mosquiteiros. Enquanto que para os doentes de tuberculose a mensagem cinge-se nos cuidados alimentares, o não uso de bebidas alcoolicas, uso de agasalhos e cumprimento da medicação.

“Sendo uma doença com caracteristicas semelhantes a Covid-19 temos aconselhado a nossa comunidade a redobrar os cuidados, sobretudo no agasalhamento, alimentação e para aqueles que já padecem com a efermidade a cumprirem o tratamento médico e não desistirem.

O HIV/SIDA, que continua de forma crescente em mortes, também tem  preocupado as autoridades sanitárias, sobretudo quando há falha no stock dos fármacos para os pacientes que seguem com o tratamento.

Na provincia foram diagnosticados, em 2020, 748 casos positivos e 27 óbitos, sendo que em 2019 um registo de 58 óbitos.

Infra-estruturas 

Em termos de infra-estruturas sanitárias, Corintios Miguel realçou que em 2021 o Namibe estará melhor servida, com a previsão da  conclusão de 16 projectos em construção no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municipios (PIIM), entre os quais centros e postos de saúde nos municipios da Bibala, Kamucuio, Virei, Tômbwa e Moçâmedes.

Realçou que a partir deste altura, a municipalização será facilmente materializada a nível da província do Namibe, em função da edificação de unidades sanitárias próximo das comunidades.

O sector da Saúde na provincia conta com três hospitais provincias, municipais centros de saúde e postos de saude, totalizando 100 unidades santárias .

O médico e gestor do sector apontou ainda a necessidade de se intervir rapidamente na reabilitação ou deslocação de um novo edicio para o hospital Santório, já que o actual apresenta duas debilidades muito acentudas: o seu o envelhecimento e a sua localização (centro da cidade).

"Dada a urgência que se apresenta e analisada a questão no Conselho Consultivo do Gabinete Provincial da Saúde, deliberamos que tenhamos nas novas  unidades que estão a ser construidas serviços de saúde do hospital municipal do Saco-Mar e neste edicifio ficar o Sanatório”, esclareceu .

Nesta altura, o Hospital do Saco-Mar passará a funcionar num dos centros de saúde que está a ser construido e já na sua fase conclusiva, tendo sempre em atenção a sua categoria.

Sublinha que 2021 será o ano da mudança e explosão no sector da saúde pelo facto de ter um aumento de número de unidades sanitárias e recursos humanos para a cobertura.

Novos equipamentos

Para que haja um atendimento humanizado e eficaz é necessário que os quadros possam dominar o uso das novas tecnologias para que os equipamentos adquiridos possar ser bem geridos e manuseados. Em dezembro último, o Hospital Ngola Kimbanda recebeu um novo aparelho de TAC, adquirido pelo Ministério que visa o apetrechamento das unidades de saúde.

Os  doentes que acorrerem à referida unidade terão acesso a exames como fluoroscopias, raios X digital, ecografias e ecocardiografias, o que torna o hospital especializado nesses serviços.

O aparelho já se encontra no hospital provincial Ngola Kimbada e a ser já instalado numa sala devidamente reabilitada para os serviços de Imagiologia.

Este é um equipamento de tomografia computorizada que permite obter imagens sem sobreposição de estruturas e com uma maior capacidade de distinguir uma estrutura de outra, pela sua diferente densidade, logo pode mostrar os órgãos e tecidos (como o cérebro, o fígado ou os rins) com muito maior clareza e detalhe que uma radiografia convencional.

O mesmo pode substituir a radiografia convencional em praticamente todas as aplicações, particularmente no crânio, tórax e abdómen.

Informou ainda que está em curso a aquisição de uma mesa cirurgica para início de cirúrgias ofitamolicas e um kit de cardiologia para uma assistência mais abrangente e diferenciada, bem como a elaboração de um plano directório da saúde que começa pela requalificação de assistência médica no Hospital Ngola Kimbanda.

No lote de equipamentos, o sector foi ainda contemplado um aparelho minividas, que serve para despistar doenças sexualmente transmissiveis  ( HIV, hepatites B e C, Sifilis), entre outras, já em funcionamento no centro de análise de hemoterapia do Hospital Provincial Ngola Kimbanda.

Foram adquiridos 15 ventiladores para tratamento de doentes internados em cuidados intensivos instalados no Hospital Ngola Kimbanda e no Centro de Tratamento de Covid-19, adicionando os nove já existentes e ainda um aparelho de raio X portátil e três ambulâncias.

Apontou como constrangimentos, o número reduzido de ambulâncias, falta de recursos financeiros para aquisção de bens fixos, falta de estatuto  orgânico dos hospitais provinciais,  um hospital psiquiatrico e um centro de reabilitação fisica.

A provincia conta com 100 unidades sanitárias, sendo três hospitais provinciais, cinco municipais, dez centros de saúde e 82 postos de saúde. Possui ainda um depósito provincial de medicamento e equipamentos, um instituto ténico de saúdde, com o seu respectivo lar.  

Em termos de recursos humanos conta com dois mil 221 trabalhadores distribuidos em todos os municipios, dos quais 91 médicos.





Fotos em destaque

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

Domingo, 19 Maio De 2024   08h05

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Domingo, 19 Maio De 2024   07h57

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Domingo, 19 Maio De 2024   07h53

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Domingo, 19 Maio De 2024   07h50

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Domingo, 19 Maio De 2024   07h47

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Domingo, 19 Maio De 2024   07h43

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Domingo, 19 Maio De 2024   07h38

Estabilização do Morro do Tchizo resolve problema de inundação em Cabinda

Estabilização do Morro do Tchizo resolve problema de inundação em Cabinda

Domingo, 19 Maio De 2024   07h33

Projecto “Melhora da Segurança Alimentar” forma mais de mil camponeses no Bengo

Projecto “Melhora da Segurança Alimentar” forma mais de mil camponeses no Bengo

Domingo, 19 Maio De 2024   07h27

Iona renasce como potencial turístico

Iona renasce como potencial turístico

Sábado, 18 Maio De 2024   18h20


+