Covid-19: Catoca distribui máscasras nas escolas

  • Dístico do Covid-19 Novo Coronavírus
Saurimo – A Sociedade Mineira de Catoca prevê distribuir cinco mil máscaras faciais aos alunos de 25 escolas circunvizinhas a mina, localizada no município de Saurimo, província da Lunda Sul, no âmbito das medidas de biossegurança visando a protecção dos mesmos.

De acordo com o responsável da área social da referida empresa, Osvaldo Pinto, para além das máscaras, foram já distribuídos detergente e tambores para a criação de pontos de lavagem das mãos nas referidas escolas.

Por outro lado, o coordenador adjunto da Comissão Provincial de Resposta Rápida à Covid-19 na Lunda Sul, Viegas de Almeida, aconselhou  a população ao reforço das medidas de prevenção.

Em declarações à Angop, o responsável disse que, para além das medidas de biossegurança já conhecidas, a população deve lavar as mãos com água e sabão e optar em fazer uma solução com lixívia para desinfectar as mãos quantas vezes forem necessárias por dia.

Sublinhou que as medidas de biossegurança quando são cumpridas devidamente a probabilidade do contágio da doença é quase nula, daí a necessidade escrupulosa do seu cumprimento.

Quanto a disponibilidade de leitos para internar pacientes com Covid-19, dinformou a existência de  27 camas ventiladas no centro de tratamento do Mulombe, das 327 que a comissão havia preparado para dar resposta aos casos da pandemia.

A entrada em funcionamento das duas unidades sanitárias (Maternidade e Hospital Geral da Lunda Sul), em Outubro, com a capacidade de 300 camas, 150 para cada, reduziu para 27.

Caso se regista aumento de doentes na província, a comissão irá encontrar solução para se ultrapassar a questão, mas garantiu continuar a trabalhar para que não se registe mais casos de Covid-19.

A província da Lunda Sul, já registou 13 casos positivos de covid-19, com 12 recuperados e um activo.