Programa JIRO beneficia 245.070 adolescentes e jovens

     Saúde           
  • Luanda     Quarta, 23 Novembro De 2022    14h45  
Mesa de presidium, IV Conferência Nacional sobre saúde sexual e reprodutiva
Mesa de presidium, IV Conferência Nacional sobre saúde sexual e reprodutiva
Domingos Cardoso

Luanda - Duzentos e quarenta e cinco mil e 70 adolescentes e jovens, no país, participaram em acções de mobilização e sensibilização sobre VIH/SIDA, saúde sexual e reprodutiva, drogas, higiene menstrual e outros males, no âmbito do programa "Juventude Informada, Responsável e Organizada" (JIRO).

Os dados foram avançados hoje, quarta-feira, pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, durante a abertura da IV conferência nacional sobre saúde sexual e reprodutiva. 

O JIRO é um programa do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e integra os ministérios da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), da Educação (MED) e da Saúde (MINSA), contando com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

Foi lançado pela primeira vez em 1997 e visa a promoção da educação para a saúde sexual e reprodutiva incluindo planeamento familiar, género, prevenção das ITS/VIH, além de comportamentos positivos no seio dos jovens e adolescentes.

Segundo a ministra, a partir dessas acções, realizadas de 2021 até a data, 4.589 activistas voluntários e conselheiros foram formados sobre aconselhamento e testagem em VIH / SIDA, bem como foram desenvolvidos projectos de saúde reprodutiva, visando a prevenção das infecções de transmissão sexual, gravidez precoce e a influência de hábitos e costumes com efeitos nefastos sobre a condição de saúde dos jovens.

Palmira Barbosa fez saber que as várias acções visam melhorar os indicadores de conhecimento básico dos adolescentes e jovens sobre a saúde reprodutiva, actualmente preocupantes, tendo com conta que muitos jovens começam a vida sexual activa em média aos 16 anos; 64 por cento dos rapazes e 70 por cento das meninas dos 15 aos 19 anos declararam não ter acesso a informações sobre o planeamento familiar.

Acrescentou que a taxa de gravidez precoce é alta, 32 por cento de rapazes e raparigas de 15 a 24 anos não têm conhecimento abrangente sobre as formas de prevenção do VIH/SIDA, pelo que o encontro visa reflectir sobre os dados, tendo em conta que a saúde sexual e reprodutiva dos jovens está enquadrada na agenda do Executivo angolano, através do PDN 2018/2022, que define a implementação da política nacional da população, particularmente o programa de desenvolvimento integral da juventude.

Por sua vez, Marina Coelho, em representação do FNUAP, lembrou que no dia 15 do corrente mês a população mundial chegou à oito bilhões de habitantes, sendo que aproximadamente 15,5 por cento têm entre 15 a 24 anos.

Avançou que em Angola, com mais de 30 milhões de habitantes, 65 por cento da população têm menos de 25 anos e 48 por cento têm idade inferior a 15 anos, ou seja, a maioria são jovens, onde a taxa de gravidez na adolescência é de 163 nascimentos por mil meninas entre os 15 aos 19 anos.

A representante fez saber que cerca de 32 por cento de meninas e rapazes de 15 a 24 anos têm conhecimento abrangente sobre a prevenção do VIH e apenas 25,2 por cento das meninas de 15 e 24 anos e 11,1 por cento dos rapazes da mesma faixa etária já foram testados para o VIH. 

Augurou que o encontro, de um dia, sirva como oportunidade importante para refletir sobre investimentos necessários para a realização do pleno potencial dos adolescentes e jovens, na defesa dos seus direitos e garantia de um futuro mais justo e próspero.

No mesmo diapasão, o director-adjunto do centro de oncologia, José Carlos Van-Dúnem, em representação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou que o crescimento da população é maior em países africanos, sendo que a previsão aponta que em 2050, 68 por cento do crescimento populacional  estarão concentrados na Ásia e África, fruto dos altos níveis de fecundidade em alguns países.

Sem avançar números, disse que em Angola a maior taxa de natalidade verifica-se nas zonas rurais, onde a falta de informação e razões culturais colocam os adolescentes e jovens entre os mais vulneráveis, lembrando que o ministério da Saúde tem pasmados na Política Nacional de Saúde, no Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário 2012-202, no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, os serviços de saúde reprodutiva amigos dos adolescentes e jovens, onde estes devem ser atendidos sem a necessidade de autorização dos pais, sem necessidade do bilhete de identidade e onde encontrem carinho, compreensão, empatia e não emissão de juízos de valor por parte dos profissionais de saúde.

Informou ter sido elaborada, recentemente, a Política e a estratégia integrada da saúde sexual e reprodutiva, materna, do recém-nascido, da criança, do adolescente e nutrição, assim como as directrizes para o auto-cuidado em saúde reprodutiva.

Aliado a essas directrizes, em 2021, com a ajuda de vários parceiros, foram abertos oito serviços para o atendimento de adolescentes e jovens e treinados 177 profissionais de saúde reprodutiva nas províncias de Luanda, Bengo, Cabinda, Cuanza Norte, Malanje, Uíge, Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango. Prevê-se a abertura de mais 17 serviços em 2023.

"Aproveito lembrar que temos o compromisso de aumentar o acesso e a cobertura a métodos modernos de planeamento familiar, o que significa investir na saúde e nos direitos das mulheres, meninas, rapazes e dos casais, pois esses investimentos também geram ganhos económicos e sociais e ajudam a aumentar os benefícios de desenvolvimento", frisou.

Sob o lema "Garantir uma vida saudável aos adolescentes e jovens", no encontro foram debatidos temas como o acesso dos serviços de saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens, incluindo planeamento familiar e a experiência e acções realizadas pelos parceiros em prol da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens.

 

 

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+