Angola reduz casos de tuberculose 

     Saúde           
  • Luanda     Quarta, 24 Março De 2021    10h47  
Hospital Infecto Contagioso do Namibe
Hospital Infecto Contagioso do Namibe
Frederico Herculano

Luanda - O número de pacientes com tuberculose em Angola caiu de 78 mil e 305, em 2019, para 65 mil e 821, em 2020, representando uma redução de 12 mil e 484 casos.

Conforme as autoridades angolanas, a baixa destes números pode ter como base a pandemia da Covid-19, que limitou o movimento da população junto dos estabelecimentos de saúde, reduzindo o atendimento de novos pacientes.

Do referido número, 62 mil e 612 são casos novos e de recaídas, dos quais 64 mil 682 de tuberculose sensível e mil e 132 de tuberculose fármaco-resistente.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose, Ambrósio Disadidi, que falava à ANGOP a propósito do Dia Mundial da Tuberculose  (24 de Março), as província do Namibe (com 431 casos), Benguela (355), Luanda (288), Cuanza Norte (275) e Cuando Cubango (228) apresentaram a maior taxa de prevalência, sendo as idades dos 25 a 34 anos (23,5%), dos 15 a 24 (23,4 %) e dos 35 a 44 (17,5 %) as mais afectadas.

Sem adiantar o número total de mortes no referido ano,  por estar em curso o levantamento dos dados, referiu que só no primeiro semestre de 2020 a taxa foi de 5%, em 29 mil 496 casos, com um sucesso no tratamento na ordem dos 66%.

Quanto ao custo financeiro de um paciente, o responsável informou que está a ser feito um levantamento, que incluí, além do tratamento (os medicamentos são gratuitos), o chamado "custos catastróficos", suportados pela família (alimentação, transporte, entre outros).

Vacinação BCG

A TB é um problema grave de saúde pública mundial, em Angola é considerada a 3ª causa de morte, depois da malária e dos acidentes de viação, embora seja uma enfermidade com diagnóstico e tratamento realizados de forma gratuita no país.

A cobertura de vacinação de BCG (Bacilo Calmette-Guérin) em crianças menores de um ano foi de 59,2 % à nível nacional, em 2020. 

Os sintomas da doença são tosse com expectoração, cansaço, alguma febre, suor à noite, emagrecimento, gânglios no pescoço. Apesar de grave e mortal, o tratamento correcto desta doença garante a cura ao paciente.

Unidades Sanitárias

O número de municípios com centros de diagnóstico e/ou tratamento passou de 111 para 155, em 2020, com 350 unidades sanitárias a atender casos da doença.

O aumento, segundo Ambrósio Disadidi, foi possível com a implementação do despacho ministerial n° 519/GAB/MIN/2018 de 13 de Setembro de 2018, que determina a expansão da rede de atendimento de casos de tuberculose.

"Com o diagnóstico feito e o tratamento prescrito, os pacientes não graves ou que não carecem de cuidados médicos especiais, podem fazer o seu tratamento em regime ambulatório, mas realizando sempre os exames de controlo", considerou.

O país conta com 171 laboratórios de baciloscopia, incluindo os de hospitais sanatórios e dispensários anti-Tuberculose. 

A perspectiva, de acordo com o responsável, é que todos os municípios do país possam diagnosticar a tuberculose fármaco-resistente com a instalação, para breve, de máquinas GeneXpert. 

A máquina, explicou, detecta a presença do BK (Bacilo de Kock), agente causador da tuberculose, e uma eventual resistência do bacilo detectado à Rifampicina, tudo em quatro horas.  

Actualmente, o país possui 54 máquinas GeneXpert para detecção da resistência a Rifampicina e quatro aparelhos Bactec para o diagnóstico da tuberculose extremamente resistente, cultura e testes de sensibilidade aos antibióticos.

Acções de Controlo da Doença

Várias acções estão a ser promovidas como a sensibilização nas principais línguas nacionais, o reforço da parceria para expandir o DOT-Comunitário (diagnóstico e tratamento) e o controlo da doença  nas populações nómadas e que vivem em zonas de acesso difícil.

Ambrósio Disadidi falou, por outro lado, do Plano Estratégico Nacional de Luta Contra a Tuberculose 2018/2022, que visa acelerar a  redução da incidência e da mortalidade por TB, baseados nos princípios de direito à saúde, universalidade, equidade, integração e participação comunitária em correspondência com as metas da estratégia “Pôr Fim a TB” e do Plano de Desenvolvimento Sanitário de Angola 2012–2025. 

A sua visão é: Angola livre da carga da Tuberculose, com o objectivo de reduzir em 35% a morbilidade e mortalidade por Tuberculose até 2022. 

Financiamento e Parcerias

O Programa Nacional de Controlo da Tuberculose beneficia do Orçamento Geral do Estado, através do Ministério da Saúde.

Em Fevereiro do corrente ano, o Fundo Global para Angola disponibilizou USD 82 milhões e 600 mil para o apoio no combate à malária, Vih/Sida e tuberculose.

A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que considerou ser um sinal de confiança que a organização tem para com os angolanos na implementação dos projectos destinados a redução das doenças acima citadas.

O Fundo Global, avançou a ministra, vai financiar as três doenças nas províncias de Benguela e do Cuanza Sul, para além do apoio com o tratamento e diagnóstico. Consta também uma componente comunitária muito forte: trabalhar, fundamentalmente, na prevenção e controlo dessas patologias.

Posição do país a nível mundial

Angola alinha-se à Organização Mundial da Saúde no sentido de acabar com a tuberculose como problema de saúde pública, sendo que no país a meta é atingir menos de 10 casos por 100 mil habitantes até 2035.

O país faz parte do grupo de 30 Estados no mundo com a carga da TB mais elevada, de acordo com Ambrósio Disadidi. 

No grupo, dividido em dois sub-grupos, o país encontra-se no primeiro, que reúne 20 países onde o número estimado de pessoas com TB  é mais elevado.

A India tem mais de um milhão de casos, com 500 mil a um milhão de casos está a Indonésia, China, Paquistão, Nigéria, com 10 mil a 500 mil casos, Angola, RDC, África do Sul, Moçambique, Etiópia, Tanzânia, Coreia do Norte e Vietnam. 

O sub-grupo dois é constituído por 10 países onde a taxa estimada de pessoas desenvolvendo a TB por habitantes é o mais elevado com pelo menos 10 mil casos por ano: Congo, Namíbia, Zâmbia, Lesotho.

A OMS prevê um mundo livre da tuberculose até o ano de 2035.

A efeméride comemora-se neste dia, já que foi a 24 de Março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo TB – o que seria o início do diagnóstico e da cura.

O objectivo deste dia mundial de combate à tuberculose é alertar a população sobre a doença para a sua erradicação.



Tags



Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+