Luanda - A agência de comunicação On Time representa desde hoje, segunda-feira, Angola na sexta edição da Semana das Comunicações da África (AfricaCommsWeek), que reúne profissionais de comunicação focados no mercado Africano.
Lançada em 2017, a Africa Communications Week é um movimento global bilíngue (EN/FR) que constrói pontes entre profissionais de comunicação comprometidos com a transformação da África, que acontece anualmente por ocasião das comemorações do Dia de África, celebrado a 25 de Maio.
Até o dia 27 do corrente mês, profissionais de mais de 20 cidades africanas e europeias irão discutir como a comunicação pode posicionar estrategicamente as nações africanas no cenário global para fortalecer sua agenda de desenvolvimento.
Os comunicadores se reunirão para uma série de conferências híbridas, masterclasses e mesas redondas em torno do tema “Ahead of the Curve: What’s Next for Comms in Africa?”
“Muitas vezes, a África tem sido enquadrada como um lugar sobre o qual se actua, não como um continente diversificado com uma agenda própria em evolução, no entanto, a crescente visibilidade de líderes africanos e especialistas em organizações internacionais está trazendo narrativas e interesses africanos para o mainstream”, diz Annie Mutamba, co-fundadora da Africa Communications Week.
Por sua vez, a co-fundadora da Africa Communications Week, Eniola Harrison, é de opinião que a agência africana não deve ser vista apenas como uma emanação de actores estatais, considerando que os africanos de todos os sectores público e privado e da sociedade civil precisam continuar a pressionar por um lugar à mesa, sendo o encontro um local onde a comunicação estratégica pode amplificar sua voz na formação da agenda global.
Referiu que os especialistas em comunicação têm voz, recursos e redes, e precisam ser estratégicos e intencionais sobre como estão deliberadamente moldando uma narrativa que é tão vital para a transformação do continente.
Finalizou que à medida que o mundo emerge da pandemia de Covid-19, os comunicadores devem apoiar proactivamente a recuperação económica do continente.
A AfricaCommsWeek não se destina exclusivamente a profissionais africanos, mas está aberta a organizações e empresas internacionais com presença, participação, interesses ou experiência em África.
A missão da AfricaCommsWeek é capacitar e equipar os profissionais de comunicação focados na África com as ferramentas e recursos para mudar as narrativas actuais sobre a África.